Dois Irmãos: Jerri Meneghetti (PP) é eleito com vantagem de mais de 8 mil votos

Novo prefeito terá maioria na Câmara, onde o vereador mais votado, Ramon Arnold, é do seu partido

Thaís Lauck
Redação Beta
4 min readNov 18, 2020

--

Juarez Stein e Jerri Meneghetti (D), da coligação “Dois Irmãos no Caminho Certo”, foram eleitos com 64,42% dos votos (Foto: Leonardo Boufleur / Divulgação)

Cinco candidatos disputavam a prefeitura de Dois Irmãos, no Vale do Sinos. Após 45 dias de campanha eleitoral, as especulações dos bastidores se confirmaram no último domingo (15): Jerri Meneghetti (PP), da coligação Dois Irmãos no Caminho Certo (PP/MDB/PSB), foi eleito prefeito para a gestão 2021–2024. Em uma votação histórica, ele e o vice, Juarez Stein (MDB), conquistaram 11.234 votos (64,42%). A diferença para o segundo colocado, Joracir Filipin (PT) (3.010 votos / 17,26%), foi de 8,2 mil votos.

(Arte: Angela Bender)

Depois de mais de 30 anos, o Partido Progressista volta a assumir o cargo máximo do Poder Executivo na cidade. O último a assumir a prefeitura foi Romeo Benício Wolf, quando a sigla ainda era PDS, na década de 80.

Em entrevista à Beta Redação, Jerri Meneghetti, 41 anos, afirma que a vitória nas urnas é resultado do trabalho realizado até aqui. “Creditamos a vitória ao trabalho desenvolvido nesses anos todos, à trajetória, minha e do Juarez, que muitas pessoas já conhecem. Além, é claro, do trabalho feito ao lado da prefeita Tânia (da Silva, atual prefeita) nos últimos oito anos, em que, apesar das dificuldades econômicas, mantivemos tudo funcionando, desenvolvemos projetos e entregamos obras para a população. Acredito que as pessoas entenderam que, atravessando tudo isso e fazendo o trabalho que fizemos, poderíamos continuar fazendo o melhor pelos próximos anos”, destaca Jerri, que será o 11º a assumir o cargo de prefeito na 15ª administração da cidade, emancipada em 1959.

Faltando pouco mais de um mês para a posse oficial, em 1º de janeiro, o prefeito eleito adianta as primeiras medidas da sua gestão, partindo da aprovação do Orçamento de 2021. “A preocupação inicial é fazer os empenhos, garantir os serviços e os contratos dentro desse orçamento, para que ocorra empenhamento prévio e possa ser executado sem nenhuma interrupção”, diz Jerri, comentando também sobre o ano letivo, que segue indefinido. “Este é outro grande desafio. Temos as tratativas com a FADI (Fundação Assistencial de Dois Irmãos), para a educação infantil, que atende a crianças de zero a três anos; e com os turnos inversos, onde, além da FADI, temos parceria com Bruxinha (Escola de Educação Infantil Bruxinha Faceira) e o próprio Global (contraturno escolar), que é do município. Precisamos organizar tudo isso, para que o ano letivo ocorra de forma satisfatória. Não sabemos como ficam as restrições devido à pandemia, dependemos do posicionamento do governo do Estado”, completa.

A mobilização pela busca de recursos também já começou. “Temos ideias, projetos, propostas, que colocamos inclusive no nosso plano de governo, e precisamos executar nestes quatro anos. Mesmo antes de começar o mandato, já estamos nos articulando para que tudo dê certo; buscando recursos, conversando com empresários que pretendem ampliar seus negócios em Dois Irmãos e com outros que querem trazer seus empreendimentos para cá. Isso é extremamente importante, porque envolve diretamente a questão de emprego, renda e a própria arrecadação do município”, finaliza.

Ramon Arnold (PP) foi o vereador mais eleito na cidade

Concorrendo pela primeira vez em 2020, Ramon Arnold (PP) foi o vereador mais votado em Dois Irmãos, com 1.421 votos. Sobre o que o levou à eleição com uma votação tão expressiva, o dois-irmonense destaca o envolvimento com o município. “Acredito que a campanha de forma propositiva que utilizei na internet teve uma grande aceitação por parte dos eleitores. Outro ponto é o fato da minha longa trajetória em empresas do município como Grupo Herval, Calçados Maide e Idesa, além de sempre ter participado da vida social de Dois Irmãos”, reforça.

Ramon Arnold (PP) foi o vereador mais votado, com 1.421 votos (Foto: Pitter Ellwanger / Jornal Dois Irmãos)

Sabendo da responsabilidade que é ocupar uma cadeira no Poder Legislativo, Ramon comenta sobre os objetivos enquanto parlamentar. “Meus projetos têm motivação principal na indústria e comércio. Entendo as limitações legais da execução de projetos da Câmara de Vereadores e penso que o papel de ser um local para discussões, provocações e proposições deve ser utilizado ao máximo. Acredito que, de imediato, podemos nos focar em acesso à informação e transparência. Também provocarei a discussão do problema do estacionamento na zona central de comércio ativo de Dois Irmãos”, comenta.

Além dele, outros seis vereadores da coligação Dois Irmãos no Caminho Certo foram eleitos — mais dois do PP, três do MDB e um do PSB. Ou seja, a situação assumirá sete cadeiras no Legislativo, contra duas da oposição. O cenário é bem diferente do anterior. PP e MDB conquistaram, cada um, uma cadeira a mais que em 2016; o PSB se manteve com um representante, enquanto PT e PDT perderam representatividade dentro da Câmara de Vereadores: em 2016, cada partido tinha dois representantes, agora cada um deles elegeu apenas um.

(Arte: Angela Bender)

--

--