Engajamento em práticas esportivas proporciona mudança de hábitos

Aline Santos
Redação Beta
Published in
4 min readJun 19, 2018

Após emagrecer 30 kg, corredor pretende completar corrida de 42 km de distância

Christian Kuhn uniu a reeducação alimentar com as corridas (Foto: Arquivo pessoal).

Nas últimas décadas a sociedade está mais inclinada a cuidar da saúde e adotar práticas físicas para obter melhor qualidade de vida. Além de frequentar academias, as pessoas estão apostando nas práticas esportivas e no atletismo para ultrapassar seus limites. O economista e coaching Christian Velloso Kuhn, 42 anos, atingiu metas relevantes como corredor e hoje almeja percorrer uma distância de 42 km, seu objetivo para a próxima maratona.

O início das práticas físicas de Christian envolveram primeiramente atividades na academia e a musculação foi uma delas. Entretanto o corredor notou que ainda não havia perdido peso. Insatisfeito, o economista foi procurar uma nutricionista que haviam lhe indicado e com uma dieta específica para seu caso começou a emagrecer.

Após perder metade do peso a que se havia proposto, Christian fez sua primeira corrida, um trajeto de 3km. O coaching se descobriu atleta após concluir esse trajeto. “Me encantei pelo esporte e comecei a participar das maratonas que aconteciam em Porto Alegre e no litoral”, explica.

Nem a chuva nem o sol desmotivam o corredor (Foto: Arquivo pessoal).

Com o treinamento físico e acompanhamento nutricional cortando carboidratos, o economista emagreceu 30 kg de fevereiro a novembro de 2016. Gradativamente Christian foi aumentando o nível de quilometragem percorrida, chegando a completar 25km, sua distância máxima atualmente. “Além do excelente acompanhamento profissional que tenho, atribuo essa conquista ao meu esforço pessoal também. Como sou coaching, apliquei algumas técnicas na conquista de meus objetivos estipulando metas, hoje chego a participar de cerca de seis maratonas por ano”, explica.

Com a perda de peso aliada às atividades físicas, a disposição voltou e o economista nota diferenças na execução das atividades diárias, assim como um aumento de sua autoestima. “Subir uma escada ou uma lomba já não me deixa tanto com falta de ar. Com esta disposição pretendo aumentar as distâncias que eu corro”, acrescenta.

Aos que desejam iniciar nas corridas e em uma mudança similar com perda de peso, Christian aconselha a manter o foco e ter força de vontade, estipulando metas claras para a conquista de seus objetivos.

O grupo reunido antes da maratona (Foto: Arquivo pessoal).

Nova proposta alimentar

A nutricionista Fabiana Barreto, 33 anos, especializada em nutrição esportiva, fez o acompanhamento de Christian durante toda a sua mudança e mostra-se satisfeita com os resultados alcançados por ele. Segundo a profissional, Christian chegou até ela com exames que demonstravam alterações no colesterol. “A alimentação estava desequilibrada com excesso de carboidratos e deficiente em vitaminas e minerais. Aumentei a quantidade de proteínas e de gorduras boas da dieta (que garantem maior saciedade). Troquei os carboidratos refinados por carboidratos complexos mais integrais”, explica.

Fabiana relata que a convicção de Christian em seu objetivo foi fundamental para o sucesso do trabalho. “Em curto período de tempo, pudemos perceber uma diminuição no peso corporal total e níveis de ansiedade, bem como o aumento de sua auto estima e qualidade de seus treinamentos físicos, fatos que tornaram-no cada vez mais motivado a seguir melhorando”, salienta.

O antes e depois de Christian (Foto: Arquivo pessoal).

A profissional acrescenta que uma alimentação bem regrada deixa a pessoa mais disposta e motivada para a realização de exercício. Fabiana dá dicas para os praticantes de esportes: que façam refeições leves antes da prática, o chamado ‘pré-treino’ para ter mais energia; ao término do exercício deve ser feita o ‘pós-treino’ contendo pelo menos uma proteína (ovo, iogurte, leite, carnes ou suplementos proteicos).

A importância dos treinos

Fábio Santos ao lado do pupilo (Foto: Arquivo pessoal).

O professor de educação física Fábio Santos, 37 anos, relata que após iniciar o treinamento Christian apresentou melhoras significativas do seu humor, maior envolvimento com os demais colegas de grupo/atividades físicas, organização de metas pessoais, esportivas e uma disciplina muito grande referente a alimentação saudável.

O preparador físico conta também que os treinamentos de Christian eram voltados para uma adaptação geral (muscular/articular e cardiorrespiratória). “Treinos de caminhada, força geral e corridas leves compunham a rotina de exercícios. Após este período iniciamos treinos de corridas curtas (3km a 5km) e mantivemos os exercícios de força. Atualmente ele percorre distâncias que variam de 7km a 25km. Com exercícios regulares de fortalecimento muscular e está apto para suportar altas cargas de treinamento (levando-se em conta um corredor amador)”, ressalta.

Fábio aconselha quem estiver buscando uma prática física que foque em um esporte ou atividade com a qual realmente se identifique. O treinador ainda orienta com relação à disciplina e responsabilidade para que o praticante obtenha melhores resultados e diz que o exercício deve ser encarado como uma rotina de trabalho ou estudos, e levado a sério. “Traçar objetivos a curto, médio e longo prazo também é importante para que não se perca o caminho a seguir e o treinamento se torne sem sentido”, completa.

--

--

Aline Santos
Redação Beta

Jornalista, escritora, criativa, mediadora de experiências gastronômicas e afins.