De Maduro a Bolsonaro: a reação no Twitter

Líderes mundiais e políticos brasileiros se manifestaram sobre o caso

Amanda De Oliveira
Redação Beta
2 min readApr 6, 2018

--

Amanda de Oliveira e Vanessa Souza

Líderes mundiais e políticos brasileiros se manifestaram sobre o pedido de prisão do ex-presidente Lula. A decisão, que recebeu tanto apoio quanto críticas, movimenta o país e as redes sociais desde o início da noite de quinta-feira (5).

No Twitter, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, expressou apoio e solidariedade a Lula e fez críticas à esquerda brasileira.

“Não só o Brasil, o mundo inteiro te abraça, Lula pelo Brasil. Dói na alma essa injustiça. A direita, diante da sua incapacidade de ganhar democraticamente, elegeu o caminho judicial para amedrontar as forças populares as forças populares. Mais cedo do que tarde vencerá a Pátria Grande. #LulaValeALuta”, tuitou Maduro.

Evo Morales, presidente da Bolívia, disse na mesma rede que o mandado de prisão de Lula é um golpe judicial.

“Força Hermano Lula. Sua luta e a dos pobres, trabalhadores, intelectuais e profissionais comprometidos com a dignidade e a soberania de nossos povos é nossa. Nenhuma decisão, nenhum golpe judicial poderão jamais te deter nem separar do povo. Hoje, mais do que nunca, unidos te abraçamos”, escreveu Morales.

Reação no país

No Brasil, pré-candidatos ao Planalto, como Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede), Manuela D’Ávila e Jair Bolsonaro (PSL) também se manifestaram via Twitter:

O ex-deputado-federal Roberto Jefferson, que foi preso por corrupção no escândalo do mensalão, que ele mesmo denunciou em 2005, compadeceu-se de Lula.

Críticas prévias à ordem de prisão

Antes mesmo do mandado de prisão ser expedido pelo juiz Sérgio Moro, alguns líderes latino-americanos já se manifestavam em apoio a Lula, criticando a possibilidade do petista ir para a cadeia. Ainda da manhã de quinta, o ex-presidente do Chile Ricardo Lagos escreveu no Twitter:

“Sua eventual prisão e eliminação da competição eleitoral aprofundarão a fratura que atravessa a sociedade brasileira. Lula é o líder com mais apoio popular e espero e confio que as instituições democráticas dessa grande nação vão corrigir essas graves decisões.”

“A recente decisão de uma estreita maioria do Tribunal Federal de Justiça do Brasil em rejeitar o habeas corpus apresentado pelo @LulapeloBrasil é uma má notícia para a democracia no Brasil e na América Latina.”

O ex-presidente do Equador Rafael Correa também se manifestou horas após o julgamento do STF que negou habeas corpus preventivo a Lula.

“ Meu abraço solidário ao companheiro e irmão Lula da Silva. Todos sabemos que seu ‘crime’ é ter tirado 38 milhões de brasileiros da pobreza, sem se submeter às elites brasileiras. Tudo é questão de tempo. O poder popular voltará com a força de um furacão”, tuitou Correa.

--

--

Amanda De Oliveira
Redação Beta

Gremista, Gaúcha, Capricorniana, Futura Jornalista, Dona da Lola e Tia/Dinda da Júlia, ... .