É tempo de São João

Descubra as principais festas juninas que ocorrem neste e no próximo fim de semana na Grande Porto Alegre

Eduarda Moraes
Redação Beta
5 min readJun 22, 2018

--

Arraial do Vila Flores vai agitar Porto Alegre novamente. (Foto: Divulgação/Vila Flores)

A beleza das coloridas bandeirinhas, a pipoca estourada, a fumaça das fogueiras, o típico som do forró e o cheiro de quentão no ar são sinais de que é época de arraial. As celebrações, que ocorrem durante todo o mês de junho e, em alguns casos, continuam no mês de julho, têm como principal data o dia de São João, comemorado neste domingo, 24 de junho. As festas juninas, como são conhecidas, espalharam-se e vêm ganhando popularidade no sul do Brasil. Mais de 54 solicitações foram registradas no Escritório de Eventos da Prefeitura de Porto Alegre, em 2018.

Apesar da origem religiosa, a data atualmente é lembrada pelas comidas típicas, roupas e músicas características do sertão nordestino, além de muita diversão por meio da barraca do beijo, da pescaria, do casamento na roça e das quadrilhas. Essas características estão presentes em peso nas festas locais, que buscam apresentar, junto à comunidade, opções culturais e de lazer para famílias e jovens.

Muitas das festividades são fruto da união entre comerciantes e comunidade local. É o caso da terceira edição da festa Arraiá da Miguel, que ocorre neste sábado, na rua Miguel Tostes, entre a Protásio Alves e a Cabral. “A ideia surgiu do comércio de rua, para integrar os vizinhos e tirar as pessoas de casa”, informa Flávio Bertoluci, profissional de marketing da empresa Tele Trago, uma das organizadoras. Segundo ele, o objetivo foi alcançado com sucesso quando, no último ano, cerca de 800 pessoas passaram pela festa ao longo do dia.

Com o mesmo propósito, outras festas tomam as ruas da capital gaúcha, como: o Arraial da Joaquim, no dia 1º de julho, na rua Joaquim Nabuco; a Festa Junina no Brique da Brigadeiro, no dia 24 de junho (domingo), na Praça Brigadeiro Sampaio; a Festinha Junina da Travessa, dia 23 de junho (sábado), na famosa Travessa dos Venezianos; ou, se preferir, o bairro inteiro se reúne na Festinha Junina da Cidade Baixa, no dia 30 de junho. Você pode conferir o local desses e de outros festejos na seleção que a Beta Redação fez especialmente para você no mapa abaixo:

Outros encontros surgem no intuito de gerar um ambiente de festa e conscientização com a participação de movimentos sociais e ONGs. É o caso do Arraial da Orla (Okupa Gasômetro), descrito pelas comunidades em situação de vulnerabilidade como um ato de revolta contra a prefeitura de Porto Alegre, que negou o pedido para realização do evento Arraial da Resistência do Brooklyn.

A Festa Junina Ao Ar Livre realizada pelo boteco Bonifácio em São Leopoldo, neste domingo (24), também propõe um espaço de solidariedade por meio de uma feira de doações de animais resgatados, da doação para ONG Coração Vira-Lata e da venda de doces em prol de instituições carentes. Além disso, a festa também promete muita diversão para todas as idades. Professores de forró da Brilhart Escola de Dança e Arte, parceira do Bonifácio no evento, levarão todos para a dança. O evento, já característico do pub, assumiu novo formato este ano. Passou a ser ao ar livre, integrando o espaço coberto com uma pequena praça em frente ao local e elevando a expectativa de público para 700 pessoas, conforme o gerente Mateus Hennemann.

Origem da festa

Uma festividade muito mais antiga do que possamos imaginar, as datas que hoje celebram os santos da Igreja Católica se baseiam, originalmente, nas celebrações do solstício de verão por povos da antiguidade no hemisfério norte, onde esse período é marcado pelo início da estação.

No Brasil, os fatores religiosos trazidos pelos jesuítas portugueses se uniram aos costumes indígenas de celebração pelo início do inverno e às culturas africanas, justificando a mistura da crença religiosa às comidas, danças e músicas típicas que nos trazem as celebrações juninas contemporâneas.

Quando se trata da referência ao caipira, a origem se encontra no fato de que a maioria da população brasileira, até o século XX, vivia em zonas rurais e trabalhava no campo. Isso também gerou a abertura para a mescla entre costumes gaúchos e juninos, algo visível, principalmente, através da vestimenta e da culinária.

Festas juninas na Grande Porto Alegre

Porto Alegre:

Arraiá Áfricanamente
Data: 23 de junho — Sábado
Horário: 15h às 23h
Local: Av. Cristóvão Colombo, 761, Porto Alegre
Entrada gratuita

Festa Junina da Casa Plural
Data: 23 de junho — Sábado
Horário: 15h
Local: Rua André Puente, 136, Porto Alegre
Entrada gratuita

Festa Junina da Travessa dos Venezianos
Data: 23 de junho — Sábado
Horário: 14h às 22h
Local: Travessa Venezianos, 90050–370 Porto Alegre
Entrada gratuita

Arraial do Vila Flores
Data: 23 de junho — Sábado
Horário: 11h às 22h
Local: São Carlos, 753, 90220–170 Porto Alegre
Entrada: R$10,00 — Inteira
R$ 5,00 — Moradores do bairro Floresta, idosos e crianças de 5 a 12 anos
Crianças de até 4 anos não pagam

Arraial da Orla (Okupa Gasômetro)
Data: 24 de junho — Domingo
Horário: 10h às 22h
Local: Av. Pres. João Goulart, Centro Histórico, Porto Alegre
Entrada gratuita

Festa Junina no Brique da Brigadeiro
Data: 24 de junho — Domingo
Horário: 14h às 20h
Local: Rua dos Andradas esquina Rua Gen. Portinho, Porto Alegre
Entrada gratuita

Festa Junina da Cidade Baixa
Data: 30 de junho — Sábado
Horário: 14h às 20h
Local: Cidade Baixa, Porto Alegre
Entrada gratuita

Arraiá da Miguel
Data: 30 de junho — Sábado
Horário: 11h às 20h
Local: Rua Miguel Tostes, Porto Alegre
Entrada gratuita

Arraial da Joaquim
Data: 1º de julho — Domingo
Horário: 11h às 19h
Local: Joaquim Nabuco, Porto Alegre
Entrada gratuita

São Leopoldo:

Festa Junina ao ar livre
Data: 24 de junho — Domingo
Horário: 17h às 22h
Local: Rua José Bonifácio, 1115, São Leopoldo
Entrada gratuita

Campo Bom:

Arraial de Campo Bom
Data: 7 e 8 de julho — Domingo e segunda-feira
Horário: 15h às 21h
Local: Largo Irmãos Vetter (Rua Voluntários da Pátria, Campo Bom)
Entrada gratuita

--

--