Gaúcho de Futebol Americano é disputado de forma virtual

Por conta da pandemia, FGFA promove o tradicional campeonato através do jogo Madde 20

Laura Blos
Redação Beta
5 min readNov 10, 2020

--

A pandemia do novo coronavírus impactou fortemente as competições esportivas ao redor do mundo e, como alternativa, muitas modalidades passaram a realizar seus campeonatos através dos jogos digitais. Uma das modalidades que desenvolveu essa medida foi o futebol americano.

No sábado, 7 de novembro, foi realizada a semifinal do Campeonato Gaúcho de Madden 20 — quase como um jogo “FIFA” do futebol americano —, promovida pela Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA) e a Reality XP.

Vice-presidente da FGFA, Henrique Riffel explica que o Campeonato Gaúcho de Madden é uma novidade para a FGFA, assim como para muitas federações no Brasil. "Neste ano, somos a quinta federação a executar um certame neste modelo", afirma.

Riffel reiterou, ainda, que a ideia de realizar o evento de forma remota já vinha sendo estudada pela Federação. “Os e-Sports se desenvolvem a passos largos e não podíamos ficar de fora. Já tínhamos uma ideia de realizar a competição, mas não tínhamos o know-how. Então, uma empresa de São Paulo entrou em contato comigo para pôr em prática os planos da competição”, conta.

Campeonato Gaúcho foi realizado através do Madden 20. (Imagem: Reprodução/Reality XP/Youtube)

O evento conta com a participação de representantes dos times Porto Alegre Pumpkins, Canoas Bulls, Bulldogs FA, de Venâncio Aires, e Canoas Jaguars, todos filiados à FGFA. Riffel esclarece que todos os times se filiaram a partir do interesse e da possibilidade de cumprir com os requisitos para a participação na competição, realizada através do console de PlayStation 4 e do jogo Madden NFL 20. No novo formato, os representantes das equipes gaúchas escolheram um time competidor da NFL para disputarem o campeonato gaúcho.

Os jogos das semi-finais contaram com a participação de Henrique Altieri, representando o Pumpkins; Aires Júnior, jogando pelo Buldogs; Gerson Machado, como jogador do Bulls; e João Pouey, representando o Canoas Jaguars.

Disputando a primeira vaga para final, Altieri e Aires Júnior se enfrentaram em um jogo marcado por interceptações, com grande destaque às defesas. No fim, o representante do Buldogs FA garantiu a classificação com o placar de 38 a 12.

No segundo jogo da noite, as equipes Bulls e Jaguars representaram Canoas no primeiro clássico citadino. Com emoção ao longo de toda a partida, João Pouey, representando o Jaguars, virou o jogo restando 1minuto e 54 segundos para o término da partida, conquistando a segunda vaga para a final com o placar de 12 a 8.

Jaguars marca touchdown pouco antes do fim da partida. (Imagem: Reprodução/Reality XP/Youtube)

Semelhança com a realidade

Leonardo Oberherr, conhecido como Ober, comentou os dois jogos e destaca as semelhanças entre os times físicos e os escolhidos pelos atletas para a disputa do campeonato virtual. “Os players usaram times com características equivalentes às dos times na vida real, seja no playbook, seja nos estilos dos jogadores", esclarece.

Aluno da Unisinos, Ober já realizou a narração e comentários de diversos jogos dos campeonatos de futebol americano diretamente no campo e contou à reportagem um pouco sobre a diferença entre comentar um jogo real e um virtual. “Existem basicamente duas questões que diferenciam uma partida da outra. Um jogo na vida real, normalmente, tem o seu áudio vazado para o estádio, ao vivo, então os jogadores têm a oportunidade de escutar a narração e o comentarista”, destaca.

Para ele, “tanto o narrador quanto o comentarista precisam se policiar, senão eles podem falar algumas coisas e dar dicas para os jogadores em campo, coisa que no videogame a gente pode fazer, porque a jogada vai mudando. Outra questão é que, na vida real, o jogo tem mais pausas e pausas maiores do que no jogo online, então, os comentários no videogame têm que ser bem mais rápidos, diretos e dinâmicos, assim como a narração”, define.

Avaliação dos participantes

Ao final dos jogos do último sábado, os atletas Henrique Altieri, do Pumpkins, e João Pouey, do Jaguars, destacaram o formato e a preparação para volta do campeonato físico. Altieri evidenciou a importância de manter o esporte ativo no Rio Grande do Sul, mesmo que o desempenho nem sempre seja o melhor. “Poder jogar representando o time é muito gratificante, mesmo perdendo ou fazendo recorde de interceptação. Mas eu estou muito feliz de ter brincado, de realmente ter feito esse campeonato”, comenta o jovem, que sente falta da vivência no futebol americano “na vida real”. "Infelizmente, a gente não está conseguindo realizar nosso grande objetivo, mas dessa forma a gente pode rever os amigos, pode ver a torcida se divertindo. Acho que isso é muito importante para gente, para o FA e para todo mundo aqui do Rio Grande do Sul”, frisa.

Ober participou da transmissão e também entrevistou os atletas. (Imagem: Reprodução/Reality XP/Youtube)

Já o atleta Pouey, do Jaguars, falou um pouco da preparação que o clube realiza para a temporada. “Estamos passando por uma transformação e vocês vão se surpreender.” O jovem alertou ainda para as ideias que o Jaguars planeja para o próximo ano. “Reformulamos todo o playbook, que está com muita coisa boa, coisas que observamos da NFL, que pegamos de alguns times também, de forma que fique melhor para gente”. Os treinos do clube, segundo Pouey, têm sido físicos, mesmo que o time siga fazendo muita coisa pela internet, como reunião de coach por área. “Quando voltar, vai ser com tudo”, enfatiza.

Riffel afirma que aguarda o término do campeonato deste ano para planejar os próximos passos. “A ideia é seguir com a competição nos próximos anos e aumentar o número de jogadores”, declara.

A final do Campeonato Gaúcho de Madden 20 ocorre no sábado, dia 14, às 20h30, no canal da Reality XP, no Youtube. O terceiro lugar será disputado no mesmo dia, levando ao campo virtual o Bulls contra o Pumpkins, enquanto o grande vencedor sairá do confronto entre Bulldogs e Jaguars.

Independente do resultado desse confronto, os dois finalistas — Bulldogs e Jaguars — já estão classificados para o Campeonato Brasileiro de Madden 20, que contará com a participação de jogadores de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Cerrado.

--

--