Alegria para transformar vidas

Projeto “Amigos da Pediatria” leva bem-estar e diversão às crianças internadas

Juliana Borgmann
Redação Beta
3 min readNov 5, 2018

--

Amigos da Pediatria se reúnem todas as quartas-feiras no Hospital Centenário, em São Leopoldo. (Foto: Juliana Borgmann/Beta Redação)

Formada por professores, enfermeiras e um eletricista — todos aposentados — , a ONG Amigos da Pediatria se dedica a proporcionar bem-estar para as crianças da ala pediátrica do Hospital Centenário, em São Leopoldo. Em atuação desde 2008, a equipe se reúne, todas as quartas à tarde, para cantar e brincar com os pequenos. Através das ações desenvolvidas e de doações arrecadadas pelos próprios voluntários, o hospital tem se tornado um ambiente mais agradável tanto para os pacientes e seus familiares, quanto para os funcionários.

Ao se aproximar da ala pediátrica que fica no segundo andar do Hospital Centenário, a música e o bom humor são contagiantes. Em uma pequena sala, desenhos pintados à mão colorem as paredes. Para alegrar os pequenos pacientes, o uniforme utilizado para a atividade é bem descontraído: jaleco estampado com desenhos de ursinhos, chapéu de estrelas, nariz de palhaço e óculos de plástico. Além disso, outro equipamento é indispensável. Com seus violões, os voluntários Henry e Walduí dão ritmo à música. “As canções fazem a diferença”, afirma Henry.

O projeto entusiasma não só as crianças, como também os voluntários. Para a enfermeira aposentada e participante do grupo, Rosa Adams, é uma alegria participar dessas ações. “Nós, da ONG Amigos da Pediatria, sempre realizamos as atividades com muito carinho e dedicação porque é um privilégio estar aqui”, relata.

Voluntários arrecadam doações

Além de distribuir alegria e diversão às crianças, a ONG ajuda a melhorar a instalação do hospital por meio de doações. Através dos voluntários, aparelhos de televisão foram adquiridos e as camas dos leitos da ala pediátrica foram trocadas. “Também arrecadamos doações de aparelhos de ar-condicionado”, relembra Rosa.

Atualmente, os procedimentos realizados no Hospital Centenário são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo 15 municípios do Vale do Rio dos Sinos. Com as doações arrecadadas pelo Amigos da Pediatria, os benefícios são, também, um auxílio para o hospital. Segundo a criadora da ONG, Olga Farina, as atividades são feitas para exercer cidadania, pois o grupo não possui vínculo com o Hospital Centenário, com partidos políticos ou com instituições religiosas.

O grupo de voluntários também recebe doações de roupas para entregar aos pequenos, como o par de sapatinhos de bebê mostrados por Olga. Ela avalia o que pode ser doado e não descarta nada. “Quando recebemos algo que não conseguimos utilizar para as crianças, repassamos para outras entidades como asilos e casas de repouso”, ressalta.

Conjunto de sapatinhos foram doados recentemente aos voluntários (Foto: Juliana Borgmann/Beta Redação)

Gratidão que transforma

Ao participar do grupo, os voluntários ganham de volta toda a alegria e o bom humor que entregam ao ambiente hospitalar. “Sempre recebemos elogios e agradecimentos, principalmente dos pais e dos funcionários do hospital. Isso traz uma sensação de gratidão que transforma”, conta Henry.

Olga não participa apenas do Amigos da Pediatria, mas auxilia também em outros projetos sociais. Com um coração gigante, está sempre pronta ajudar quem precisa. Para ela, a felicidade e o bem-estar são um ótimo remédio para quem está doente e, poder levar isso aos pequenos, é um privilégio. “Não queremos ajudar só as crianças, mas também os pais. Afinal, às vezes é necessário dar um recreio para a dor”, acrescenta.

Serviço:

A ONG aceita doações de roupas infantis, brinquedos e produtos de higiene pessoal. Para ajudar ou saber mais informações sobre o grupo, entre em contato pelos telefones: (51) 9 9653–0091 (Heloísa), (51) 9 9964–2311 (Henry) ou (51) 9 9253–7651 (Beth).

--

--