Dia da atividade física instiga jovens e adultos à prática de esportes

Projetos sociais de incentivo ao esporte são ofertados pela Secretaria de Educação de Sapucaia do Sul

Juliana Silveira
Redação Beta
3 min readApr 9, 2018

--

Alunos da escola Alfredo Juliano praticam Taekwondo no turno inverso às aulas. (Foto: Juliana Silveira)

O último sábado, 7 de abril, foi marcado pelo dia da atividade física. Esta data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para falar sobre a importância de praticar esportes, em todas as idades, e alertar para o perigo do sedentarismo. É extremamente necessário manter o corpo em movimento, já que as atividades físicas podem proporcionar qualidade de vida e, ainda, prevenir diversas doenças.

Com o objetivo de incentivar a prática esportiva, o professor de Taekwondo, Almir Silva de Souza Junior ministra aulas da modalidade em um projeto social ofertado pela Secretaria de Educação de Sapucaia do Sul. O projeto ocorre em diversas escolas do município e, de acordo com Almir, é um trabalho mais direcionado e focado no esporte, pois tem a pretensão de dar continuidade na formação do aluno como atleta, possibilitando que ele torne-se um profissional de Taekwondo no futuro. “O esporte trabalha também princípios humanos como a busca pelo equilíbrio, autocontrole, autoconhecimento e espírito de equipe”, explica o professor, que pratica a arte marcial desde os cinco anos de idade.

Taekwondo é uma arte marcial que ficou conhecida como esporte e traz diversos benefícios ao corpo e a mente. (Foto: Juliana Silveira)

Em entrevista para o site da ONU Brasil, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, falou que a coisa mais preciosa que alguém pode ter é a saúde. Dessa forma, a campanha do dia da atividade física deste ano, promovida pela OMS foi intitulada “Saúde para todos”. Ocorreram diversas ações pelo Brasil inteiro para facilitar o contato com a prática de atividades físicas para o maior número de pessoas. Sedentarismo, considerado a doença do século, obesidade e estresse são exemplos de reações do corpo frente à falta de exercícios físicos. Além de auxiliar na prevenção desses e de muitos outros problemas, a prática frequente de atividades estimula a concentração e o equilíbrio entre o corpo e a mente.

“É nosso dever, dos professores e comunicadores, fomentar a importância do esporte para que tenhamos gerações mais saudáveis e felizes no futuro”, diz Almir.

A professora de educação física, Daniela Debom, é responsável pelo projeto de aula de dança, também em Sapucaia do Sul. Daniela afirma que a prática da ginástica e da zumba auxilia na diminuição do stress e é uma aliada considerável na diminuição do uso de medicações. “Praticar esportes agrega na melhora da saúde, na autoestima e também no convívio social”, finaliza a professora.

Aula de zumba inspira a prática de dança latina. (Foto: Arquivo pessoal/Daniela Debom)

Conforme recomendação da OMS, pessoas com idade entre 18 a 64 anos devem reservar pelo menos 30 minutos do seu dia para praticar alguma atividade física, pois dessa forma o corpo responde positivamente à rotina de cada um e mantém o controle da pressão arterial. Já para as crianças e os adolescentes, de 5 a 18 anos, a organização sugere que pelo menos 60 minutos por dia seja dedicado à esportes.

--

--