Do Pampa gaúcho para a Vogue Itália

Artista de Porto Alegre integra cenário fotográfico internacional

Aline Santos
Aug 26, 2017 · 3 min read

O olhar vibrante se reflete na xícara de café, e a expressão acusa a sede de desbravar a vida sob a perspectiva de todas as imagens que consegue captar. A câmera nada mais é do que uma extensão de seu corpo, de seu olhar, de sua busca. Munida de projetos e criatividade, a fotógrafa porto-alegrense Heloísa Medeiros conta que a fotografia sempre lhe despertou interesse, desde as primeiras experimentações com o celular (o qual utiliza até hoje) até a obtenção de sua primeira câmera. Ela conta que o hobby foi se consolidando e, há quatro anos, tornou-se um trabalho formal. O reconhecimento foi chegando devagarinho, com a primeira premiação no concurso Sioma Breitman, da Câmara de vereadores de Porto Alegre, em 2013. “Eu obtive o segundo lugar no concurso. Fiquei surpresa, não esperava”, relata a profissional.

Foto de Heloísa que obteve a segunda colocação no concurso Sioma Breitman. Foto: Heloísa Medeiros

A boa colocação no concurso fez Heloísa buscar aperfeiçoamento. Ela ingressou em uma formação de dois anos na Escola Profissionalizante de Fotografia Artística de Daniela Bittencourt, adquirindo a expertise necessária para o desenvolvimento de trabalhos mais complexos, que não tardaram a chegar. Desenvolvendo suas percepções, Heloísa se especializou no universo feminino, ou melhor, começou a enxergar o que está por trás deste panorama, trazendo até mesmo um resgate da autoestima ao descrever a identidade de cada mulher subliminarmente. “Eu admiro muito a temática feminina, o lado intuitivo. Eu também sou muito intuitiva com a minha fotografia, tudo pode acontecer quando eu saio para um trabalho. Observo muito os ambientes, a luz, algo que traga significado à narrativa que eu quero trazer.”

Heloísa visita outros portfólios online de fotógrafos em busca de novas referências e inspiração. Foto: Aline Santos/Beta Redação.

O trabalho com nuances femininas trouxe bons resultados, tanto que no ensaio autoral intitulado Beleza Velada, a foto “Memórias Frágeis de Mim Mesma” foi selecionada pela revista Vogue Itália, e desde então a revista disponibilizou um portfólio online que Heloísa abastece regularmente com novos trabalhos.

“Memórias frágeis de mim mesma”, com a modelo Gabriela Carlotto, foi a foto que chamou a atenção da revista Vogue. Foto: Heloísa Medeiros.

Além dos estudos, a artista analisa diferentes trabalhos de fotógrafos e tem admiração por alguns em especial, como Daniela Bittencourt, proprietária da escola onde estuda, e Pedro Heinrich, fotógrafo com quem já realizou diversas parcerias. A fotógrafa também procura cenários diferenciados para compor suas imagens, sendo que um deles foi realizado no Deserto do Atacama, no Chile.

Nessas andanças artísticas surgiram personagens com quem Heloísa criou vínculos e estabeleceu parcerias. Uma delas é a modelo Gabriela Carlotto, musa inspiradora do ensaio Beleza Velada. Para Gabriela, trabalhar com Heloísa é maravilhoso, pois, segundo ela, a fotógrafa tem percepções aguçadas, buscando elementos que compõem suas criações de maneira quase mística. Para Gabriela, a artista se conecta com linguagens visuais que beiram o Renascimento, aliadas a objetos do período atual. “A Lolô (Heloísa) foi uma amiga que a fotografia me trouxe. É uma pessoa extremamente sensível e contagiante, gosto muito da energia dela. Ela analisa os materiais, cenários e estuda possibilidades de desenvolvimento, e o resultado são trabalhos lindos”, conta.

“O barco que nunca partiu”, com interpretação de Gabriela Carlotto, traz a quietude e a introspecção feminina. Foto: Heloísa Medeiros.

Outro grande admirador do trabalho da artista é o fotógrafo Pedro Heinrich, citado por Heloísa como referência e modelo de inspiração. Heinrich relata que conheceu a fotógrafa em 2015 e, desde então, trocaram muito conhecimento e firmaram algumas parcerias. Heloísa foi, inclusive, modelo fotográfica de Heinrich. “Eu adoro como ela transpõe a fotografia de uma forma tão visceral que faz a gente se perder dentro de cada imagem. Tudo tem tanto significado que a gente acaba achando 1001 interpretações pra cada foto”, finaliza.

Quer conhecer um pouco mais do trabalho de Heloísa? Acesse .

Beta Redação

A Beta Redação integra diferentes atividades acadêmicas do curso de Jornalismo da Unisinos em laboratórios práticos, divididos em cinco editorias. Sob a orientação de professores, os estudantes produzem e publicam aqui conteúdos jornalísticos de diversos gêneros.

)

Aline Santos

Written by

Jornalista, escritora, criativa, mediadora de experiências gastronômicas e afins.

Beta Redação

A Beta Redação integra diferentes atividades acadêmicas do curso de Jornalismo da Unisinos em laboratórios práticos, divididos em cinco editorias. Sob a orientação de professores, os estudantes produzem e publicam aqui conteúdos jornalísticos de diversos gêneros.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade