Durante comemoração do título, campeão da Libertadores dispara contra políticos: “abram os olhos”

Da Argentina, Renato Portaluppi decretou feriado em Porto Alegre. Já na Capital, técnico fez manifestação política em frente ao Paço Municipal.

João Daniel Aita
Redação Beta
3 min readDec 7, 2017

--

O Grêmio é campeão da Taça Libertadores da América pela terceira vez na sua história. O time comandado pelo técnico Renato Portaluppi venceu o Lanús, da Argentina, no último dia 29, por dois a um no estádio La Fortaleza e ficou com o título. Na entrevista coletiva após a partida decisiva, o técnico tricolor fez um breve discurso antes de começarem as perguntas, decretando que o dia após a conquista do campeonato seria feriado em Porto Alegre.

“Quero que alguém ligue para o prefeito de Porto Alegre. Com todo respeito a ele, senhor Marchezan… desculpa prefeito, sei que o senhor é uma autoridade, mas eu, Renato Portaluppi, estou declarando amanhã (dia 30/11) feriado em Porto Alegre. Facultativo!”

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Mas o decreto não foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre no dia seguinte. Apesar de ser gremista, em tom de bom humor, o prefeito da Capital, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), disse que não poderia atender ao ‘pedido’ do técnico tricolor. Em entrevista ao programa “Agora”, da Rádio Guaíba, o chefe do executivo municipal manifestou que “a cidade e os cidadãos precisam dos servidores prestando serviços em diversas áreas prioritárias”, impossibilitando o ponto facultativo.

A torcida que recepcionou a delegação gremista no aeroporto Salgado Filho seguiu o time em trajeto pela cidade. Em cima de dois trios elétricos, equipe campeã passou por algumas ruas da Capital, cantando músicas da torcida e comemorando o título. Chegando no Centro Histórico, os trios pararam ao lado da Prefeitura. Renato Portaluppi recebeu o microfone das mãos do atacante Luan e fez mais um discurso, desta vez com um recado para os políticos.

Não é comum ver e ouvir Renato Portaluppi manifestar suas opiniões sobre política. Quando jogador, era reconhecido por declarações polêmicas, mas sempre sobre futebol ou sobre sua vida particular, e agora, como treinador, isso não é diferente. A torcida que acompanhava o trajeto ficou surpresa quando ouviu o ídolo gritar, para os políticos, as frases “abram os olhos de vocês em 2018” e “viva Sérgio Moro”.

Mesmo sem o prefeito decretar ponto facultativo na cidade, algumas pessoas seguiram o que o treinador convocou na entrevista coletiva, e não foram trabalhar no dia seguinte ao título.

Uma delas é a auxiliar administrativa Gabriela Fontoura, de 24 anos. A gremista não compareceu na empresa em que atua, preferindo ir à recepção do time tricampeão da América na Arena. “Eu nunca vi o Grêmio ganhar um campeonato tão grande e importante. Achei importante receber o time e comemorar junto esse título” disse Gabriela.

A torcedora ainda completou dizendo estar confiante na conquista do título mundial, e que fará o mesmo quando o time voltar de Abu Dhabi. “Esse ano está favorável ao Grêmio, e acho que mais uma taça vem aí. Vou torcer muito! E de repente, quando eles voltarem de Abu Dhabi, vou recebê-los de novo. Renato falou, tá falado!”

O Grêmio disputa o Mundial de Clubes da FIFA entre os dias 12 e 16 de dezembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Se chegar a final do torneio, pode enfrentar o espanhol Real Madrid e conquistar o bicampeonato mundial.

Será que mais um decreto vem aí?

--

--

João Daniel Aita
Redação Beta

Jornalismo, tecnologia, inovação e criatividade. Unisinos | Quater | Grêmio | Livres. Siga @O_Aita.