CRÍTICA: A vida além dos likes

O filme brasileiro “Modo avião” destaca os riscos do vício nos smartphones

Fabrício Santos
Redação Beta
3 min readSep 24, 2020

--

Até batida de trânsito vira motivo de postagem na vida de Ana (Larissa Manoela) no filme. (Foto: Netflix/Divulgação)

É cada vez mais comum perceber que as pessoas estão conectadas por meio dos smartphones, os gadgets que assumiram um papel de extensão do nosso corpo. Neste mundo virtual, encontramos diversas atrações que nos fazem ficar vidrados nas telas por horas. No longa-metragem brasileiro Modo Avião (2020), que está disponível na plataforma de streaming Netflix, essa nova maneira de viver é contada de forma bem humorada, entretanto, sem tirar a seriedade do assunto.

A escolha da protagonista foi um grande acerto na produção do filme. Larissa Manoela é uma referência para o público jovem, com seus quase 40 milhões de seguidores (apenas no Facebook, Twitter e Instagram). Em Modo Avião, ela vive a personagem Ana, que é influenciadora digital de uma grande marca de roupas. Não por acaso, a trama envolve a celebridade digital e um dos mercados que mais explora esse ambiente. Ambos são elementos que cativam o público mais novo e trazem, no desenrolar do roteiro, a sempre importante reflexão sobre o uso excessivo de celular.

Ao longo do filme, Ana se vê cada vez mais longe dos pais, pois dedica sua vida aos likes e seguidores nas suas redes sociais. Preocupados com a situação, que gera constantes batidas de carro, sua família tenta intervir, mas sem sucesso. Até o grave acidente que Ana sofre usando o telefone enquanto dirige. Neste momento, seus pais tomam atitudes que mexem diretamente na vida da influencer.

Classificada como “gravíssima” pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração por uso de celular ao volante ganha cores na trama. (Foto: Netflix/Divulgação)

Colocar a vida em risco foi um dos principais motivos para os pais de Ana mandarem ela para a casa do avô Germano (Erasmo Carlos) no interior, sem acesso fácil à internet. A escolha peculiar do Tremendão para o papel de quem aproxima a protagonista de valores mais terrenos é um dos principais pontos do filme. Ainda que tenha participado de alguns longas entre as décadas de 70 e 80, e uma produção recente de 2018, não deixa de ser uma novidade ver um dos grandes nomes da música brasileira em cena.

Ainda que a atuação não seja o forte da carreira de Erasmo, os olhos sempre sagazes e a voz potente criam o carisma do personagem que assume um papel importante para que Ana reencontre seus sonhos. Com o avô, ela descobre e entende os valores reais da vida, sem depender do like de alguém para viver.

Modo avião é um ótimo filme para se assistir em família, é uma comédia com momentos de drama, que coloca em pauta um problema que está presente em muitas casas. Talvez seja uma oportunidade de abrir o diálogo sobre o uso excessivo do celular.

Trailer oficial do filme. (Vídeo: Netflix/Divulgação Youtube)

--

--