Clássicos do futebol mundial são reeditados em evento de e-games

Iniciativa mobilizou jogadores, repórteres, comentaristas e produção em três partidas disputadas no Labtics

Camila Tempas
Redação Beta
4 min readJun 11, 2019

--

Atividade proporcionou uma experiência completa de cobertura de E-games. (Foto: Pedro Viero/Beta Redação)

Mais de vinte alunos da Unisinos acompanharam, nesta segunda-feira, 10, a vitória do Liverpool sobre o Tottenham na reedição da Champions League, assim como a derrota da Argentina para a seleção uruguaia, que venceu a Copa América 2019. Numa segunda partida da Champions, o Tottenham reverteu o resultado da primeira partida e venceu os reds por 1 a 0.

A segunda edição do Arena Beta e-SPORTS ocorreu no Laboratório Avançado de Tecnologias e Informação — Labtics e teve início às 19h30. Produzido pelos alunos do curso de Jornalismo, na disciplina de Laboratório de Jornalismo Editoria de Esporte, a atividade teve a orientação dos professores Sérgio Endler, Micael Vier Behs e Silvio Alves.

De acordo com o professor Sérgio, a ideia do projeto surgiu a partir das narrações de futebol em rádio e televisão. “Trazendo isso para a sala de aula através do e-SPORTS, possibilitamos a experiência dos alunos narrarem e comentarem as partidas”, destaca.

Para o professor Silvio Alves, esse tipo de experiência dinâmica deveria ser ainda mais desenvolvida. “A universidade é um ambiente de interação que propicia às pessoas experienciar situações diferentes como o planejamento de evento e direção de imagem”, explica. Para ele, os esportes virtuais estão se consolidando e fazem parte do universo dos alunos, daí vem a importância de oferecer esse tipo de atividade no cronograma da atividade acadêmica.

No comando do Liverpool, Marcelo comemora o primeiro gol da partida. (Foto: Pedro Viero/Beta Redação)

Com a narração de Rafael Passos, o primeiro jogo do Arena Beta e-SPORTS reapresentou a decisão da Champions League entre Liverpool e Tottenham, com duração de 12 minutos divididos em dois tempos. As reportagens e comentários ficaram por conta dos alunos Lucas Lanzoni e Matheus Vargas. Como jogadores estavam Marcelo Janssen à frente do Liverpool e Matheus Klassmann representando o Tottenham. A partida acabou com a vitória do Liverpool por 2 a 0.

Segundo Marcelo, o projeto traz inovação ao curso de Jornalismo. “Nunca pensei que fosse ter uma experiência desse tipo na faculdade. Acho que a Unisinos está atenta às inovações em esportes e buscou proporcionar uma atividade que contemplasse uma dinâmica de jogo e cobertura aos alunos. Espero que permaneçam com o projeto por muito tempo”, relata.

A segunda partida da noite foi entre Uruguai, representado por Lucas Lanzoni, e Argentina, representada por Matheus Vargas. Dessa vez, Matheus Klassmann e Marcelo Janssen produziram as reportagens e comentários, enquanto Rafael fazia a narração. À frente do time uruguaio Lucas venceu a partida da Copa América sobre a Argentina por 2 a 1.

Para Lucas, a proposta oferecida pela disciplina foi enriquecedora e possibilitou uma experiência diferente no jornalismo. “Foi interessante participar desse projeto junto com os colegas, porque traz uma visão diferente sobre a cobertura jornalística esportiva”, destaca.

O último jogo da noite também foi uma reedição da final da Champions League. A aluna Caren Rodrigues representou o Tottenham e venceu a partida por 1 a 0 contra o Liverpool, representado pelo estudante Felipe Silva.

Para Caren, o E-sports faz parte do que estamos vivenciando em se tratando de avanços tecnológicos. “Assim como vários conceitos estão sendo revistos, o conceito de esporte também está se abrindo para novos formatos”, comenta. A narração da partida ficou por conta de Marcelo Janssen. Os comentários e reportagens foram realizados por Lorenzo Panassolo e Henrique Bergamann.

Única mulher a disputar a competição, Caren venceu o confronto contra Felipe Silva em jogo acirrado. (Foto: Pedro Viero/Beta Redação)

O projeto Arena Beta e-SPORTS mobilizou a turma em diversas funções que replicam a produção de um evento esportivo. As estudantes Helen Appelt e Jessica Santos ficaram responsáveis pela direção de imagem. Guilherme Pech desenvolveu o logo e as artes do evento para as mídias sociais. A coordenação das redes sociais, a partir das quais se gerou uma cobertura em tempo real do evento, ficou sob a responsabilidade de Bruna Bertoldi, Maria Carolina Melo e Amanda Buneker. Já a cobertura do Arena E-Sports foi produzida pelos editores Camila Tempas e Gabriel Nunes, com apoio do fotógrafo Pedro Viero. O laboratorista responsável pela parte técnica foi Juarez de Andrade Júnior.

--

--