Brasil registra recorde de famílias endividadas em 2022

Número atingiu 75,3% dos lares brasileiros no último mês de abril e se manteve elevado em maio

diego mello
Redação Beta
3 min readJun 22, 2022

--

Famílias endividadas chegam ao mais alto patamar histórico (Fonte: Pesquisa de endividamento e inadimplência PEIC)

O alto endividamento das famílias brasileiras é um retrato do desemprego, da inflação alta, dos salários baixos e do uso de cartão de crédito. Desde outubro de 2021,a parcela de devedores ultrapassou mais de 70% das famílias, segundo o PIEC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor). Desde então, se mantém num patamar bem elevado. Os inadimplentes, aqueles que já estão com contas atrasadas, também registra um grande percentual.

Inadimplência atinge 24,5%, e o número total de famílias endividados é de cerca de 3 milhões (fonte: Fecomercio SP)

O tipo mais comum de dívida se encontra no cartão de crédito, seguido de carnês e crédito pessoal. Entre as pessoas que recebem mais de dez salários, além do cartão de crédito, financiamentos de carro e casa aparecem como principal motivo.

Dividas em todos os segmentos subiram na comparação com o mesmo período do ano passado. Destaque para os cartões de crédito. (fonte: Fecomercio)

No atual cenário, as pessoas estão se reeducando para utilizar os cartões. É o caso da auxiliar administrativa Yasmin Cristina Pohlmann, que usava o cartão para pagar compras de mercado, quando percebeu que parcelar deixava o juros muito alto. Hoje, ela utiliza o crédito apenas para corridas de Uber e aumentou sua carga horária de trabalho, para conseguir pagar todas as despesas do mês.

“O país está numa grande crise desde o golpe. Eu estou tentando me adequar a essa nova realidade como posso. E uma das maneiras foi passar das 6h para 10h de trabalho” completa Yasmin.

Já a professora Mayara Santos da Rosa, possui dois cartões, um com limite baixo e outro para comprar no crédito. “Utilizo o crédito mesmo para conseguir comprar mais utensílios para casa, pois me mudei recentemente. Normalmente lido bem com os gastos, mas com a mudança, precisei pagar no débito, o crédito me ajudou a não ficar sem dinheiro”, conta Mayara.

No mês de maio, por conta da mudança da casa, ela acabou atrasando a fatura, já conseguindo colocar as contas em dia em junho. Morando sozinha, gostaria de poder comprar alimentos na forma parcelada, facilitando para controlar os gastos dividindo em mais vezes.

Saiba como renegociar uma dívida

Para saber se seu nome não está na lista de inadimplência, basta acessar Refin, Pefin ou cartórios. As negociações de dívidas podem ser realizadas a qualquer momento por meio da plataforma Serasa Limpa Nome. No site, é possível negociar dívidas de forma totalmente online, com descontos que chegam a até 90%. Basta acessar e digitar o CPF. Logo, o consumidor poderá visualizar suas dívidas atrasadas, escolher uma opção de negociação e gerar o boleto para a realização do pagamento. A retirada da dívida do CPF do consumidor acontecerá em até cinco dias úteis, após a confirmação do pagamento do primeiro boleto.

--

--