Centro Municipal de Dança incentiva o acesso à atividade artística na capital gaúcha

O Projeto Dança Comunidade está presente em diversos bairros proporcionando aulas gratuitas, inserindo a comunidade em práticas culturais há um ano

Torriê Aliê
Redação Beta
3 min readMay 22, 2023

--

Alunos da turma da tarde do Ballet Elizabeth Santos, recebem aulas gartuitas através do Projeto Dança Comunidade. (Foto: Arquivo Pessoal / Airton Tomazzoni)

No ano de 2022, o Centro Municipal de Dança, orgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) de Porto Alegre, deu início ao Projeto Dança Comunidade, com o objetivo de buscar ampliar e democratizar o acesso ao ensino da modalidade em Porto Alegre.

Atuando há um ano, este projeto cultural conta com o apoio do Centro Comunitário Primeiro de Maio (CEPRIMA), Ballet Elizabeth Santos, Escola de Ballet Aline Rosa e o Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues. Com essas parcerias, o Projeto consegue estar presente na Zona Norte, Nordeste e Centro-Sul da capital e nos bairros Passo D’Areia e Meninos Deus. Em 2023, está também na Zona Leste, Alto Petrópolis e na Zona Sul, no bairro Cavalhada.

No vídeo, a seguir, vamos conferir a aula de dança para o público da terceira idade:

O Centro Comunitário Primeiro de Maio (CEPRIMA) reecebe o público da terceira idade do Projeto Dança Comunidade. (Vídeo: Arquivo Pessoal / Airton Tomazzoni)

Segundo o idealizador e coordenador do Dança Comunidade, Airton Tomazzoni, são diversas as atividades disponíveis de forma gratuita:

“Cada espaço que acolhe o projeto define as aulas conforme o público, como por exemplo: balé, dança de salão, danças urbanas, dança criativa e danças circulares.”

A história do Ballet Elizabeth Santos no Dança Comunidade:

Há 30 anos em atuação funcionando como escola de balé, e incentivando a dança e o autoconhecimento, o espaço Ballet Elizabeth Santos, é um dos principais apoiadores dessa grande iniciativa, que visa fornecer aulas para crianças entre 4 e 9 anos de forma gratuita.

Aulas de Balé na escola “Ballet Elizabeth Santos” (Vídeo: Arquivo Pessoal / Airton Tomazzoni)

A proprietária da Escola, Elizabeth Santos, compartilha que há 22 anos a sua escola faz parte do “Projeto Ballet para Todos”, que integra o Dança Comunidade, visando proporcionar esse momento “tão sonhado pelas crianças, pois muitas vezes querem ser bailarinas, estar no mundo mágico das apresentações e calçar as tradicionais sapatilhas.” Afirma Elizabeth Santos.

E foi pensando em realizar sonhos, proporcionar a dança na vida dessas pequenas artistas que o balé entra nesse cenário de oportunidades:

“Talento não tem endereço, se as pessoas tiverem oportunidade, uma luz na vida, então elas vão mostrar, se sentir cidadãs, pertencentes à sociedade.” destaca Elizabeth.

A escola conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre e no espaço localizado na Av. Protásio Alves, nº 7248, Jardim Itu-Sabará, Alto Petrópolis — Porto Alegre, atende 20 alunos pela manhã e 15 alunos na parte da tarde, nas terças-feiras e nas quintas-feiras, onde contam com toda a infraestrutura necessária para o aprendizado.

Roupas e sapatilhas para compor a dança

A Escola Elizabeth Santos conta com o apoio da Ballare Malhas, empresa de Farroupilha, na serra gaúcha, que apoia o “Projeto Ballet para Todos” e que presenteia as alunas com o kit completo, composto por: tutu, collant, meia calça e sapatilha.

Com as tradicionais roupas de bailarina, as alunas da escola Ballet Elizabeth Santos estão prontas para os ensaios e as apresentações artísticas. (Foto: Arquivo Pessoal / Elizabeth Santos)

Para saber mais e como se inscrever no Projeto Dança Comunidade:

Através do site do Cento Municipal de Dança de Porto Alegre: http://cdancasmc.blogspot.com e também no instagram: https://www.instagram.com/centrodedancasmc/

Vale ressaltar: as inscrições são gratuitas e para todos os interessados.

--

--