Especialista critica declaração de Bettina Rudolph: “Discurso péssimo”

Vídeo de jovem formada em Administração viralizou ao sugerir que é fácil enriquecer investindo na bolsa de valores

Arthur Marques
Redação Beta
3 min readApr 10, 2019

--

Bettina afirma que ganhou um milhão de reais em apenas três anos. (Foto: Reprodução/YouTube)

“Oi. Meu nome é Bettina, eu tenho 22 anos e 1 milhão e 42 mil reais de patrimônio acumulado”. Se você costuma assistir conteúdos no YouTube, certamente você já conhece essa propaganda. Neste vídeo, Bettina Rudolph, formada em Administração, diz ter usado investimentos para transformar R$ 1.520 em mais de um milhão de reais em apenas três anos.

Para o especialista em educação financeira, Adalberto Santos, o caso de Bettina é considerado um ponto fora da curva, uma vez que contou com o auxílio de assessoria financeira na hora de começar com os investimentos. “Do ponto de vista da educação financeira, este tipo de discurso é péssimo. Ele trás, a quem escuta, uma espécie de solução mágica, sugere que em três anos a pessoa estará milionária. Cria na cabeça de muitos a ideia de que basta você ter acesso a essa solução para ficar rico. E nós sabemos, isso não é verdade”, afirma Adalberto.

Adalberto Santos destaca a importância de adquirir conhecimento antes de investir. (Foto: Arthur Marques/Beta Redação)

Além disso, segundo ele, a pessoa que pretende se tornar investidor deve ter consciência do risco. “É de suma importância o indivíduo ter um mínimo de educação financeira para investir na bolsa, para saber sobre o terreno que pisa”, conclui.

A B3, uma das principais empresas especializadas na infraestrutura do mercado financeiro, divulgou em março deste ano que apenas 982.721 pessoas físicas investiam em ações. Apesar de o número representar um crescimento de 40% em um ano, é quase irrelevante quando comparado à população de cerca de 209 milhões de pessoas.

Depois de iniciar pesquisas na internet sobre como investir na bolsa de valores, Alexandre Adamatti, de 23 anos, começou a buscar no mercado de ações uma oportunidade de investimento. “Encontrei em um site de compras coletivas a oferta de um curso sobre investimentos em ações. Não tive dúvida em adquirir o curso. Foi de grande valia porque desmistificou a bolsa para mim”, explica o estudante de administração.

Vendo sua renda extra crescer, Adamatti ressalta a importância de fazer um curso de educação financeira antes mesmo de investir. “Sem o curso de educação financeira que realizei, certamente não daria certo. Ao contrário do que Bettina Rudolph diz no vídeo, não existe receita para ficar rico. Vejo que a única possibilidade de crescer na bolsa de valores é buscando o conhecimento e a sabedoria na hora de analisar onde investir,” completa o investidor.

Responsável pelo interesse de Alexandre pela bolsa de valores, Roberto Adamatti não acredita que a história de Bettina seja fácil de replicar. “É aquele caso do estatístico. É possível, mas improvável. A probabilidade é muito baixa. Acaba sendo o equivalente a você dizer assim: leia este livro e fique rico. Pode acontecer? Sim, pode. Mas não é fácil para a grande maioria”, comenta o investidor da bolsa de longa data.

--

--