Artes cênicas em novo endereço no Centro Histórico da Capital
Teatro Garagem leva cultura a casarão da década de 1920
É em um antigo casarão da Rua Fernando Machado, no número 480, no Centro Histórico de Porto Alegre, que duas sócias criaram o Teatro Garagem. A construção pertence ao Coletivo Comuna do Arvoredo, uma comunidade urbana iniciada em 2008, e na verdade é um agrupamento de três casas da década de 1920 tombadas pelo Patrimônio Histórico. Atualmente, moram lá 19 pessoas, de diversas áreas de atuação, entre elas artistas de música e artes cênicas.
As sócias Joice Rossato, 33 anos, diretora e produtora, formada em Direção de Teatro na UFRGS, e Patrícia Silveira, 36, escritora e dramaturga, doutora em Letras na Escrita Criativa pela PUCRS, abriram o Teatro Garagem na segunda quinzena de agosto deste ano.

O espaço, de nome carinhoso escolhido pelas artistas, teve a proposta de ser um lugar que se adapte a diferentes propostas artísticas, e foi criado também em função dos aos valores de aluguéis para locar esse tipo de espaço e a falta de oportunidades no setor artístico da Capital para ensaios, segundo as sócias. A ideia desse espaço alternativo é proporcionar união entre os demais coletivos pequenos espalhados pela Capital e Região Metropolitana. Dessa forma, realiza desejos e oportunidades para artistas em busca do diferencial, idealizando em servir, ensaiar e criar espetáculos de maneira barata e acessível a todas as classes econômicas.
“A importância da escrita criativa serve para os grupos se comunicarem de uma maneira diferente. Nossa proposta é acolher e promover o convívio entre pessoas. É um espaço de amizade, sonho e utopia”, diz Patrícia Silveira. Com apenas duas semanas de abertura, o Teatro Garagem conta com parceiros dedicados a manter a cultura em alta. Alguns deles: Davi Giordano, Michele Rolim e Lia Motta, entre tantos outros que, com suas oficinas, vão manter a garagem em atividade constante.

Davi Giordano, 28, é diretor, professor e escritor, natural do Rio de Janeiro. Davi também é coach criativo e pretende ensinar os alunos a explorar essa qualidade em suas peças artísticas e na vida em geral. “O ocioso é criativo. Transformar um espaço antigo em criativo é algo sensacional”, acredita. Na visão dele como coach, o Teatro Garagem só tem a crescer, pois conhece o perfil empreendedor de Joice há cinco anos.
Michele Rolim, 31, é jornalista do Jornal do Comércio na editoria de Cultura. Ela almeja ensinar a produção de um release atrativo, com fotos de boa resolução e os devidos créditos ao fotógrafo. De acordo com Michele, muitos grupos de artes cênicas não têm um assessor de imprensa por falta de verba. “Receber esses espaços alternativos é fundamental para manter a cultura da cidade, criando estratégias para fortalecer o campo de artes no município”, reitera.
Joice Rossato acredita que “o espaço, por menor que seja, é propício para pesquisas, além da visibilidade de trabalhos independentes, com acessos para todos os públicos” e permite “a liberdade de criar conforme a necessidade artística”. O local é aberto a propostas e diálogos, todas as quintas-feiras. Nos fins de tarde, serão realizadas várias atividades no Teatro Garagem, onde os artistas vão sugerir pautas e intervenções às diretoras.
Aberta todos os dias, inclusive feriados (com hora marcada), a Garagem comporta 45 pessoas sentadas. Nela serão oferecidos cursos de linguagens, dramaturgia, literatura, jornalismo cultural, literatura, música e teatro audiovisual para crianças. Todas as ofertas de cursos, encontros e palestras são de curta duração. O valor cobrado para reserva do espaço é por percentual e trocas, ou seja, um valor acessível para pagar as despesas da casa e manter as atividades.
A inauguração oficial do Teatro Garagem ocorrerá no dia 9 de setembro, às 16h. A programação de cursos e oficinas, ainda em construção, já está disponível (ver abaixo).
Saiba mais:
Para agendamento do espaço, as dúvidas e propostas serão recebidas através dos contatos:
Email: contato.teatrogaragem@gmail.com
Facebook: Teatro Garagem
Telefone: (51) 98128.6382


