#1salva4: Confira o guia definitivo para você doar sangue

Sabia que uma pessoa pode salvar a vida de outras quatro — e, dependendo do tipo sanguíneo, até mais?

Henrique Tedesco
Redação Beta
9 min readJun 8, 2022

--

Por Henrique Tedesco e Mariana Necchi

Homens podem doar sangue a cada dois meses. Mulheres, a cada três. (Imagem: Freepik/Divulgação)

Dura entre cinco e 12 minutos. Nesse processo, o profissional da saúde retira até 450 ml de sangue contendo quatro hemocomponentes: hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado. Cada um servirá para auxiliar na recuperação, tratamento ou cirurgia de até quatro pessoas que estejam necessitando.

Mesmo com todo o impacto positivo motivado pela doação de um único indivíduo, apenas 19% dos brasileiros doam sangue regularmente, segundo pesquisa realizada pela farmacêutica Abbott em 2021. O principal motivo para esse número não crescer, de acordo com o levantamento, é que 48% dos brasileiros têm medo ou desconhecimento sobre como funciona a doação de sangue.

A enfermeira O+ do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Juliana da Silva Dias, complementa que pessoas com sangue O- podem ajudar a salvar até mais vidas. “Como doador universal, quando alguém do tipo O- doa, nós conseguimos separar as hemácias em quatro partes menores e cada uma delas pode ajudar um bebê prematuro que esteja precisando. Assim, quem tem esse tipo sanguíneo pode salvar até sete pessoas”, explica a enfermeira.

Entre 25 a 30ml são usados para os exames laboratoriais. (Imagem: Henrique Tedesco/Beta Redação)

Para integrar a campanha Junho Vermelho, mês da doação de sangue, a Beta Redação preparou uma matéria didática para responder todas as suas dúvidas. Confira também o vídeo nas redes sociais da Beta, gravado pelo repórter B+ Henrique Tedesco, mostrando a trajetória do doador até o local de coleta. A gente também convida você a publicar nas suas redes a #1salva4 e tornar público o seu tipo de sangue como estratégias de popularização e adesão a estas campanhas sociais tão importantes.

Antes de doar, se liga aí

  • Entre em contato com o banco de sangue ou hemocentro para agendar a doação ou saber qual horário os doadores são recebidos. Os profissionais da área da saúde reforçam a importância do agendamento, para organização do fluxo e das equipes que irão fazer o trabalho.
  • Se você estiver se organizando para ir com mais pessoas, verifique a disponibilidade de uma Unidade Móvel para realizar o deslocamento.
  • Nunca doou sangue e já passou dos 60 anos? Então você não pode doar mais, mas pode fazer campanha na sua família ou entre os seus amigos para que alguém possa doar em seu lugar :-)
  • Não esqueça de levar um documento com foto (RG, CNH ou carteira de trabalho) no momento da doação.
  • Só vá doar se estiver gozando de boa saúde — que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), significa sentir bem-estar físico, mental e social e não apenas ter ausência de doenças.
  • Você tem entre 16 e 69 anos? Então, pode doar. Mas se tem 16 ou 17 anos peça antes de sair de casa uma autorização para o seu responsável.
  • Você não pesa o mínimo para doar, que é 50kg? Então, pode doar só depois de ganhar uns quilinhos — ou, convide sua família e amigos para serem doadores regulares.
  • Duas horas antes da doação: não fume (aproveite o tempo para repensar o hábito :-)
  • Três horas antes da doação: pare com o consumo de alimentos gordurosos.
  • Doze horas antes da doação: pare com o consumo de bebida alcoólica (e capriche na água para se hidratar, caso tenha bebido).
  • E, por fim: seja sincero durante a triagem médica, para não colocar em risco a sua vida nem a do próximo.

Afinal, pode doar com piercing, tatuagem e maquiagem definitiva?

Se você colocou um piercing em região íntima ou na região da boca, infelizmente não pode doar — a não ser que retire o objeto e aguarde o período de 12 meses para se voluntariar. Segundo o médico A+ Dario Eduardo de Lima Brum, coordenador do serviço de Hemoterapia do Hospital Santa Casa de Misericórdia, a inaptidão destas pessoas para doação ocorre por se tratar de uma área mucosa, o que torna “as chances de infecção bem maiores”, explica.

Já sobre os demais tipos de piercings, tatuagens e maquiagem definitiva, a portaria nº 158/2016 do Ministério da Saúde informa que a doação só pode ocorrer após 12 meses do procedimento realizado. Mas os profissionais do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), do Hospital Santa Casa de Misericórdia (HSC-POA) e do Hospital Moinhos de Vento (HM) apontam que esta é uma medida de prevenção, pois mesmo que tatuadores e demais profissionais precisem trabalhar respeitando as medidas de segurança, é muito difícil conseguir comprovar que determinado local seguiu os protocolos. Nesse sentido, os profissionais destas entidades de saúde preferem “pecar pelo excesso” ao manter o período assegurado pelo protocolo. Ou seja: vale a pena conferir a orientação de cada banco de sangue antes de ir doar.

Cheguei para doar. E agora?

  • Na pré-triagem…

… É a hora de fazer o cadastro ou atualizar os seus dados como doador. Endereço, idade, nome completo e outras informações contidas no documento com foto que você levou serão registradas no sistema do banco de sangue ou hemocentro. Além disso, um profissional da saúde irá aferir sua pressão arterial, temperatura e realizar o teste de anemia.

  • Já na triagem… fase 2!

Ocorre a conversa com o profissional da saúde, podendo ser um médico(a) ou enfermeiro(a). Aqui, o especialista fará perguntas sobre seu estado atual de saúde para entender se você pode realmente doar sangue. Nesse momento, você pode tirar suas dúvidas para garantir que não está colocando a sua saúde e nem a do próximo em risco.

  • O grande momento: a doação

Você será chamado e deve ir até a sala onde acontece a doação. No local, você irá deitar e o profissional da saúde deixará você escolher em qual braço prefere que seja feito o procedimento e então começa o ator de doar, que leva entre cinco e 12 minutos. Durante esta fase, você pode e deve conversar com os agentes sobre como está se sentindo.

  • Ainda não acabou, mas tá quase: a pós-doação

Ao terminar, o doador fica um tempo em repouso para os profissionais constatarem o seu estado de saúde após o procedimento. Depois do tempo de observação, você poderá fazer outro lanche para reposição de líquido, e daí seguir o seu destino. Os profissionais de saúde também irão recomendar para você aguardar, pelo menos:

  1. Uma hora antes de fumar — dia difícil para os fumantes! :-(

2. Doze horas antes de realizar qualquer esforço físico — nada de academia!

3. Doze horas antes de ingerir qualquer bebida alcoólica — festa só no dia seguinte :-(

4. Trinta minutos antes de dirigir — por isso é legal usar o transporte público ou o serviço de aplicativos no dia de doar.

Foi fácil! Quando posso ajudar de novo?

Decore aí — mulheres: 3 por 3. Homens: 2 por 4. Ou confira a arte!

(Arte: Henrique Tedesco/Beta Redação)

E o que acontece com o meu sangue?

O Hemocentro de Porto Alegre atende hospitais de todo estado, enquanto os Bancos de Sangue destinam o estoque para a própria instituição. (Arte: Henrique Tedesco/Beta Redação)

Ainda ficou com dúvida? O Hemorgs responde

A assistente social B+ Gesiane Ferreira Almansa é responsável pelo setor de captação do Hemocentro de Porto Alegre e respondeu as perguntas mais frequentes dos não doadores.

Qual a importância da triagem? O processo é feito para evitar que a doação afete negativamente ao doador ou a terceiros. Por isso, o voluntário ou voluntária precisa ser sincero(a) na triagem. Além disso, testes e exames não podem ser usados como argumentos para doar, pois existe algo chamado janela imunológica. Se a pessoa se expôs para alguma infecção sexualmente transmissível (IST), ela demora em torno de um mês para positivar nos exames. Assim, se exposta, é preciso aguardar o período antes de doar. Se o receptador apresentar sintomas de alguma doença que pode estar ligada ao ato da doação, são refeitos os exames com uma amostra que permanece no laboratório. Se confirmado, o doador também é comunicado.

Qual a diferença de hemocentro para banco de sangue? O hemocentro coleta, processa e distribui para todo o estado. O banco de sangue é próprio do hospital. Lá se coleta, processa e distribui somente para a instituição.

Eu não sei meu tipo sanguíneo, posso doar sangue? Sim! Não saber o tipo sanguíneo não é um impeditivo. Caso a pessoa queira saber sua tipagem sanguínea, o resultado fica disponível dez dias após a doação, mas é necessário que o doador converse com o banco de sangue para saber qual o meio usado pelo local para comunicação do resultado.

Pessoas que têm triglicerídeos e/ou colesterol alto podem doar sangue? Depende. Tudo isso deve ser conferido na triagem. Se a pessoa faz uso de medicamentos para essas doenças, o profissional deverá conferir qual é a medicação e, a partir disso, verificar a possibilidade de prosseguir com a doação.

A pessoa que irá passar por uma cirurgia pode doar sangue para ela mesma? Se a pessoa vai passar por uma cirurgia, é porque ela não está bem de saúde… Então, o médico responsável deve analisar o procedimento e avaliar. Tudo dependerá da situação do paciente e se ele conseguirá receber o sangue no momento da cirurgia, pois cada hemocomponente possui validade: as hemácias duram 35 dias, as plaquetas, 5 dias, e crio e plasma podem ser usados até um ano.

Como funciona a unidade móvel para coleta de sangue? Por licitação. Nesse momento [junho de 2022], as unidades móveis do Hemocentro de Porto Alegre estão em Passo Fundo, Alegrete, Pelotas e Caxias do Sul. Ainda sobre a locomoção, se feito agendamento, nós disponibilizamos um transporte para levar as pessoas até a doação e depois de volta para as suas residências.

Quanto tempo após a vacina da Covid-19 eu posso doar sangue? Após a vacina Coronavac, 48 horas. Para as demais, o tempo mínimo é de sete horas.

Existe carteirinha do doador? Oficialmente, o Ministério da Saúde não oferece uma carteirinha para doadores de sangue. No entanto, o Hemocentro de Porto Alegre está elaborando uma.

O Hemocentro de Porto Alegre atende hospitais de todo estado, enquanto os Bancos de Sangue destinam o estoque para a própria instituição. (Imagem: Henrique Tedesco/Beta Redação)

Vai doar? Contate o banco de sangue ou hemocentro mais próximo

Confira os locais e as fontes que a Beta Redação entrevistou para produção desta matéria.

(Arte: Henrique Tedesco/Beta Redação)

Hospital Moinhos de Vento — Rua Tiradentes, bairro Moinhos de Vento, Porto Alegre — RS (ao lado do estacionamento do hospital, bloco E). Horário: de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre — Avenida Independência, 75-, Porto Alegre — RS. Horário: de segunda a sexta, das 7h30 às 19h30; aos sábados das 7h30 às 12h.

Grupo Hospitalar Conceição (GHC) de Porto Alegre — Avenida Francisco Trein, 596, Cristo Redentor, Porto Alegre — RS. Horário: de segunda a sexta, das 7h30 às 19h30; aos sábados das 7h30 às 12h (até 60 atendimentos).

Hemocentro de Porto Alegre — Av. Bento Gonçalves, 3722, Porto Alegre — RS. Horário: de segunda a sexta, das 8h às 16h.

--

--