Balões alçando voo na beira-mar de Torres. (Foto: Comunicação e Marketing da Prefeitura de Torres)

Balões colorem o céu de Torres há três décadas

Mesmo tendo evoluído comercialmente, festival mantém a tradição familiar

Júlia Klaus Bozzetto
Redação Beta
Published in
5 min readApr 24, 2018

--

Neste ano o Festival Internacional de Balonismo de Torres completa 30 anos de história. Considerado o maior evento da categoria na América do Sul, o festival contará com mais de 60 balões e 64 competidores. A expectativa é de que 300 mil pessoas prestigiem a 30ª edição, entre os dias 27 de abril e 1º de maio, segundo a Air Show Sports, empresa que participa da organização. Além das tradicionais provas com balões, atrações musicais poderão ser apreciadas pelo público.

De acordo com a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, o festival teve início em 1989, em meio à organização da segunda Febanana, festividade que vinha sendo realizada no município. Os organizadores decidiram incrementar o evento e, para tanto, trouxeram balões com o objetivo de reforçar a divulgação. O sucesso veio na arrancada, pois os balões cativaram o público.

Assim, em outubro de 1989 foi promovido o 1º Festival Sul Brasileiro de Balonismo em Torres, com a presença de 10 balões coloridos. A Febanana não foi mais realizada, enquanto que o Festival Internacional de Balonismo de Torres consolidou-se ano a ano, sendo sucesso absoluto e reconhecido pela mídia. Inicialmente, outubro era o mês escolhido para o festival, mas devido aos ventos da primavera serem fracos e dificultarem o voo dos balões, a data foi alterada para os meses de abril e maio.

Muito além do esporte

Presente desde a primeira edição, o ex-piloto Jairo Fogaça acompanhou a evolução do festival. Apesar de muitos competidores possuírem patrocinador, alguns ainda são amadores. “Poucos eventos do gênero têm continuidade, e o Balonismo de Torres é o mais importante deles. Mesmo com o sucesso comercial, ele mantém as relações familiares, pois só a família para levantar cedo e fazer força com o objetivo de ver o piloto se divertindo quando o balão alça voo.”

Jairo é proprietário da empresa Voar de Balão, situada em Pindamonhangaba (SP). Participou como piloto em muitas edições do balonismo, mas devido a um acidente vascular cerebral (AVC) em 2015, não compete mais. Agora atua na organização.

Adesivo do 1º Festival de Balões promovido em Torres. (Foto: Arquivo Air Show Sports)

Uma alternativa para a baixa temporada

O Festival Internacional de Balonismo de Torres sempre foi promovido pela prefeitura, em parceria com a Air Show Sports. A prefeitura cuida da parte de divulgação, promoção e realização dos shows. Já a organização das provas de balões é de responsabilidade da empresa.

O presidente da Air Show, Bruno Schwartz, relata que o festival foi criado com o propósito de movimentar o município na baixa temporada. “O evento de apenas 10 balões rapidamente atingiu a participação de mais de 50 balões nacionais e internacionais, cumprindo seu principal objetivo: se tornar o maior evento de balonismo da América do Sul, com destaque mundial. Hoje Torres é considerada a capital brasileira do balonismo. Um desafio bem-sucedido e que agora se prepara para comemorar 30 anos”.

À noite, os balões ajudam a iluminar a cidade. (Foto: Air Show Sports)

Preparativos especiais

Para este ano a prefeitura de Torres investiu em infraestrutura, a fim de comemorar os 30 anos do festival em grande estilo. O Parque do Balonismo foi inteiramente pavimentado com PAVS, tipo especial de pavimento, e recebeu postes de iluminação. A arena dos balões ganhou mais 40 metros de extensão. Tudo para deixar o local mais adequado aos competidores e visitantes. Além disso, um memorial do balonismo será inaugurado durante a realização do evento. O local resgatará a história do festival ao longo dos anos, conforme a Diretoria de Comunicação e Marketing da prefeitura.

O balão de Sérgio é atração por onde passa. (Foto: Arquivo Pessoal Sérgio Jung)

Protagonismo gaúcho

O Festival Internacional de Balonismo de Torres atrai pilotos de vários estados do Brasil e países da América Latina, porém boa parte dos competidores são gaúchos. Dentre eles está o empresário do ramo de frutas Sérgio Jung. Há dois anos ele participa do festival com os filhos, que são sua equipe. “Em um feriado de 1º de maio eu e minha família fomos para Torres. Chegando lá nos encantamos com a beleza dos balões voando. Foi amor à primeira vista, e desde então passamos a acompanhar o evento.”

Sérgio reside em Venâncio Aires, e por lá é o único piloto que realiza voos comerciais de balão. Em 2017 o empresário participou do Campeonato Brasileiro de Balonismo em São Paulo. “Aqui na região meu balão causa curiosidade. Sempre que faço um voo as pessoas param para admirar e tirar fotos”, conta. Quanto à expectativa para a 30ª edição do Balonismo, Sérgio está empolgado, pois avalia que o festival cresce a cada ano.

Preparativos e voo da Trip Balonismo Aventura em Torres. (Foto: Giovani Pompermaier)

Expectativas

Para Giovani Pompermaier, membro da Associação Torrense de Balonismo e sócio da empresa Trip Balonismo Aventura, o evento deste ano promete ser mais movimentado, especialmente em função da modernização no Parque do Balonismo. “Tanto o festival quanto o esporte tiveram um desenvolvimento enorme nestes últimos 30 anos. A nova estrutura certamente oferecerá mais qualidade ao balonismo”, projeta. Giovani é um dos pilotos anfitriões, reside em Torres e está envolvido no universo dos balões há 20 anos.

Evento é oportunidade de mostrar a criatividade, como ocorre nos balões de forma, que trazem personagens e outros formatos. (Fotos: Air Show Sports)

Mais de 60 balões coloridos, divididos em tradicionais e de forma, podendo ter formato de personagens, embelezarão o céu de Torres durante os cinco dias de festival. Já o entretenimento contará com shows musicais de Fernandinho, Lucas Lucco, Raça Negra e Nando Reis.

Os interessados podem obter mais detalhes do festival, valores dos ingressos para os shows e voos de passeio, bem como sobre as competições de balões, no site disponibilizado pela prefeitura de Torres.

Registro feito durante a 29ª edição do Festival Internacional de Balonismo de Torres. (Foto: Air Show Sports)

Serviço

Evento: 30º Festival Internacional de Balonismo de Torres

Quando: de 27 de abril a 1º de maio

Onde: Parque do Balonismo em Torres

Valor: Entrada franca no parque — Shows e voos pagos (ingressos para os shows podem ser adquiridos no site minhaentrada.com.br e os voos com a Air Show Sports (021) 2205 2216 ou to.balonismo@gmail.com).

--

--

Júlia Klaus Bozzetto
Redação Beta

Estudante de Jornalismo da Unisinos, Colunista do Jornal Matéria de Capa, Assessora de Comunicação da Câmara Municipal de Capão da Canoa, entre outros.