Atividades físicas alinhadas ao esporte

Exercícios como musculação, pilates e jump auxiliam no preparo de atletas para competições

Aniele Cerutti
Aug 28, 2017 · 4 min read
Aquecimento para começar o treinamento ICréditos: Aniele Cerutti)

Os pés batem no asfalto, as mãos suam, é possível sentir cada gota de sangue fluindo nas pernas, nos pés, na cabeça. A mente esvazia e todos os problemas parecem distantes. O objetivo é só terminar, conseguir chegar ao final, olhar para frente e ver a linha de chegada, correr é assim. Para Aline, correr é estar viva todos os dias.

Com muitos adeptos no Brasil, a corrida há dois anos mudou um pouco a forma como a jornalista Aline Guterres, 35 anos, vê o mundo. Cansada de atividades físicas como jump e step, Aline corre de forma amadora e já participou de 36 provas, incluindo a Corrida Internacional de São Silvestre, em 2016. “Quando tu enxerga a linha de chegada que significa que conseguiu é o mais importante”, afirma. Para se superar a cada dia e estar mais forte para as competições, ela corre três vezes por semana na rua, além dos treinos de reforço muscular, na Academia do Sesc Centro, em Porto Alegre.

Primeira prova da Aline, em 2015, na corrida de 3km no POA Night Run IFoto: Arquivo Pessoal)

A preparação para qualquer tipo de esporte é fundamental para diminuir os riscos de contusões ou lesões mais graves. Segundo o instrutor da Academia Sesc Centro, Wagner Moreira, os processos para atletas amadores são gradativos e podem ser utilizados tanto treinos aeróbicos quanto exercícios localizados em musculação ou em aulas. “O reforço muscular, principalmente nos membros inferiores, é primordial para a corrida. Em outros esportes devemos analisar o fundamento específico”, declara Moreira.

Modalidades como HIT e Circuito Cardio são algumas indicações de Moreira para complementar o esporte. “Circuito Cardio é uma aula mais aeróbica, dividida por estações, onde o aluno faz diversos tipos de treinamento em termos de agilidade, velocidade e resistência card. O HIT é uma modalidade que utiliza uma intensidade muito forte, onde o aluno atinge o seu limite, podem contribuir para o desenvolvimento do atleta”, ressalta.

Para a professora Maiele Klein, do Studio de pilates homônimo, todos os exercícios são bem-vindos, mas depende da modalidade de cada atleta. “No geral, exercícios que trabalham o core (parte abdominal e coluna) são sempre interessantes, pois os músculos do abdômen que dão sustentação da coluna. E tendo o abdômen e coluna fortalecidos ocorre menos dores e mais estabilização muscular, melhora o desenvolvimento do atleta e também os índices de lesão são bem menor”, afirma Maiele.

Entre as diversas modalidades, Aline optou pela corrida, com o incentivo do namorado, que também destina parte do seu tempo à prática do esporte. Ela encara a musculação duas vezes por semana. “Vale muito a pena correr, faço musculação só por causa disso”, salienta Aline.

Participação de Alaine na Corrida de São Silvestre, em dezembro de 2016 IFoto: Arquivo Pessoal)

Você sabia: A corrida existe desde o início dos tempos. Na pré-história, os homens precisavam se movimentar rapidamente para caçar ou fugir de seus predadores. Atualmente, as provas de corrida são parte da modalidade atletismo e se dividem em provas de velocidade e de resistência. No Rio Grande do Sul existem diversos circuitos de corridas como o Circuito Sesc de Corridas que é realizado em diversas cidades como Porto alegre, Caxias do sul, Pelotas, Torres, Gramado; Corrida do Lago em Viamão; Corrida Unimed Vale do Caí; Circuito Riograndino de Corridas de Rua em Rio Grande; Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama; Corrida para Vencer o diabetes; entre outras.

Para manter uma rotina saudável de exercícios: Antes de começar a correr é muito importante fazer uma avaliação médica para evitar surpresas. Também é essencial uma periodização de treinamentos com objetivos bem definidos e metas que deverão ser buscadas constantemente. A escolha do tipo do tênis e roupa apesar de ser uma questão individual, a pessoa deve se sentir confortável. Uma alimentação saudável e balanceada e não realizar o treino em jejum, pois a corrida é uma atividade aeróbica que consome muita energia, portanto, para evitar fraqueza, queda brusca da glicemia ou até queda de pressão, se alimente de forma adequada antes do treino.

Beta Redação

)
Aniele Cerutti

Written by

Beta Redação

A Beta Redação integra diferentes atividades acadêmicas do curso de Jornalismo da Unisinos em laboratórios práticos, divididos em cinco editorias. Sob a orientação de professores, os estudantes produzem e publicam aqui conteúdos jornalísticos de diversos gêneros.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade