Equipes de handebol disputam o ouro no último dia da Copa Unisinos
Os jogos aconteceram na quadra 1 do Complexo Desportivo, na Unisinos, de São Leopoldo. E reuniu equipes do Rio Grande do Sul, São Paulo e Uruguai
O último dia da 30º Copa Unisinos, que é a maior competição esportiva universitária do Mercosul, onde participam equipes masculinas e femininas do Brasil e Uruguai, ocorreu ontem (22).
No final da manhã, aos gritos das torcidas que cantavam músicas e faziam coreografias, as equipes de handebol masculino e feminino competiram em busca dos tão desejados títulos de campeões.
Handebol masculino
No primeiro jogo, enfrentaram-se as equipes da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com o placar de 11x8, o time da Feevale conquistou o terceiro lugar.
Segundo o treinador, Antonio Roberto Machado, o alvo principal da equipe são competições universitárias, por esse motivo, ele considera a participação deles na Copa Unisinos muito importante.
“A única vez que não participamos da Copa Unisinos foi quando fomos competir no Campeonato Brasileiro”, lembra.
O confronto para decidir o campeão foi entre os times do Instituto Presbiteriano Mackenzie (SP) o e Universidade de La República do Uruguay (ISEF). Com cinco pontos de diferença (21x16), o primeiro lugar foi conquistado pela equipe Mackenzie.
O atleta Pedro Nascimento Rossetto, 22 anos, explicou que para fazer parte da seleção do Mackenzie os alunos passam por uma seletiva para que os melhores jogadores de cada curso sejam selecionados. Esse grupo participa de dois campeonatos, um deles é a Copa Unisinos e o outro é o Campeonato Paulista, pela liga diamante.
Segundo ele, o técnico reúne os atletas uma ou duas vezes por semana para realizarem os treinos.
É a primeira vez que o estudante de economia participa dessa competição, ele considera a experiência muito significativa pelos jogos, mas também pela convivência com os outros atletas e culturas.
“Além dos jogos em si, acredito que a maior motivação é a integração como time, e com os atletas de outras modalidades, porque dentro da nossa universidade ainda tem muita rivalidade entre os cursos e quando estamos aqui saímos para comer juntos, conversamos bastante e acaba virando uma família”.
Handebol feminino
Enquanto as equipes masculinas estavam nos minutos finais da decisão, os times femininos já faziam o aquecimento, com muita animação e música, cantando empolgadas vários ritmos como sertanejo e funk.
Após o aquecimento feito, entraram em quadra os times da Universidade Feevale e da Faculdade Cenecista de Osório (FACOS). Quem conquistou o terceiro lugar foram as gurias do time da Feevale, também comandado pelo técnico Antonio Roberto Machado.
A disputa pelo primeiro lugar foi entre a equipe Mackenzie e da Liga Universitária de Desportes Uruguay (LUD). Com o apoio de uma torcida muito animada, a Universidade Mackenzie conquistou o primeiro lugar.
“A Copa Unisinos é um campeonato muito importante, quase sempre participamos, tem a característica de reunir as pessoas, já que dentro do Mackenzie os atletas são muito divididos pela atlética de cada curso”, comentou o técnico Marcel Ocampos de Carvalho.
Handebol
O esporte foi criado em 1919, pelo atleta e professor de educação física alemão Karl Schelenz. No início, era um esporte exclusivo para mulheres, porém, algum tempo depois ele foi incluído nos esportes olímpicos e passou a ser praticado também pelos homens.
Principais características;
· Sete jogadores por time;
· Partida de 60 minutos, dividida em dois tempos de 30 minutos cada e 10 de intervalo;
· O objeto utilizado é uma bola pequena de couro;
· É proibido utilizar os pés;
· O objetivo principal é fazer gol.
Na Unisinos, os times são compostos pelos acadêmicos que desejarem participar, realizando treinos no Complexo Desportivo, de uma ou duas vezes na semana. A atividade também vale como horas complementares.