CRÍTICA: This Is Us chega à 5ª temporada sem muitas novidades

Primeiro episódio traz pandemia como pano de fundo para a trama da família Pearson

Julia Schutz
Redação Beta
3 min readMay 1, 2021

--

Kevin amadurece quando torna-se pai (Divulgação/NBC).

O aclamado seriado de televisão “This Is Us” estreou sua quinta temporada em outubro de 2020, com temas já conhecidos pelo público, apenas com algumas ressalvas. Logo nos primeiros minutos, a pandemia do novo coronavírus é um dos principais fatores que afeta os personagens, que passam a usar máscaras, isolar-se em suas residências e conviver com os conflitos familiares preexistentes.

O foco da série sempre foi retratar o passado e o presente ao mesmo tempo para explicar como certos acontecimentos estão ocorrendo. “This is Us” segue uma linha do tempo não linear, contando a rotina e os principais atritos entre os integrantes da família Pearson, três irmãos que tentam seguir os passos e principalmente ocaráter de Jack (Milo Ventimiglia), o patriarca.

Neste episodio, o foco da narrativa é o aniversário de 40 anos dos irmãos Randall, Kevin e Kate. O racismo e a adoção voltam como tema, pelo fato de Randall (Sterling K. Brown) começar a questionar suas origens, o porquê dele ser adotado e pertencer a uma família branca. Ele foi deixado em uma unidade do Corpo de Bombeiros logo no início da primeira temporada, após o falecimento de sua mãe e as dificuldades que seu pai tinha de o criar sozinho.

Kevin (Justin Hartley) começa a traçar seu destino como ator em produções maiores e com outro desafio em mãos: o de ser pai pela primeira vez e poder ter a experiência de amadurecer. Já Kate (Chrissy Metz), que tornou-se mãe de primeira viagem na quarta temporada, pensa em uma adoção. Porém, ainda há obstáculos para que ela possa fazer isso.

No final da temporada anterior, vimos que a personagem Rebecca (Mandy Moore) — mãe de Kevin, Kate e Randall — dá os primeiros sinais do avanço de sua doença, e até vemos alguns flashes do futuro de como poderá ser o seu final, mas ainda é cedo para dizer o que irá ocorrer.

Assim como na temporada anterior, o primeiro episódio da quinta temporada de “This is Us” investe em mostrar um futuro, com algumas dicas aqui e ali para quem assiste. Ainda precisamos continuar acompanhando para ver aonde os roteiristas querem chegar, tentando encaixar as peças desse quebra-cabeça, da história como um todo.

As atuações não deixam a desejar e entregam ao telespectador exatamente aquilo que se espera de uma série que tem diversos prêmios ao longo de suas temporadas. Sterling K. Brown foi o primeiro ator negro a ganhar um Globo de Ouro em 2018, além de faturar um Emmy e três SAG Awards.

Outro destaque vai para a maquiagem, principalmente para envelhecer os atores como Mandy Moore e Sterling Brown. Além disso, figurinos que diferenciam as épocas, com tons xadrez, vestidos vintages e objetos como carros, televisões.

--

--