Além dos Portões, o projeto que modifica olhares

Exposição de fotografias de cocriação e curadoria da jornalista e fotógrafa Andrea Hilgert, o projeto Além dos Portões tem como objetivo destacar fotografias do cotidiano de uma cidade, porém com olhares inusitados, mostrando lugares onde os moradores nunca estiveram por serem exóticos, mesmo ao alcance de todos.

O lançamento da exposição foi no dia 29 de setembro, em Portão, no Departamento de Cultura e Turismo da cidade, com visitação gratuita de 6 à 13 de novembro.. A mostra também ficou em exposição na Volks Fest e no Sesi.

Inicialmente a exposição contava 18 fotografias de oito alunos. Com menos de dois meses de projeto, já são 30 obras expostas de 13 alunos, além de artistas de outras cidades e outros países, contribuição que confere ares globais ao projeto, que não ficou resumido às imagens da pacata cidade de Portão.

Andrea ministra cursos de fotografia em seu ateliê e também no espaço infantil Fazendo Arte, localizado na cidade de Novo Hamburgo. Foi através do contato com a proprietária do Fazendo Arte, Simone Fischer, que conseguiu abrir a exposição.

Simone aproveitou os dias em que as fotos ficaram expostas para fazer alguns trabalhos de releitura das obras com seus alunos, momento em que as crianças puderam interagir com colagens e dobraduras, além de despertarem para a fotografia.

Confira o depoimento de algumas alunas da Andrea neste projeto e também o feedback da Simone sobre a exposição em seu ateliê:

Like what you read? Give Paola Guimarães a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.