“Amor à primeira embalada”, assim Sofia Godoy define a paixão pelo skate

A hamburguense de 14 anos está na Argentina, onde disputará o Campeonato Mundial da categoria

Michele Alves
Redação Beta
7 min readMay 9, 2023

--

Alguns sonhos são despertados desde a infância. É comum ver e ouvir histórias de celebridades, atletas, artistas, que desde a tenra idade já demonstram inclinação para a profissão que pretendem seguir. A história da jovem skatista Sofia Godoy é curiosa e emocionante. As coisas têm acontecido em uma velocidade alucinante na vida da gaúcha.

A atleta conseguiu excelentes colocações no STU do Rio de Janeiro, em 2021, e em Criciúma, no ano passado. Assim, através da pontuação no ranking nacional, conseguiu vaga na equipe de skatistas brasileiros e foi convocada pela delegação da seleção brasileira para participar do Campeonato Mundial de Skate nos Emirados Árabes, disputado em fevereiro de 2023.

Deslumbrada com tudo que viu em sua primeira viagem internacional, Dubai certamente ficará para sempre na memória de Sofia. “Conhecer o deserto de perto, andar de camelo, fazer a minha primeira viagem ‘sozinha’ para fora do país com apenas 14 anos e ver tudo aquilo, parecia inalcançável. ‘Me belisca que eu tô sonhando’. A única coisa que eu não gostei de lá foi a comida. A comida brasileira é muito melhor. A de lá é muito apimentada e eu não gosto de pimenta!”, afirma.

Sua última conquista, em março de 2023, é a mais importante de sua carreira até o momento. Sofia conquistou o primeiro lugar no pódio da modalidade Park Feminino (Women’s Park Skateboarding), no Skate Total Urbe, STU, que ocorreu na Orla do Guaíba, na capital gaúcha.

Sofia Godoy nasceu em Novo Hamburgo no dia 17 de janeiro de 2009. O município de Campo Bom, cidade vizinha, é o lar onde a garota vive desde bebê.

E quem diria que, mesmo indo para uma pista para praticar roller em Sapiranga, a sua atividade favorita na época, acompanhada de amigos e familiares, a sua vida mudaria e tomaria outro rumo através do skate, esporte do qual se aproximou em 2019.

Quando viu o seu pai andando de skate, Sofia pediu para tentar também. Logo no início viram que ela tinha potencial para a modalidade. Para quem estava apenas iniciando, a garota dominava os movimentos e se equilibrava bem em cima do skate.

Desde então, não desgruda do shape. “Foi amor à primeira embalada!”, garante ela. Novas oportunidades, patrocínios, viagens, contato com lugares e culturas diferentes eram fatos inimagináveis para Sofia e a família até pouco tempo atrás.

Em um bate-papo descontraído para a Beta Redação Esporte, Sofia falou como tem lidado com as mudanças surpreendentes oportunizadas pelo skate.

Sofia treina na Orla do Guaíba para adquirir confiança para as competições (Foto: Vitor Pamplona/Reprodução)

Com seu jeito leve, desinibido, com uma pitada de timidez e um sorriso simpático, daqueles que preenchem o ambiente, a skatista compartilhou informações sobre sua rotina, preferências, particularidades, gostos e desgostos.

A nova-hamburguense é uma pessoa meiga, alegre e doce, mais até que a sua sobremesa favorita, açaí. Para ela, qualquer hora é hora de comer um açaí no capricho. A temperatura no lado de fora não influencia a escolha. Deu vontade? Manda um copo de açaí bem recheado!

Para andar em cima do skate, se equilibrar e fazer manobras arriscadas é preciso mais que habilidade e condicionamento físico. Sofia garante que 80 por cento é o psicológico que manda. “É preciso estar com a mente focada na pista para alcançar os resultados almejados. Não deixar que as distrações e o nervosismo tomem conta é crucial para ter uma excelente sequência”, ensina Sofia.

Cuidado com a saúde mental e aprender mais sobre a cabeça humana fazem parte dos planos da atleta. Para o futuro, o curso de Fisioterapia está sendo cogitado, pois a especialidade está presente no mundo dos skatistas. Contudo, cursar faculdade de Psicologia, pensando nesse controle da mente e poder ajudar outras pessoas com isso, é a melhor escolha.

O seu cantor favorito é o rapper L7nnon, ou apenas L7, que ganhou notoriedade nacional e internacional. Ele está no topo da playlist para Sofia se divertir, dançar e treinar as manobras nas pistas de skate. Conhecê-lo, pessoalmente, seria a realização de mais um dos seus sonhos.

“Sofia é muito vaidosa. Passa horas em frente ao espelho”, afirmam os pais Fernanda e Douglas.

Os cabelos azuis, sua cor favorita, fazem parte da sua personalidade pós-skate. A garota, que era mais quieta e tímida, começou a se enturmar, socializar, conhecer novas pessoas e fazer novos amigos, após começar a praticar o esporte.

A pista de skate de Campo Bom é uma das favoritas da atleta. (Foto: Lucas Unser/PMCB)

A rotina de Sofia é bem agitada. Pela manhã, os compromissos são na escola. A atleta estuda na turma do nono ano na rede pública de ensino, denominada Centro de Educação Integrada (CEI), em Campo Bom. As tardes são reservadas para os seus treinos nas diferentes pistas, pilates nas terças e quintas-feiras para fazer a técnica de recovery, consultas com especialistas, entre outros compromissos esporádicos. As cidades de Portão, Sapiranga, Criciúma e a Orla, em Porto Alegre, estão na lista das pistas que ela mais frequenta.

Toda quarta-feira à tarde ela faz aulas de inglês na cidade onde mora. Pensa em futuramente aprender também espanhol, mas primeiro quer dominar bem a primeira língua estrangeira escolhida. Reconhece a importância de saber o idioma mais falado no mundo para poder se comunicar. Inclusive, mandou muito bem ao colocar em prática o que já aprendeu e conseguiu conversar com estrangeiros que vieram prestigiar o evento Skate Total Urbe, STU, que ocorreu em Porto Alegre no mês de março.

Aos finais de semana, costuma sair para almoçar fora com a família, se encontrar com amigos na Orla, shopping center ou em pistas de skate para momentos de diversão, jogar vôlei e cartas, sendo o UNO o seu preferido.

Ela também relata as dificuldades para conseguir dar conta de tantas atividades, mormente quando tem competição e fica um tempo afastada da escola e do curso de inglês.

“A escola é parceira, entende e apoia a Sofia no sonho dela. Ademais, ela é muito inteligente e principalmente muito aplicada em tudo o que faz. Ter dedicação faz com que ela se saia muito bem em todas as tarefas”, afirma o pai, companheiro para todas as horas.

O progenitor vestiu a camisa e mergulhou de cabeça no novo capítulo da história da filha. Abdicou de suas atividades laborais para viver o sonho da filha única e acompanhá-la de perto a cada nova etapa.

Ele se orgulha e se emociona ao falar dos últimos acontecimentos e conquistas da filha. Ressalta, ainda, que parece estar sonhando e chega a duvidar se tudo o que estão vivendo é real.

“A nossa família agradece a Deus por tantas bênçãos que tem acontecido. São tantas coisas boas em uma sequência surpreendente. Hoje eu acompanho a Sofia em todos os lugares, sou o parceiro e empregado dela”, conta.

Logo que foi ganhando notoriedade, os pais foram orientados a procurar uma assessoria de esportes para cuidar da carreira da atleta. A agência M3 Plan a acolheu de braços abertos.

César Dal Pozzolo, skatista profissional e empreendedor, conhecido no mundo dos esportes como “Gordo”, dono de uma das melhores empresas de construção de skateparks da América Latina, agenciador de novos talentos, através da M3 Plan, e o seu sócio, Eliezer Dantas, advogado e assessor, acolheram a jovem skatista.

Para Sofia Godoy e sua família foi sensacional descobrir que a empresa de uma lenda no skate brasileiro, que tem três tênis da Nike com sua assinatura, é que cuidaria dos trâmites, promoção e parte burocrática da atleta.

Eliezer ainda falou sobre a ansiedade que muitas agências têm em fazer do atleta uma máquina de ganhar dinheiro e esquecem da parte humana. “ As agências esquecem muitas vezes que estão lidando com uma vida, uma criança, adolescente e essa fase em hipótese alguma pode ser substituída por compromissos”, ressaltou.

Ele ainda garantiu que o modo com que trabalham com a Sofia é diferenciado. “O nosso sistema de trabalho com a Sofia é diferente. Sabemos que ela irá muito longe e conquistará muitas coisas ainda, mas precisamos entender que para todas as coisas existe um momento certo. A Sofia está evoluindo no skate e vem surpreendendo. Entretanto, é preciso viver o hoje e não ser sufocada pelas pressões ou estar ansiosa com o futuro. Ela precisa viver cada fase intensamente, pois muitas coisas na vida da gente não voltam mais”, afirmou.

Sofia não deixa de lado a vaidade e o estilo na hora de ir para os treinos. (Foto: Sofia Godoy/Arquivo Pessoal)

Toda a competição que ela participa entra como pontuação para o ranking das Olimpíadas e abre as portas para outras oportunidades e competições mundo afora.

Sofia e o pai partiram no domingo, 23 de abril de 2023, para vivenciarem uma nova etapa e capítulo da história da menina prodígio. A Argentina, que sediará a competição mundial, será a nova moradia dos dois durante um mês.

O coração está ansioso pela nova e incrível experiência. Sofia está confiante que ainda está só no começo de muitas vitórias, que com o tempo, certamente virão.

A pista de skate é o lugar de conexão e o ponto de encontro de Sofia com os amigos para treinar e se divertir. (Foto: Julio Detefon/Divulgação)

Junte-se aos seguidores da Sofia Godoy, acessando @sofiagodoy_sk8, e fique por dentro de todas as novidades e conquistas da menina prodígio no esporte do RS.

--

--