Ele vem para partilhar

Cantor Rubel realiza shows de lançamento do novo álbum em Porto Alegre

Amanda Büneker
May 11, 2018 · 3 min read

Intimista com seu violão e as letras que poetizam sobre amores, nostalgia e fatores sociais, o cantor de MPB Rubel já possui sólido reconhecimento da crítica e de um público fiel ao seu trabalho. Público que está mais do que ansioso por este fim de semana, dias 12 e 13 de maio. Esqueça o Dia das Mães, eles esperam o lançamento do álbum Casas — trabalho mais recente do cantor — , que ocorrerá em Porto Alegre.

Com a turnê intitulada Bem-vindo, Casas, o cantor carioca, que em 2013 alcançou sucesso com o EP Pearl, chega para apresentar um álbum construído com perfeccionismo durante cerca de dois anos, cuja essência se mostra bem diferente de seu primeiro trabalho. O ritmo folk e artesanal do violão, presente em hits como Quando Bate Aquela Saudade, que conquistou uma legião de apreciadores, não mais supria as aspirações do novo projeto.

O atual disco, lançado através do selo Dorileo (criado pelo artista) e financiado pelo edital Natura Musical, surge com uma proposta diferenciada. Com fortes influências de nomes da MPB, como Gilberto Gil, do samba, como Dorival Caymmi, e do rap, como Frank Ocean, além da presença inesperada de efeitos eletrônicos, suas melodias indie ganham novos e mais amplos sentidos. Algumas das faixas que se destacam são: Colégio, Partilhar, Mantra (com participação do rapper Emicida) e Chiste (com participação do cantor Rincon Sapiência).

Para já entrar no clima do show, acompanhe nossa playlist:

As duas noites em Porto Alegre, com ingressos esgotados, serão compostas pelo repertório de ambos os trabalhos do cantor. Segundo ele, o objetivo nessas apresentações vem sendo “conseguir incorporar a mágica da música ao vivo, a magia das pessoas que tocam e das pessoas que vão”, focando-se, assim, na essência de seus trabalhos, que é cantar.

Sem muitos detalhes sobre estrutura ou proposta de espetáculo, Rubel demonstra a ideia singela de seus shows: a música e a energia do público como foco. Inspiração que vem, em parte, assim como no álbum, de um gênero musical em específico. “Alguns shows de rap me encantaram muito nesse quesito. É um show muito visceral. Eu queria trazer isso um pouco para os meus shows”, explica.

Tanto que, diferentemente da última vez em que esteve visitando o Sul, quando se apresentou no reconhecido Theatro São Pedro, o ambiente da vez é o bar Agulha. Espaço que vem se tornando o local de encontro da música alternativa brasileira na capital gaúcha, com shows de artistas como Tiê. “Esse show, sem dúvida, funciona melhor num lugar que tem uma pegada mais pub. Ele é um show mais animado, para você assistir em pé. É um show com mais energia”, comenta Rubel.

Ele dividirá o palco, nesta turnê, com Antônio Guerra (teclado e piano), Gui Held (guitarra), Bubu Silva (trompete), Pablo Arruda (baixo) e Pedro Fonte (bateria).

SERVIÇO

Rubel em Porto Alegre — Bem vindo, Casas
Dias:
Sábado, 12 de maio de 2018
Domingo, 13 de maio de 2018
Ingressos: esgotados
Local: Agulha — Rua Conselheiro Camargo, 300 — Bairro São Geraldo — Porto Alegre/RS — Próximo a estação São Pedro da Trensurb e das linhas de ônibus T3 e T8
Horários: No sábado, o bar abre às 19:00 e a apresentação começa às 22:00, pontualmente. No domingo, abre às 18:00 e a apresentação começa às 20:00
Classificação: 16 anos

Beta Redação

A Beta Redação integra diferentes atividades acadêmicas do curso de Jornalismo da Unisinos em laboratórios práticos, divididos em cinco editorias. Sob a orientação de professores, os estudantes produzem e publicam aqui conteúdos jornalísticos de diversos gêneros.

Amanda Büneker

Written by

Beta Redação

A Beta Redação integra diferentes atividades acadêmicas do curso de Jornalismo da Unisinos em laboratórios práticos, divididos em cinco editorias. Sob a orientação de professores, os estudantes produzem e publicam aqui conteúdos jornalísticos de diversos gêneros.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade