Dia Estadual de Vôlei reúne 690 crianças

Nova Petrópolis recebeu o 4º Festival de Minivôlei

Igor Mallmann
Redação Beta
3 min readOct 1, 2018

--

Festival teve 594 partidas (Foto: Igor Mallmann/Beta Redação)

Logo na entrada do Centro de Eventos de Nova Petrópolis, as bolas de vôlei voavam para lá e para cá, ameaçando atingir algum desavisado. As crianças, fardadas em diversas cores, corriam de um lado para o outro. Aproveitando a temperatura amena da Serra Gaúcha, as equipes que participavam do 4º Festival de Minivôlei faziam um descontraído treino ao ar livre entre as partidas. O Festival, ocorrido no domingo, 30, em Nova Petrópolis, marcou a comemoração do Dia Estadual do Vôlei

Dentro do ginásio, a movimentação era frenética, com os 690 atletas participantes do evento indo para todos os lados, acotovelando-se com os espectadores. Nas várias quadras improvisadas, ocorreram um total de 594 partidas ao longo do dia. Apesar de haver torcida em cada jogo, o clima era de confraternização, e não de disputa.

“O propósito não é de torneio, mas sim de um festival, como o nome já diz. Cada atleta que participou recebeu uma premiação. Todas as equipes disputaram um certo número de jogos sem haver preocupação com classificação”, destaca Paulo Roese, um dos coordenadores do Projeto Vôlei Nova Petrópolis — equipe anfitriã e organizadora do evento, junto com a Prefeitura de Nova Petrópolis e a Federação Gaúcha de Vôlei.

Partidas do Minivôlei foram disputadas por times de três atletas (Foto: Igor Mallmann/Beta Redação)

Participaram do festival 195 equipes oriundas de 25 instituições de vôlei sediadas em 16 municípios gaúchos. Com atletas nascidos entre 2006 e 2011, entraram em quadra as categorias 2006, Ouro, Prata, Bronze e Diamante. Além das equipes da região, muitos atletas viajaram mais de 100 quilômetros para jogar em Nova Petrópolis, como é o caso das equipes de Estrela, Lajeado e Teutônia.

A equipe Juventus, de Teutônia, trouxe 45 dos seus cerca de 200 atletas. Um ônibus lotado percorreu os 120 quilômetros levando as 12 equipes da instituição que jogaram nas diferentes categorias. Além de crianças dos núcleos competitivos regulares, que jogam em competições Estado a fora, o Dia Estadual do Vôlei proporcionou a primeira experiência fora de casa para os chamados núcleos sociais da Juventus — aqueles que são oferecidos de forma gratuita para a comunidade da cidade.

“Viemos para cá com um ônibus cheio viajando duas horas. É muito gratificante, para nós, a participação nesse evento, pois é a primeira vez que as crianças dos núcleos sociais enfrentam equipes que não estão habituados. Até porque essa iniciativa é muito recente — iniciamos há três meses”, explica Jaqueline Klein, treinadora da Juventus de Teutônia.

Pela quarta vez, o Dia Estadual do Vôlei foi comemorado em Nova Petrópolis. As equipes do Projeto Nova Petrópolis, anfitriã do evento, disputam competições estaduais e nacionais em diversas categorias, já tendo emplacado, inclusive, atletas nas categorias de base da Seleção Brasileira de Vôlei.

Clima no Centro de Eventos de Nova Petrópolis foi de confraternização (Foto: Igor Mallmann/Beta Redação)

--

--

Igor Mallmann
Redação Beta

Jornalista formado pela UNISINOS/RS, proprietário da empresa Mallmann Produção de Coteúdo