Esporte e ações do bem na 1ª Corrida pela Paz

Evento será realizado no dia 3 de dezembro, na Praça da Juventude, em Guaíba

Ocorre no dia 3 de dezembro, a partir das 8 horas, em Guaíba, a 1ª Corrida pela Paz. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal da cidade, tem como objetivo de proporcionar aos moradores uma visão diferenciada sobre o esporte, aliando a prática com ações do bem.

A iniciativa partiu da professora de educação física Vanessa Kepler, 23 anos, que, após participar de uma palestra realizada através da Rede pela Paz, a qual fomenta a construção e ressignificação da educação, sentiu a vontade de fazer algo diferente pelo município. “No dia do evento, pensei no que poderia fazer para impactar de forma positiva a vida dos meus alunos e das pessoas. Sendo assim, surgiu a ideia de criar a 1ª Corrida pela Paz, pois desde pequena participo de corridas de rua, por influência dos meus pais que são corredores”, conta.

O título da corrida surgiu justamente do Rede pela Paz, no sentido de que o evento transformou a vida da professora. “Através dele eu comecei a entender melhor que a paz começa em nós mesmos”, pontua. “Foi então que unifiquei aquilo que me impactou muito para poder impactar a vida de outras pessoas. Juntei o nome do evento, Rede pela Paz, com a ideia da paz que comecei a concretizar em mim, com a corrida, daí virou a 1ª Corrida pela Paz”, explica.

O objetivo do evento é apresentar a prática da corrida de rua para a comunidade de Guaíba e Região Metropolitana, juntamente com a arrecadação de alimentos que serão destinados às instituições Vagalumes e Lar Irmã Ester, ambas do município. O desejo de Vanessa é mostrar o esporte de uma maneira diferente para seus alunos e para a população, não evidenciando uma competição interpessoal muito forte. “A corrida é intra pessoal, o teu adversário é tu mesmo, ele não existe na forma do outro, ele existe dentro de ti”.

Para aqueles que concluírem a corrida, as premiações serão de acordo com as categorias. Na categoria E e F, que reúne a faixa etária juvenil e adulto, a premiação será simbólica em forma de medalha destaque para os 10 primeiros colocados nas provas de 3 km e 5 km, masculino e feminino. Também terá medalhas de participação a todos os participantes. Nas categorias A, B, C e D, a qual estão crianças e adolescentes, a premiação será em medalhas de participação a todos que concluírem a prova.

Mapa com percursos de 3 e 5 km que serão realizados na 1ª Corrida pela Paz. (Foto: Reprodução/Sesc).

De acordo com a técnica de esporte do Sesc, Michele Bittencourt Silveira, 40 anos, a corrida ainda é um dos esportes que mais ganha adeptos por trazer muitos benefícios e também por ser considerada uma das atividades mais democráticas do mundo. “A prática da corrida tem benefícios que vão além da saúde física. Pesquisas científicas mostram uma forte relação entre a corrida e o cérebro ativo”, reitera. “As vantagens são inúmeras, tais como melhoria da ansiedade e tensão, qualidade do sono, capacidade cardiovascular e pulmonar, além de proporcionar concentração, foco entre outros”, completa.


Serviço

O quê: 1ª Corrida pela Paz

Onde: Praça da Juventude (Avenida João Pessoa, s/n, Centro, Guaíba/RS)

Inscrições: Gratuitas, até às 17 horas da próxima sexta-feira (1° de dezembro) no site do Sesc, mediante a entrega de 1kg de alimento no dia do evento.

Horário: Largada inicial às 8 horas para a categoria infantil e às 9h30 para a categoria adulto.