Base colorada alimenta o grupo principal na intertemporada

Jovens promessas do Inter integrarão o grupo principal em Atibaia e no CT Parque Gigante, em Porto Alegre

Rafael Passos
Redação Beta
6 min readJun 24, 2019

--

Inter está a um empate da conquista do Campeonato Gaúcho Sub-20 pela 14ª vez.
(Foto: Camila Souza/Internacional)

No último sábado, dia 22, o Internacional divulgou uma lista de 35 jogadores que viajaram para Atibaia (SP), onde o clube fará a intertemporada, período de treinamentos durante a realização da Copa América. Três jogadores oriundos do elenco sub-20 integrarão o grupo principal e serão observados pela comissão técnica: Erik e Leonardo Borges, ambos laterais-esquerdos e de 18 anos, e o zagueiro Pedro Henrique, com a mesma idade.

O elenco fará 20 dias de trabalhos físicos, técnicos e táticos no interior paulista e no CT Parque Gigante, em Porto Alegre. O objetivo é se preparar para os desafios do segundo semestre, quando o Inter disputará o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Libertadores da América. As ausências são Jonatan Alvez, em fim de contrato, e Iago, vendido ao Augsburg, da Alemanha.

Confira abaixo a lista dos 35 relacionados para a intertemporada:

Goleiros: Daniel, Danilo Fernandes, Keiller e Marcelo Lomba
Laterais: Bruno, Dudu, Erik, Leonardo Borges, Heitor, Uendel e Zeca
Zagueiros: Cuesta, Emerson Santos, Klaus, Pedro Henrique, Roberto e Rodrigo Moledo
Meias: D’Alessandro, Edenilson, José Aldo, José Gabriel, Nonato, Patrick, Rithely, Rodrigo Dourado, Rodrigo Lindoso e Sarrafiore
Atacantes: Guilherme Parede, Neilton, Nico López, Pedro Lucas, Rafael Sobis, Tréllez, Wellington Silva e William Pottker

Jovens preparados para o desafio

Laterais-esquerdos Erik e Leonardo Borges integrarão o grupo principal em Atibaia.
(Foto: Thaís Jobim/Rádio Galera)

Os jogadores Leonardo Borges e Erik embarcaram para Atibaia onde vão treinar junto ao elenco principal do Inter. Sábado, após a partida contra o São José, falaram da expectativa de jogar no time principal. “Desde pequeno é um sonho estar com a equipe profissional, ainda mais em clube grande. Sem contar que é uma experiência sensacional. Estou feliz de acompanhar a equipe profissional”, disse Leonardo.

Erik relatou a emoção de integrar o time principal. “É um sonho chegar no profissional e agora é trabalhar para tentar me manter lá, porque como todo mundo diz, muitos chegam, mas o difícil é se manter”, destacou o camisa 6 do time Sub-20 colorado.

O capitão do Inter, Jhonny falou sobre a vitória sobre o São José no jogo de ida da final do Gauchão Sub-20.
(Foto: Thaís Jobim/Rádio Galera)

Inter supera São José e sai na frente na final do Gauchão Sub-20

Internacional superou o São José e saiu na frente na final do Gauchão Sub-20 (Foto: Camila Souza/Internacional)

O Internacional está a um empate da conquista do tricampeonato consecutivo do Campeonato Gaúcho Sub-20. No sábado, dia 22, o Colorado venceu o São José de virada por 2 a 1 pelo jogo de ida da final, na Morada dos Quero-Queros, em Alvorada. O Zeca saiu na frente com o zagueiro e capitão Manu, de cabeça, no final do primeiro tempo, enquanto Jhonny e Nicolas marcaram para o time mandante, ambos na etapa final.

O Colorado. que venceu sete das últimas 11 edições do Gauchão sub-20, buscará o 14° caneco da categoria. Neste período, o Grêmio, por exemplo, tem apenas uma conquista, o campeonato de 2014.

Com a vitória, a equipe comandada por Fábio Matias pode empatar o duelo da volta para o conquistar o título gaúcho. Como o regulamento da final não prevê saldo qualificado, uma vitória do São José por um gol de diferença levará a decisão para os pênaltis. Se vencer por dois gols de diferença ou mais, a conquista será nos 90 minutos. O duelo de volta está marcado para domingo, dia 30, às 15h, no Estádio Passo D´Areia, em Porto Alegre.

Resumo da partida

Depois de alguns minutos estudados, o São José criou a primeira tentativa aos 23 minutos, quando o centroavante Gonzalo, chutou de fora da área e mandou a bola à esquerda do gol defendido por Emerson Júnior. Dois minutos depois, o colorado respondeu com Jhonny, que recebeu na área, e chutou cruzado com perigo pela linha de fundo.

Aos 28 minutos, o defensor colorado Volnei cobrou falta da entrada da área, a bola bateu na barreira e foi para fora. Na cobrança de escanteio, Dudu cruzou e Jonathan cabeceou por cima da trave protegida por Lorenzo. O jogo seguiu com chances dos dois lados. Aos 36, Volnei invadiu a área e chutou no canto, mas Lorenzo fez grande defesa e salvou o São José. Aos 45 minutos, após cobrança de escanteio, o capitão do São José, Manu, cabeceou e fez 1 a 0 para a equipe da zona norte de Porto Alegre.

No segundo tempo, o técnico do Inter promoveu trocas que deram resultado logo aos cinco minutos. O dono da braçadeira colorada, Jhonny, recebeu cruzamento da esquerda e golpeou de cabeça para deixar tudo igual: 1 a 1. Aos 15, Dudu cobrou escanteio e Cazzetta acertou o travessão.

O domínio vermelho seguiu e os donos da casa desperdiçaram oportunidades com Nicolas, Weslei Uptmoor e Dudu. Até que aos 46, após cruzamento da direita, Nicolas mergulhou para tocar de cabeça para as redes e decretar a vitória do Inter por 2 a 1.

Internacional 2 x 1 São José
Ficha Técnica
Local: Morada dos Quero-Queros, em Alvorada
Arbitragem: Marcus Vinícius Gonçalves, auxiliado por Cleber Gilmar Flores e Bruno Prestes França. 4º árbitro: Luiz Hermes Júnior. Delegada: Vera Pavani.
Gols: Jhonny 5´ 2T, Nicolas 46´ 2T (I); Manu 44´ 1T (SJ)
Cartões amarelos: Dudu, Jonathan (I); Tcharles, Cadu, Samuel (SJ)

Internacional: Emerson Júnior, Carrijo (Leonardo Borges), Volnei, Cazzetta (Adriel) e Erik; Jonathan (Luiz Vinícius), Jhonny, Dudu (Lucas Ramos) e Fernando (Weslei Uptmoor); João Victor (Nicolas) e Caio. Técnico: Fábio Matias.

São José: Lorenzo; Everton, Manu, Felipe e Cadu; Samuel, Lissandro e Arthur (Thayllon); Guto (Gabriel), Tcharles e Gonzalo. Técnico: Rafael Porto.

Treinadores avaliam o jogo de ida e projetam a decisão

O técnico do Inter, Fábio Matias avaliou a vitória sobre o São José. (Foto: Thaís Jobim/Rádio Galera)

Fábio Matias, que já treinou os times sub-17 e sub-20 do Inter entre 2016 e 2017, voltou ao Inter em março. Após a vitória sobre o São José, o treinador comentou sobre a partida. “Conseguimos controlar, sustentar o jogo e ter ações ofensivas mais claras. Se trabalharmos na base com um grupo de onze, a gente acaba não tendo formação”, afirmou.

Segundo ele, atualmente o clube trabalha focado na formação. “Estamos desenvolvendo os meninos e, para isso, precisamos ter um grupo qualificado. Hoje nós temos um elenco de 23 atletas com 90% de jogadores nascidos em 2001”, completou.

O técnico do Rafael Porto comanda o São José, que não chegava à final Gauchão Sub-20 há cinco anos.
(Foto: São José/Divulgação)

Para o jogo da volta, o São José vai em busca de um título inédito. O máximo que o Zeca conseguiu foi três vices (2005, 2006 e 2014), todos disputados contra o Grêmio. Após a partida, o técnico Rafael Porto avaliou o resultado e projetou o próximo jogo. “Só nos resta vencer. É para isso que vamos trabalhar forte nesta semana. Saímos muito vivos deste primeiro jogo”, destacou.

--

--