Atividades físicas alinhadas ao esporte
Exercícios como musculação, pilates e jump auxiliam no preparo de atletas para competições

Os pés batem no asfalto, as mãos suam, é possível sentir cada gota de sangue fluindo nas pernas, nos pés, na cabeça. A mente esvazia e todos os problemas parecem distantes. O objetivo é só terminar, conseguir chegar ao final, olhar para frente e ver a linha de chegada, correr é assim. Para Aline, correr é estar viva todos os dias.
Com muitos adeptos no Brasil, a corrida há dois anos mudou um pouco a forma como a jornalista Aline Guterres, 35 anos, vê o mundo. Cansada de atividades físicas como jump e step, Aline corre de forma amadora e já participou de 36 provas, incluindo a Corrida Internacional de São Silvestre, em 2016. “Quando tu enxerga a linha de chegada que significa que conseguiu é o mais importante”, afirma. Para se superar a cada dia e estar mais forte para as competições, ela corre três vezes por semana na rua, além dos treinos de reforço muscular, na Academia do Sesc Centro, em Porto Alegre.

A preparação para qualquer tipo de esporte é fundamental para diminuir os riscos de contusões ou lesões mais graves. Segundo o instrutor da Academia Sesc Centro, Wagner Moreira, os processos para atletas amadores são gradativos e podem ser utilizados tanto treinos aeróbicos quanto exercícios localizados em musculação ou em aulas. “O reforço muscular, principalmente nos membros inferiores, é primordial para a corrida. Em outros esportes devemos analisar o fundamento específico”, declara Moreira.
Modalidades como HIT e Circuito Cardio são algumas indicações de Moreira para complementar o esporte. “Circuito Cardio é uma aula mais aeróbica, dividida por estações, onde o aluno faz diversos tipos de treinamento em termos de agilidade, velocidade e resistência card. O HIT é uma modalidade que utiliza uma intensidade muito forte, onde o aluno atinge o seu limite, podem contribuir para o desenvolvimento do atleta”, ressalta.
Para a professora Maiele Klein, do Studio de pilates homônimo, todos os exercícios são bem-vindos, mas depende da modalidade de cada atleta. “No geral, exercícios que trabalham o core (parte abdominal e coluna) são sempre interessantes, pois os músculos do abdômen que dão sustentação da coluna. E tendo o abdômen e coluna fortalecidos ocorre menos dores e mais estabilização muscular, melhora o desenvolvimento do atleta e também os índices de lesão são bem menor”, afirma Maiele.
Entre as diversas modalidades, Aline optou pela corrida, com o incentivo do namorado, que também destina parte do seu tempo à prática do esporte. Ela encara a musculação duas vezes por semana. “Vale muito a pena correr, faço musculação só por causa disso”, salienta Aline.

Você sabia: A corrida existe desde o início dos tempos. Na pré-história, os homens precisavam se movimentar rapidamente para caçar ou fugir de seus predadores. Atualmente, as provas de corrida são parte da modalidade atletismo e se dividem em provas de velocidade e de resistência. No Rio Grande do Sul existem diversos circuitos de corridas como o Circuito Sesc de Corridas que é realizado em diversas cidades como Porto alegre, Caxias do sul, Pelotas, Torres, Gramado; Corrida do Lago em Viamão; Corrida Unimed Vale do Caí; Circuito Riograndino de Corridas de Rua em Rio Grande; Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama; Corrida para Vencer o diabetes; entre outras.
Para manter uma rotina saudável de exercícios: Antes de começar a correr é muito importante fazer uma avaliação médica para evitar surpresas. Também é essencial uma periodização de treinamentos com objetivos bem definidos e metas que deverão ser buscadas constantemente. A escolha do tipo do tênis e roupa apesar de ser uma questão individual, a pessoa deve se sentir confortável. Uma alimentação saudável e balanceada e não realizar o treino em jejum, pois a corrida é uma atividade aeróbica que consome muita energia, portanto, para evitar fraqueza, queda brusca da glicemia ou até queda de pressão, se alimente de forma adequada antes do treino.
