CRÍTICA: “Antes que a noite acabe” presta homenagem à cena drag

yasmim fernandes borges
Redação Beta
Published in
2 min readAug 27, 2022

Exposição exalta orgulho LGBTQIA+ em obras artísticas marcantes

Obra luminosa representando artistas da cena drag local (Foto: Yasmim Fernandes Borges/Beta Redação)

Sandro Ka, artista visual que em seus trabalhos anteriores apresentou inspirações da arte contemporânea, apresentou sua exposição na Casa de Cultura Mário Quintana com a obra “Antes que a Noite Acabe”. Nela, ele homenageia a cena drag queen porto alegrense, trazendo nomes famosos no passado e no presente. A mostra, que se encerrou no dia 25 de agosto, fez parte da agenda do mês orgulho LGBTQIA+ na Casa de Cultura.

Quando chegamos ao local, nos deparamos com apenas três obras, que pode ser considerado pouco, mas que trazem consigo um imenso sentido de representatividade, luta e pertencimento. Afinal, abrir espaço para a cultura drag em um dos locais culturais mais visitados da cidade é um ato de resistência enorme.

Entrando na Casa de Cultura Mário Quintana, no andar térreo, e seguindo à direta até o final no Espaço Marilene Bertoncheli, nos deparamos com um monte — literalmente — de perucas. Facilmente a obra poderia ser utilizada como uma só peruca pelas drags que habitam não só a cidade de Porto Alegre como o mundo todo. No universo drag uma referência é o programa norte-americano Rupaul’s Drag Race, onde as artistas utilizam grandes perucas, saltos gigantescos e roupas chamativas para trazerem aos jurados um espetáculo inesquecível.

Várias perucas formam uma das obras da exposição (Foto: Yasmim Fernandes Borges/Beta Redação)

Em seguida, fixado na parede, vemos um letreiro com escritas cintilantes, em neon, que exibem os nomes de drags que já passaram por aqui e das que ainda estão presentes — e resistentes. Outra obra exposta é uma mão de manequim, com diversas joias brilhantes ao redor, o que pode ser entendido como uma representação do brilho que as artistas levam para seus shows.

É possível notar também algo que não está dentro da exposição mas que, ironicamente, acaba dando um toque a mais no local: um globo de luz, que traz alusão à noite, antes dela acabar. As obras são memoráveis e homenageiam a resistência dessas artistas.

--

--