Artes cênicas em novo endereço no Centro Histórico da Capital

Teatro Garagem leva cultura a casarão da década de 1920

Mirian Centeno
Aug 25, 2017 · 4 min read

É em um antigo casarão da Rua Fernando Machado, no número 480, no Centro Histórico de Porto Alegre, que duas sócias criaram o Teatro Garagem. A construção pertence ao Coletivo Comuna do Arvoredo, uma comunidade urbana iniciada em 2008, e na verdade é um agrupamento de três casas da década de 1920 tombadas pelo Patrimônio Histórico. Atualmente, moram lá 19 pessoas, de diversas áreas de atuação, entre elas artistas de música e artes cênicas.

As sócias Joice Rossato, 33 anos, diretora e produtora, formada em Direção de Teatro na UFRGS, e Patrícia Silveira, 36, escritora e dramaturga, doutora em Letras na Escrita Criativa pela PUCRS, abriram o Teatro Garagem na segunda quinzena de agosto deste ano.

Sócias do Teatro Garagem posam em frente à sede. Foto: Mirian Centeno/Beta Redação

O espaço, de nome carinhoso escolhido pelas artistas, teve a proposta de ser um lugar que se adapte a diferentes propostas artísticas, e foi criado também em função dos aos valores de aluguéis para locar esse tipo de espaço e a falta de oportunidades no setor artístico da Capital para ensaios, segundo as sócias. A ideia desse espaço alternativo é proporcionar união entre os demais coletivos pequenos espalhados pela Capital e Região Metropolitana. Dessa forma, realiza desejos e oportunidades para artistas em busca do diferencial, idealizando em servir, ensaiar e criar espetáculos de maneira barata e acessível a todas as classes econômicas.

“A importância da escrita criativa serve para os grupos se comunicarem de uma maneira diferente. Nossa proposta é acolher e promover o convívio entre pessoas. É um espaço de amizade, sonho e utopia”, diz Patrícia Silveira. Com apenas duas semanas de abertura, o Teatro Garagem conta com parceiros dedicados a manter a cultura em alta. Alguns deles: Davi Giordano, Michele Rolim e Lia Motta, entre tantos outros que, com suas oficinas, vão manter a garagem em atividade constante.

Sócias e equipe em fechamento de pauta. Foto: Mirian Centeno/Beta Redação

Davi Giordano, 28, é diretor, professor e escritor, natural do Rio de Janeiro. Davi também é coach criativo e pretende ensinar os alunos a explorar essa qualidade em suas peças artísticas e na vida em geral. “O ocioso é criativo. Transformar um espaço antigo em criativo é algo sensacional”, acredita. Na visão dele como coach, o Teatro Garagem só tem a crescer, pois conhece o perfil empreendedor de Joice há cinco anos.

Michele Rolim, 31, é jornalista do Jornal do Comércio na editoria de Cultura. Ela almeja ensinar a produção de um release atrativo, com fotos de boa resolução e os devidos créditos ao fotógrafo. De acordo com Michele, muitos grupos de artes cênicas não têm um assessor de imprensa por falta de verba. “Receber esses espaços alternativos é fundamental para manter a cultura da cidade, criando estratégias para fortalecer o campo de artes no município”, reitera.

Joice Rossato acredita que “o espaço, por menor que seja, é propício para pesquisas, além da visibilidade de trabalhos independentes, com acessos para todos os públicos” e permite “a liberdade de criar conforme a necessidade artística”. O local é aberto a propostas e diálogos, todas as quintas-feiras. Nos fins de tarde, serão realizadas várias atividades no Teatro Garagem, onde os artistas vão sugerir pautas e intervenções às diretoras.

Aberta todos os dias, inclusive feriados (com hora marcada), a Garagem comporta 45 pessoas sentadas. Nela serão oferecidos cursos de linguagens, dramaturgia, literatura, jornalismo cultural, literatura, música e teatro audiovisual para crianças. Todas as ofertas de cursos, encontros e palestras são de curta duração. O valor cobrado para reserva do espaço é por percentual e trocas, ou seja, um valor acessível para pagar as despesas da casa e manter as atividades.

A inauguração oficial do Teatro Garagem ocorrerá no dia 9 de setembro, às 16h. A programação de cursos e oficinas, ainda em construção, já está disponível (ver abaixo).

Para agendamento do espaço, as dúvidas e propostas serão recebidas através dos contatos:

Email: contato.teatrogaragem@gmail.com

Facebook: Teatro Garagem

Telefone: (51) 98128.6382

Fonte: Teatro Garagem

Beta Redação

A Beta Redação integra diferentes atividades acadêmicas do curso de Jornalismo da Unisinos em laboratórios práticos, divididos em cinco editorias. Sob a orientação de professores, os estudantes produzem e publicam aqui conteúdos jornalísticos de diversos gêneros.

)

Mirian Centeno

Written by

Beta Redação

A Beta Redação integra diferentes atividades acadêmicas do curso de Jornalismo da Unisinos em laboratórios práticos, divididos em cinco editorias. Sob a orientação de professores, os estudantes produzem e publicam aqui conteúdos jornalísticos de diversos gêneros.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade