Jon Snow é gaúcho

Leonardo Granado alia o amor pela arte e por Game Of Thrones como cosplayer

Milena Riboli
Redação Beta
5 min readJun 29, 2018

--

“Jon Snow” ao lado de um White Walker. (Foto: arquivo pessoal/Leonardo Granado)

Para muito além de um simples hobby, a arte do cosplay atualmente tem possibilitado que muitos vivam apenas disso. Não é o caso de Leonardo Granado, 21 anos, ator porto-alegrense, mas sem dúvidas trabalhar profissionalmente com isso não seria problema para o jovem.

Alguns performers fazem cosplay de mais de um personagem. Leonardo faz apenas de um, o personagem “Jon Snow”, da literatura fantástica “Game Of Thrones”, que acabou virando série — e se consagrando ainda mais após esse momento.

Você sabe o que significa cosplay? A palavra é a junção de duas outras, ambas provenientes do inglês. “Cosplay” é a caracterização da pessoa, que se inspira em algum personagem. Já quando a mesma está caracterizada, se referencia a ela como “cosplayer”, ou seja, “aquela que faz cosplay”. (Card: Milena Riboli/Beta Redação)

Foi em uma entrevista que procurei entender de que forma Leonardo insere essa paixão em sua vida, quais são suas expectativas e desejos para o futuro e como é que ele mesmo enxerga o universo dos cosplays e cosplayers.

Abaixo você confere estas questões e mais:

  • Tu atuas só como cosplayer ou tens algum outro emprego?

“É bem difícil viver só disso. Na verdade eu trabalho em um negócio familiar com meu avô.”

  • Como e quando foi que tu começaste a atuar como cosplayer do personagem Jon Snow?

“Eu descobri minha semelhança com o personagem por volta de 2013, quando um colega da escola me apelidou de ‘Jon Snow’, porque eu já tinha essa aparência antes de saber da existência da série. Comecei a assistir por indicação dele e uma coisa foi levando à outra.”

  • Se tu te consideras fã, além dos itens que tu tens para o cosplay, tu tens mais coisas dos livros e da série?

“Sim, eu tenho muitas coisas! Ainda acho que tenho pouco (risos).”

Fotos dos itens de colecionador que Leonardo possui, todos relativos a Game Of Thrones. (Fotos: arquivo pessoal/Leonardo Granado)
  • Quais eventos para cosplayers tu consideras os melhores?

“Já participei de alguns aqui em Porto Alegre, e é sempre uma experiência ótima atender os fãs da série e trocar experiências. Acredito que o melhor no Brasil é a Comic Con Experience, [da qual] tentarei participar esse ano.”

  • Quais os maiores desafios do universo de cosplayers?

“As dificuldades estão nos gastos com a produção e na falta de valorização da profissão. Em contraponto, o carinho recebido do público acaba fazendo valer a pena.”

  • Consideras que o mercado do sul é tão bom para os cosplayers como o de São Paulo, por exemplo?

“Acredito que não. Em geral, São Paulo é mais desenvolvida em vários aspectos. No cosplay não é diferente.”

  • Quando dentro do personagem, qual foi a coisa mais inusitada ou curiosa que te aconteceu?

“Já aconteceu muita coisa, mas acho que disparado a mais inusitada foi ser pedido em casamento por uma estranha.”

Leonardo caracterizado como Jon Snow. (Foto: arquivo pessoal/Leonardo Granado)
  • Há muito assédio por parte dos fãs?

“Nada exagerado, mas sempre tem algumas pessoas que passam dos limites.”

  • Quais dicas tu darias para outras pessoas que também estão começando neste universo, seja profissionalmente ou simplesmente por diversão?

“Seja você mesmo. É um clichêzão, mas é pura verdade. Tu não precisas ser exatamente igual ao personagem, basta se sentir bem fazendo aquilo e pronto!”

  • No momento em que o personagem morreu na série, acreditavas que ele voltaria?

“Sim, eu já acompanhava a série. Confesso que não fiquei aflito porque tinha certeza que ele voltaria e até apostei com alguns amigos.”

  • É caro ser cosplay?

“Foi caro confeccionar o cosplay, mas depois que já se tem tudo pronto é só cuidar e fazer algumas pequenas reformas.”

  • Tu tens vontade de fazer outros cosplays também? Se sim, quais?

“Já pensei sobre, mas me sinto muito a vontade fazendo o Jon e isso é minha marca registrada, não me vejo em outro cosplay.”

  • Existe algum tipo de preconceito em cima do “ser cosplayer”?

“Já aconteceu comigo, inclusive por parte da minha família, mas quando viram que me fazia feliz e tava dando certo eles aceitaram bem. E sempre tem aquela galera que acha que tu estás passando por uma crise de dupla personalidade…(risos)”

  • Com a série acabando agora, a partir da próxima temporada, como fica o futuro do teu cosplay?

“Ainda não tenho certeza, talvez se torne uma série atemporal, dada a sua magnitude. Entendo que é natural que com o fim da série o ‘hype’ acabe junto, mas poderei dizer que foi uma fase ótima da minha vida e usarei os cosplays em manequins, como decoração.”

Procurando aliar suas paixões à profissionalização e sem perder o bom humor, Leonardo também faz vídeos para o YouTube. Com mais de 37 mil visualizações, “Jon Snow no Tinder” busca mostrar como o personagem se portaria em um aplicativo de relacionamentos:

(Fonte: www.youtube.com.br/leonardogranado)

--

--

Milena Riboli
Redação Beta

Estudante de Jornalismo, quase formada, entusiasta de Fotografia e Gastronomia. Apaixonada por música e gatos. E segue.