Começa a 30ª Copa Unisinos

A maior competição esportiva universitária do Mercosul inicia no dia 18, quarta-feira. Acompanhe a cobertura na Beta Redação Esporte.

Imagem da 29ª edição da Copa Unisinos. (Foto: Roberto Caloni/Beta Redação)

A 30ª edição da Copa Unisinos tem sua abertura na próxima quarta-feira, 18, com a recepção das delegações e uma pequena confraternização à noite. Trata-se da maior competição esportiva universitária do Mercosul, reunindo equipes de Brasil e Uruguai. Os jogos iniciam na quinta, 19, e vão até domingo, 22.

O evento receberá equipes masculinas e femininas de diversas instituições de Ensino Superior. Delegações de Estados de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, além do Rio Grande do Sul já estão confirmadas, assim como a participação de esportistas do Uruguai.

Serão aproximadamente 1200 participantes inscritos, sendo 22 instituições, para disputarem as modalidades de atletismo, basquete, futebol de campo, futsal, handebol, jiu-jitsu, judô, rugby, tênis de mesa, voleibol e vôlei de areia.

As competições ocorrerão em quatro locais diferentes:
1. UNISINOS: Av. Unisinos, 950 — Bairro Cristo Rei — São Leopoldo
2. COLÉGIO SÃO JOSÉ: Av. Mauá, 980 — Bairro São José — São Leopoldo
3. GINÁSIO DO SESI: R. Alberto Scherer, 743 — Bairro Rio Branco — São Leopoldo
4. CLUBE ESPORTIVO AIMORÉ: Rua Concórdia, 450 — Bairro Cristo Rei — São Leopoldo

Durante os quatro dias de competição, os universitários visitantes ficarão alojados nas dependências do Centro de Esporte e Lazer da Unisinos. Jorge Teixeira, professor de educação física e Coordenador das Equipes Esportivas da Unisinos, diz que o contato entre os atletas é interessante.

“As disputas ficam apenas dentro das quadras, fora delas existe respeito e amizade. As pessoas se conversam. Tem a questão de estar face a face e não apenas nos celulares”, acrescenta o professor.

De acordo com o professor de educação física e Coordenador de Eventos do Centro de Esporte e Lazer da Unisinos, Fernando Chaves, a Copa tem como objetivo promover e incentivar o esporte universitário, bem como fomentar intercâmbio entre alunos e professores e incentivar a prática do esporte e qualidade de vida.

Para quem tem interesse em assistir às competições de perto, segue abaixo uma tabela dos locais e horários conforme as modalidades dos quatro dias de competição.


(Foto: Arquivo pessoal de Gabriel Schmitt)

Gabriel Schmitt é aluno de licenciatura em Educação Física da Unisinos e participará pela quarta vez da Copa, na modalidade de atletismo. No ano passado, Gabriel competiu em três diferentes corridas. Não levou medalhas para casa, mas conquistou, junto à equipe Unisinos, o título de Campeã Geral no Atletismo. Segundo ele, foram excelentes resultados. A ansiedade para esta edição é grande.

“Poder participar de competições como essas traz interação e aprendizagens para todo os atletas, mas também é uma forma de melhorar minha performance, mostrar a minha evolução profissional e ter o prazer de representar a intuição em que estudo”, conclui o esportista.
Like what you read? Give Nagane Frey a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.