Canela: Agenda cultural consolidada e pouco espaço para novidades

Reeleito, Constantino Orsolin (MDB) não teve cultura como foco na campanha. Um dos projetos é incrementar parceria com CTGs

Renata Garcia
Redação Beta
2 min readDec 4, 2020

--

Município de Canela é reconhecido por abrigar festivais nacionais e internacionais. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Canela)

A pouco mais de 100 quilômetros da capital, Canela, na Serra Gaúcha, é reconhecida por suas belezas naturais, atrativos turísticos e também culturais. O município conta com atividades com mais de 20 anos de existência, como o Festival de Teatro. Com a pandemia, grande parte dos eventos tiveram que ocorrer de forma online, com o respaldo do Poder Executivo. Além disso, Canela conta com o Festival Nacional da Música, que reúne artistas de todo o Brasil, e com o Festival de Teatro de Bonecos.

Essa agenda cultural já estava contemplada pela administração de Constantino Orsolin (MDB), reeleito para os próximos quatro anos, mas a Beta Redação buscou seu plano de governo, apresentado na campanha eleitoral, para apurar quais serão as principais propostas para o fomento da cultura na cidade.

Festival de Bonecos toma as principais ruas do município da Serra Gaúcha. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Canela)

Antes mesmo das eleições, a Secretaria de Turismo e Cultura já havia anunciado a projeção de mais de 400 atividades artísticas entre agosto de 2020 e janeiro de 2021, conforme relata o secretário Angêlo Sanches. Outro evento cultural realizado em formato híbrido foi a Temporada de Inverno, oportunidade que mobilizava os artistas locais nas ruas da cidade.

Mesmo com o estímulo constante das atividades artísticas e culturais, durante a campanha eleitoral, a candidatura de Orsolin não divulgou materiais voltados à cultura. Nas redes sociais, pouco ou quase nada se encontra sobre o apoio aos atores culturais.

Em seu plano de governo, o termo “cultura” é citado oito vezes. A proposta inicial é que a cultura se torne um processo de educação, fazendo parte dos planos escolares. Além disso, o governo idealiza promover festivais e eventos na área, impactando de forma direta a economia do município.

Outro tópico levantado dentro do plano é o incremento da parceria com o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) e outros movimentos culturais. Da mesma forma, o Executivo visa construir convênios com entidades públicas e particulares para ocupação dos espaços esportivos e culturais existentes.

Por fim, o plano tem como foco a consolidação, a qualificação e a inovação dos projetos culturais atuais do município.

--

--

Renata Garcia
Redação Beta

24 anos e estudante de Jornalismo. Por aqui, relatos do cotidiano. Além disso, falo sobre inovação e tecnologia na @gramadosummit!