CRÍTICA: Encanto apresenta a imperfeição da família Madrigal

Animação faz reflexões sobre as relações familiares e alerta sobre a importância do afeto

João Teixeira
Redação Beta
3 min readMar 19, 2022

--

Madrigal, uma família extraordinária que vive escondida nas montanhas da Colômbia, em uma casa mágica.(Foto: Disney/Reprodução)

Em 109 minutos de duração, a animação Encanto traz a mensagem mais marcante dos filmes da Walt Disney Animation Pictures, ao retratar a realidade de muitas famílias. O longa-metragem conta a história de uma família colombiana chamada Madrigal, composta por onze integrantes com poderes mágicos, que refletem suas personalidades; e a protagonista Mirabel, uma jovem normal, portanto diferente dos demais.

Com direção de Byron Howard e Jared Bush e produção de Yvett Merino e Clark Spencer, a animação foi lançada em 2021 e coleciona diversas premiações. Entre elas, o Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação em 2022. Além disso, o filme possui três indicações ao Oscar: Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Canção Original e Melhor Filme de Animação.

Assim como em outros filmes produzidos pela Disney, a história e as canções de Encanto têm o objetivo de trazer uma lição. Neste caso, uma crítica às dinâmicas familiares, expondo atitudes abusivas e parentes narcisistas. O filme mostra que a imperfeição não deve ser julgada. Independentemente dos defeitos, o ser humano não deve exigir a perfeição do próximo, apenas aceitar.

Podemos analisar, durante o longa-metragem, que Mirabel sofre diversas vezes por ser desprovida de poderes, sendo excluída do ciclo afetuoso. É possível tomar conta destes acontecimentos a partir do ponto em que a jovem é esquecida em uma fotografia familiar. E, assim como Mirabel, Bruno — outro componente da família — é apagado por possuir o dom de prever o futuro.

Mirabel busca a ajuda de Bruno para salvar família. (Foto: Disney/Reprodução)

Como toda boa família, os Madrigal não possuem nada de perfeito. Dinâmicas familiares normalmente apresentam complicações e é muito comum ver em filmes infantis a mensagem de união e família. Desta maneira, a personagem procura trazer de volta os valores de afeto, amor e carinho deixados de lado na tentativa de preservar a todo custo a magia que cerca a família.

Mesmo apresentando nitidamente uma mensagem, o filme deixa, em diversos aspectos, o espectador muito curioso, gerando diversas teorias. Apesar de não possuir poderes especiais, Mirabel, assim como sua Abuela (avó, em espanhol) — guardiã da vela e do milagre — tem uma ligação com a Casita, casa que abriga a família Madrigal. Vale ressaltar que Abuela também não possui nenhuma magia. Sendo assim, será que Mirabel se tornará sucessora de sua avó?

Tal como outros filmes da Disney, Encanto merece total atenção e deve ser assistido por todas as pessoas. O filme é perfeitamente harmônico, conta com uma narrativa divertida e encantadora. A sonoplastia deixa os momentos mais vivos, despertando sentimentos e tornando a obra mais envolvente.

Encanto é uma das maiores animações que a Disney já produziu e dispensa apontamentos negativos. Para as crianças uma grande lição e para os adultos um momento de reflexão. Além, é claro, da diversão.

--

--