Dorme, neném: conheça os cuidados para uma boa noite de sono do bebê e dos pais

Estabelecer rotina e manter o autocuidado são fatores cruciais para uma noite tranquila

Amanda Bernardo
Redação Beta
2 min readMay 3, 2023

--

Pequenos rituais facilitam o sono do bebê e tornam a rotina menos exaustiva para os cuidadores. (Foto: Freepik)

Às 19 horas, banho e jantar. Às 20 horas, cama e história para dormir. Às 22 horas, a primeira olhada. À 1 hora, o momento do peito ou da mamadeira. Às 3 horas, o bico caiu e é preciso recolocar. Às 5 horas, o dia já começou. A rotina noturna de um bebê é densa e os impactos da falta de qualidade no sono sobrecarregam, em geral, as mães. Para evitar esses problemas, organizar uma rotina e contar com apoio é fundamental.

Seja pela sobrecarga materna, seja pelo retorno dos homens ao trabalho logo após o nascimento, o impacto do cansaço relacionado ao sono recai, via de regra, sobre as mulheres. “A experiência é dura quando a mãe não tem a oportunidade de se preparar para isso antes, não tem como construir um planejamento mínimo e é a única responsável pelo cuidado do bebê”, comenta a psicóloga e mestre em saúde coletiva, Raisa Arruda.

Mesmo com a divisão das tarefas dos dois filhos com o companheiro, a dona de casa Juliana Cardoso, 26 anos, enfrenta o impacto do cansaço no cotidiano. Responsável pela rotina noturna do mais novo, Bento, de 5 meses, acordar durante a noite virou rotina para ela. “Nas noites em que o Bento desperta pouco, eu me sinto produtiva no outro dia. Mas, nas noites em que ele desperta muito, eu me sinto péssima”, relata.

Para que a rotina de sono seja positiva para pais e filhos, Raisa elenca que ter amparo e tempo para si mesmo, no caso de um cuidador principal, são fatores indispensáveis. No caso das mães, “quando se tem apoio e um companheiro participativo na função de pai, dividindo essas horas de sono, ambos conseguem ter uma resiliência maior”, complementa a psicóloga.

Além do trabalho em conjunto entre cuidadores, a nutricionista Melina Borba, 23 anos, conta que o retorno às atividades físicas foi crucial para a retomada da disposição e da autoestima. Mãe da Helena, de 4 meses, Melina busca estabelecer uma boa rotina de sono e flexibilizar os momentos de descanso ao longo do dia.

Mas afinal, como dormir melhor?

Estipular uma sequência de acontecimentos é crucial para uma boa noite de sono dos pequenos. O ritual pode envolver banho, massagem relaxante e leitura. Entre os fatores externos, é possível atentar para o controle de iluminação e diminuição de estímulos. Conheça, a seguir, dicas produzidas pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Infográfico: Amanda Bernardo/Beta Redação

--

--