Equipe da Beta Redação transmite goleada do Aimoré
Em atividade inédita na Beta Esporte, alunos transmitem ao vivo a partida entre o Índio Capilé e Real SC
Na tarde deste domingo, dia 8, os alunos do curso de Jornalismo da Unisinos realizaram, ao vivo, a cobertura em áudio e vídeo do jogo entre o Índio Capilé e o Real SC, válido pela Copa Seu Verardi, no Estádio Monumental Cristo Rei.
Os donos da casa venceram o time de Capão da Canoa por 5 a 0. O resultado isola o Aimoré na liderança do Grupo B, com dez pontos. O time b do Internacional e o Novo Hamburgo, ambos com sete pontos, estão empatados na segunda posição. Já a equipe do litoral Norte segue na última colocação do grupo com apenas um ponto ganho em quatro partidas disputadas.
A transmissão foi realizada por quatro alunos e teve a supervisão de dois professores. Lucas Rafael Alves produziu e apresentou a jornada, enquanto Renan Silva Neves narrou a partida. “Apesar de já estar acostumado e envolvido em coberturas esportivas foi um grande desafio. Dessa vez não fiquei nas reportagens ou comentários. Fiz a produção do jogo. Desde a negociação com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), ‘O Bairrista’ e MyCujoo, até o próprio roteiro de transmissão’, explica Lucas.
Comentarista da jornada, Leonardo Oberherr conta que “mesmo nunca tendo realizado uma transmissão juntos, a equipe toda mostrou entrosamento e fez uma transmissão de altíssimo nível”.
Em sua primeira cobertura esportiva para TV, Gustavo Gomes Machado ficou responsável pelas reportagens de campo. Habituado a transmissões esportivas para o rádio, o aluno destaca e diferença do trabalho entre os dois meios. “Sou repórter de rádio, então estava acostumado com um ritmo bem mais acelerado, a passar as escalações e a descrever os lances. O ritmo de TV é mais lento. O repórter tem a função apenas de passar as informações, sem descrever lances e sem escalar as equipes”, conta.
O grupo contou com o auxílio do operador de áudio, Rogério Barbosa, e foi acompanhado in loco pelo professor titular da disciplina, Sérgio Endler, e pelo professor em estágio docência, Pedro Vasconcelos.
De Minas Gerais, Pedro é doutorando na Unisinos. “Gostaria de enaltecer essa parceria da Beta Redação com o Aimoré, que é muito bacana porque faz com que o aluno de jornalismo consiga olhar para pautas locais e enxergar aspectos complexos que se espraiam dessas localidades”, comenta.
A cobertura começou às 16 horas e foi uma parceria entre a plataforma de transmissão audiovisual de eventos MyCujoo, FGF, grupo ‘O Bairrista’ e curso de Jornalismo da Unisinos. “A experiência de transmissão constituiu uma série de desafios que, enquanto equipe, estivemos preparados para solucionar. A jornada foi uma goleada, a exemplo do 5 a 0 imposto pelo Aimoré em campo”, comenta o professor Endler.
A oportunidade, elogiada pelos alunos que fizeram a cobertura da partida, foi destaque para o professor Sérgio. “A experiência deste jogo inaugurou parceria inédita com o Aimoré, que é muito importante. Como, igualmente, é relevante a possibilidade de realizarmos a jornada através do MyCujoo, dispositivo técnico-tecnológico atualíssimo”.
“Tenho que enaltecer também a coragem desses alunos. A narração foi muito bacana, os comentários muito estudados e um esforço geral muito grande. Foi uma experiência muito legal e espero que a gente consiga repetir em outras oportunidades”, finaliza Pedro Vasconcelos.
Esta foi a primeira atividade do tipo realizada pela Beta Redação. Contudo, no dia 6 de outubro de 2001, alunos de Jornalismo da Unisinos transmitiram o GreNal 350. Na época, sob o comando de Tite, o Grêmio venceu o Internacional de Parreira por 1 a 0, gol de Luís Mário.
Outros trabalhos do gênero estão programados para a atividade acadêmica de Beta Redação. Em outubro os alunos irão organizar e transmitir um evento de e-sports na universidade. O trabalho fará parte do processo de avaliação dos estudantes. Na ocasião também será preciso formar equipes com narradores, comentaristas e jogadores, além de outras funções necessárias para a realização e cobertura dos jogos.
Orgulhoso, o professor Endler destaca a participação de alunos e ex-alunos do curso de jornalismo da Unisinos em coberturas esportivas. “O fenômeno é constatável a cada rodada, na Arena do Grêmio ou no Beira Rio, quando dezenas de ex-alunos e atuais profissionais participam das jornadas esportivas, seja no jornalismo impresso, rádio, TV ou web”, afirma.
Aimoré goleia e segue líder do grupo B na Copa Seu Verardi
Sem dificuldades o Aimoré comandou o jogo desde o início. Antes dos 25 minutos da etapa inicial o placar já estava 2 a 0 para os leopoldenses, gols do zagueiro André e do atacante Matheus Rodrigues. Ainda no primeiro tempo, o Real teve um gol anulado por impedimento. Entretanto, esse foi o maior perigo que o time do litoral ofereceu ao seu adversário.
No segundo tempo, Sampson fez o terceiro, seguido por Pablo e Alan Calbergue, que marcou o quinto gol e encerrou a goleada.
Com o resultado, o Aimoré se iguala ao Pelotas com a melhor campanha da competição. O time comandado pelo técnico PC de Oliveira tem o melhor ataque, com 15 gols marcados. Divide o feito de “A melhor defesa” com o Pelotas, São José e Bagé, que ainda não foram vazadas. Matheus Rodrigues, camisa 9 do Índio Capilé, é o artilheiro da equipe com seis gols marcados.
No próximo domingo, dia 15, às 15 horas, os leopoldenses enfrentam seu maior rival, o Novo Hamburgo, que venceu o Esporte Clube Novo Horizonte por 2 a 1 no último sábado, dia 7.