Clube do Albano promove encontro com artistas em Novo Hamburgo

Primeira exposição do projeto reúne nomes que se destacaram em movimento cultural na década de 70

Espaço Cultural Albano Hartz recebe o Clube do Albano, juntamente com a exposição Movimento Casa Velha — 40 anos

O evento Clube do Albano teve sua primeira edição em Novo Hamburgo neste sábado, dia 26. A proposta é reunir, até novembro, artistas que participaram de uma mobilização cultural da cidade nos anos 70, chamada Movimento Casa Velha.

Os happenings — bate-papo com o artista, acompanhado de músicos locais — acontecerão paralelamente às exposições na Pinacoteca Municipal, que fica no Espaço Cultural Albano Hartz. Daí o nome Clube do Albano. Além de ver as obras, o público poderá conversar com os artistas. Quem visitar a mostra até 16 de outubro encontrará obras de Lurdi Blauth e Gilmar Luiz Tatsch, o chargista Tacho. Assim que a exposição Movimento Casa Velha terminar, a Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo passará a abrir editais para que outros artistas mostrem seu trabalho no Clube.

Segundo os organizadores, é importante movimentar a cena cultural do município. Oferecer arte às pessoas em locais públicos, com acesso democrático, é uma iniciativa que facilita o diálogo e incentiva as expressões populares, retirando da arte uma perspectiva elitista, como explica a jornalista da Secretaria de Cultura Marina Mentz.

A artista Lurdi Blauth (dir.) conversa sobre sua obra (ao fundo) (Foto: Victor Thiesen/Beta Redação)

Na manhã em que o Clube foi inaugurado, Lurdi conversou com 15 pessoas sobre as duas séries fotográficas que estão em exposição: Ninhos Habitados e Paisagens Enclausuradas. Os que escutavam Lurdi eram amigos, professores de arte, artistas e alunos dela, que também é professora de Artes Visuais na Universidade Feevale. Durante a conversa de uma hora, a plateia ficou atenta ao modo muito pessoal, tranquilo e com respingos de discurso acadêmico da artista. A participação do chargista Tacho no Clube está prevista para o dia 16 de setembro.

Obra do cartunista Tacho, em exposição no local (Foto: Victor Thiesen/Beta Redação)

Para a professora de Licenciatura em Artes Visuais aposentada e artesã Cristina Mentz, que participou do encontro, compreender o processo pelo qual passa o artista enriquece muito a própria apreciação da obra. Cristina, que foi colega de Lurdi na faculdade de Desenho e Plástica da Feevale, destaca a trajetória da artista convidada. “Tem uma caminhada muito rica, de constante busca por novas formas de comunicação”, explica.

Vale a pena chegar mais cedo para se ter uma primeira impressão das obras expostas antes da conversa com o artista. Depois, no diálogo, o público enriquece a experiência ouvindo o relato do processo e das intenções do autor. As pessoas que se interessarem podem escutar músicos locais tocando ao vivo e também conferir a obra memorial permanente de Carlos Alberto de Oliveira, o Carlão, na sala ao lado — a mostra atual é Sons que pulsam na obra de Carlão.

Movimento Casa Velha — 40 anos é uma exposição com três rodadas. A de Lurdi e de Tacho é a segunda. A primeira, finalizada no dia 24 de julho, contava com as obras de Flávio Scholles e Marciano Schmitz, artistas que fundaram o Movimento com Carlos Alberto de Oliveira, que morreu em 2013. A terceira rodada acontece a partir do dia 28 de outubro. Os nomes dos próximos convidados ainda não foram divulgados oficialmente.

O quê: Clube do Albano

Quando: 16/09, 28/10, 25/11

Onde: Pinacoteca Municipal, no Espaço Cultural Albano Hartz (Passeio Calçadão Osvaldo Cruz, 112 — Centro, NH)

Horário: às 10h

Quanto: Gratuito

Beta Redação

A Beta Redação integra diferentes atividades acadêmicas do curso de Jornalismo da Unisinos em laboratórios práticos, divididos em cinco editorias. Sob a orientação de professores, os estudantes produzem e publicam aqui conteúdos jornalísticos de diversos gêneros.

)
Victor Dias Thiesen

Written by

Beta Redação

A Beta Redação integra diferentes atividades acadêmicas do curso de Jornalismo da Unisinos em laboratórios práticos, divididos em cinco editorias. Sob a orientação de professores, os estudantes produzem e publicam aqui conteúdos jornalísticos de diversos gêneros.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade