Bento Gonçalves possui o título de Capital Brasileira do Vinho. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Bento Gonçalves)

Bento Gonçalves: Seis propostas para a área da cultura

Ketlindesiqueira
Redação Beta
Published in
5 min readDec 4, 2020

--

A cidade contém diversos atrativos que resgatam as tradições dos imigrantes italianos, como o Vale dos Vinhedos, Caminho de Pedras e o Tour Via Del Vino

A cidade de 120 mil habitantes atrais turistas de diversas regiões do estado. (Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves/Divulgação)

A cidade de Bento Gonçalves é um importante polo industrial e turístico da Serra Gaúcha. Com cerca de 120 mil habitantes, segundo o IBGE, é considerada a ‘Capital Brasileira do Vinho’. O município localiza-se a 124 quilômetros de Porto Alegre e atrai muitos turistas da capital.

O prefeito eleito Diogo Siqueira (PSDB) atuou como Secretário de Saúde de Bento Gonçalves nos últimos quatro anos e como prefeito do município de Santa Tereza anteriormente. Siqueira foi também presidente da AMESNE (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste).

Até o fechamento desta matéria, Siqueira estava com a sua candidatura cassada pela Justiça Eleitoral. A decisão, publicada na quarta-feira, 25 de novembro, também torna inelegível o vice Amarildo Locatelli (PP). Para a juíza Romani Bortolas Dalcin, a coligação usou os canais oficiais da administração municipal para angariar votos, o que é proibido por lei.

Na área da cultura, as propostas buscam dar continuidade ao trabalho da gestão anterior e ampliar algumas iniciativas. Para a Secretaria de Cultura e Lazer, o Plano de Governo da candidatura eleita apresenta seis propostas.

  • Continuidade de execução nas ações previstas no Plano Municipal de Cultura;
  • Ampliação da descentralização da Cultura no interior e nos bairros;
  • Implantação do Projeto Talento da Colônia;
  • Ampliação do Projeto Cinema de Rua;
  • Construção do Novo Prédio da Reserva Técnica do Museu do Imigrante e do Arquivo Histórico;
  • Ampliação a oferta de ações que garantam a qualificação permanente do Setor Cultural (Bento Criativa).

Cultura, lazer e turismo em Bento Gonçalves

Vista do Centro de Bento Gonçalves no dia 9 de maio de 1915. À esquerda o atual Palácio Municipal (Foto: Museu do Imigrante/Divulgação)

As heranças da colonização italiana são marca da cidade. Em 1875, os primeiros imigrantes se estabelecem na região da encosta superior do nordeste do Rio Grande do Sul, onde se localiza Bento Gonçalves, originando a Colônia de Dona Isabel, em homenagem à princesa Isabel de Bragança. Somente em 11 de outubro de 1890 essa colônia é desmembrada do município de Montenegro e torna-se a cidade de Bento Gonçalves.

Vale dos Vinhedos

Vale dos Vinhedos é pioneiro no Brasil na busca por regras de certificação após o advento das Indicações Geográficas de Vinhos. (Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves/Divulgação)

O Vale dos Vinhedos representa o legado cultural e histórico deixado pelos imigrantes italianos. Os costumes e tradições estão enraizados nas pessoas e na paisagem local. A construção de capelas e capitéis, a devoção aos santos, o dialeto vêneto e, principalmente, o cultivo da videira e a produção do vinho são marcas da imigração italiana.

Vales e montanhas cobertos de parreirais marcam a paisagem. As pequenas propriedades rurais dividem espaço com vinícolas de destaque nacional e internacional.

O Vale dos Vinhedos é o principal destino enoturístico do Brasil. Pioneiro na busca por regras de certificação, foi a primeira região produtora do país a alcançar o status de Indicação de Procedência (IP), em 2002, e também da Denominação de Origem (DO), em 2012. O Vale também integra oficialmente o patrimônio histórico e cultural do Estado do Rio Grande do Sul, desde 29 de junho de 2012 (Projeto de Lei 44/2012).

Caminho de Pedras

Caminho de Pedras Um dos mais importantes roteiros de turismo da região. (Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves/Divulgação)

Os Caminhos de Pedra resgatam a herança cultural recebida dos imigrantes italianos, constituindo-se em um museu vivo, onde os descendentes desses imigrantes recebem o visitante e mostram a sua cultura, gastronomia e arquitetura.

Parte do Distrito de São Pedro, o Caminho de Pedras apresenta atividades práticas desenvolvidas nas diversas propriedades, tais como a moagem da erva mate, a elaboração de produtos diferenciados à base de leite de ovelha, o ofício da tecelagem e a elaboração de massas.

Rota Cantina Histórica

As histórias e memórias de um povo e os melhores vinhos. (Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves/Divulgação)

Os imigrantes provenientes do Vêneto e do Trento, norte da Itália, encontraram as condições ideais para produzir vinho nas encostas de Farias Lemos. Nesta rota, o turista pode conhecer histórias e se familiarizar com a cultura por meio da enogastronomia.

Usadas originalmente para guardar os mantimentos, as cantinas são um lugar carregado de saberes e memória que retratam a vida do colono. Os visitantes podem experimentar vinhos típicos, sucos, espumantes e a gastronomia cultural. As cantinas oferecem almoços e jantares com cardápios típicos italianos e regionais.

Tour Via del Vino

Localizada no centro de Bento Gonçalves, a Via del Vino é o coração da cidade, onde a vida social, cultural e econômica se desenvolve. Casas históricas, igrejas, monumentos e bancos marcaram a trajetória da cidade, como a própria sede da Prefeitura.

Na decoração interna da Igreja contém elementos temáticos da uva e do vinho. (Foto: Cultura Bento Gonçalves/Divulgação)

Neste tour, o visitante conhece a Igreja São Bento. Inaugurada em 24 de julho de 1984, a igreja em forma de pipa, totalmente construída em concreto, é uma homenagem à cidade de Bento e sua vocação vitivinícola. A decoração interna, além de motivos sacros, utiliza elementos temáticos da uva e do vinho. São Bento é o ‘protetor dos vinhateiros’.

Já a Capela Nossa Senhora das Neves foi construída com vinho no início do século passado. No início da construção da Capela, uma grande estiagem assolou a região e a água disponível ficava muito distante do local. Usava-se barro amassado com os pés para substituir o cimento, e vinho para fazer argamassa. O vinho foi adicionado à palha de trigo formando a liga empregada para unir os tijolos.

O Museu do Imigrante integra o roteiro cultural de Bento Gonçalves. (Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves/Divulgação)

Outro ponto de destaque do tour é a visita ao Museu do Imigrante. O prédio do museu já foi a administração da Estação de Sericicultura e Escola Agrícola. Desde 2005, passou a integrar o roteiro cultural de Bento Gonçalves. Outro local do tour que o visitante conhece é a Rua Coberta. O espaço de apresenta atrações culturais para a comunidade e turistas, além de receber diversas feiras e eventos.

--

--