Primeiros esboços

Bernardo Lobato
bernardos-arcade
Published in
3 min readAug 26, 2021

De posse de toda a documentação que consegui reunir na internet e do download de outros projetos, comecei a elaborar os primeiros esboços, principalmente do plano de corte.

Vale lembrar que para este projeto eu estarei usando EXCLUSIVAMENTE sobras de MDF. Depois que desenhei e montei os móveis da casa, houve uma sobra considerável de madeira, que acredito que seja suficiente para dar cabo deste projeto.

Devido a isso, resolvi adaptar o projeto original pra caber nas peças que eu ja tenho aqui. Abaixo segue meus primeiros esboços pra um plano de corte, que já pretendo realizar no sábado próximo:

A primeira adaptação, foi em diminuir a largura da lateral, de 37cm, pra 34,5. Pos a peça que eu tenho aqui tem 70cm de largura e pretendo usar ela pra fazer as duas laterais.

Pra reforçar um pouco mais as laterais, pretendo colar na madeira original, de 18mm, mais uma chapa de 6mm da mesma cor. Pra dar um acabamento melhor, minha ideia é passar uma fresa de 45o. com a tupia. Vamos ver como fica.

Outra concessã́o nas laterais foi separar o pé. Na maioria dos projetos que eu vi, os pés são na mesma peça que forma as laterais. No caso de eu fazer assim, a peça que eu tenho não teria medidas suficientes, então, resolvi fazer em uma peça diferente e unir as duas com cola e parafusos. Vamos ver se vai dar conta.

Essas são as medidas do gabinete, que vai entre as laterais. Ele vai funcionar como um contrapeso e é onde vai ser colocado o PC que irei utilizar.

A largura de 82cm é devido a TV que vou utilizar nesse projeto. Será uma TV de 32 polegadas da LG, que estava encostada aqui. Tenho um certo receio que ela fique muito grande. Mas, se ficar, sempre podemos diminuir. Nesse momento prefico pecar pelo excesso, do que fazer um gabinete menor e depois ter ficado com a sensação de que podia fazer melhor.

Esses são os fundos que vou utilizar. Um vai ser pro gabinete. Outro pra parte traseira de baixo e outra pra parte de cima. Nada especial aqui.

Esse espetáculo de desenho é pra mostrar meio que tudo junto. Espero que na madeira não fique com esse aspecto.

No próximo post espero colocar as fotos das sobras que tenho aqui e explicar um pouco como vou tentar utilizar.

Nesse momento ainda não estou me preocupando com a mesa de controles, pois me pareceu demasiado complexa. Então, a ideia agora é fazer esse gabinete com a TV bem equilibrada. Uma vez tendo sucesso nessa parte, passo para os controles.

--

--