Esteio: Câmara Municipal tem mudança de 60% em sua composição

Dos 10 vereadores eleitos, apenas uma mulher irá compor o Legislativo

Fabrício Santos
Redação Beta
4 min readNov 19, 2020

--

Em 2021, PTB e PL terão representante no Legislativo municipal. (Foto: Câmara de Vereadores Esteio)

Na eleição realizada no dia 15 de novembro, a população esteiense foi às urnas para escolher os seus representantes para os próximos quatro anos no município. Em uma votação atípica, durante uma pandemia, o número de abstenções chamou a atenção. Em 2016, foram 19,36% ausentes, já em 2020 o percentual foi de 30%.

Na Câmara Municipal, apenas quatro vereadores foram reeleitos para o próximo mandato. São eles: Sandro Severo (PSB), Marcelo Kohlrausch (PSB), Leo Dahmer (PT) e Fernanda Fernandes (PP). Outros três vereadores concorreram no pleito passado e, desta vez, conseguiram garantir sua cadeira no Legislativo municipal: Fernando Luz (PTB), Derli Scienza (PP) e Jorge Elias (PP). E, por fim, teremos a estreia de três vereadores: Cristiano Coutinho (MDB), Luciano Battistelo (MDB) e Francisco Alves (PL).

Dados obtidos no site oficial do TSE. (Arte: Fabrício Santos/Beta Redação)

Alguns partidos perderam espaço na Câmara Municipal. O Partido dos Trabalhadores (PT) perdeu duas cadeiras no parlamento. O Partido Democrático Trabalhista (PDT) não terá representante no próximo mandato. O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido Liberal (PL) terão um parlamentar cada a partir de 2021.

A voz da mulher representada por uma vereadora

Fernanda Fernandes (PP) vai para o segundo mandato em 2021. (Foto: Arquivo Pessoal/Facebook)

Com 895 votos (2,08%), a única mulher no parlamento municipal é a vereadora reeleita Fernanda Fernandes (PP), 38 anos, natural de Porto Alegre. “Isso me dá muita responsabilidade, porque vou representar todas as mulheres. No meio de um mundo tão masculinizado é muito difícil, porque nós mulheres temos que provar para ter o nosso espaço”, ressalta.

Fernanda atribui esta reeleição à condução do mandato anterior, onde seu trabalho ao lado do povo esteiense foi fundamental para entender os anseios da comunidade. “Um vereador em reeleição já tem a rejeição do mandato em si, o que é natural, o povo pede por renovação. Mas se o vereador demonstra trabalho, como eu fiz, cria um laço de confiança com as pessoas”, comenta.

Para os próximos quatro anos, Fernanda quer dar continuidade a projetos que tiveram início em seu atual mandato. Uma de suas grandes propostas, que foi adiada por causa da pandemia, é unificar as políticas públicas. “Queremos uma fiscalização maior nesses setores, para um melhor funcionamento, e obter uma interação entre elas, para beneficiar o cidadão”, destaca.

Por ser a única mulher no Legislativo municipal, a progressista irá dedicar atenção especial à violência contra as mulheres. “Já tivemos algumas conquistas, como a Sala Lilás na delegacia de Esteio. Hoje as mulheres não precisam se expor no balcão central, pois existe essa sala reservada para atendimento.” Fernanda ainda destaca que os desafios estão presentes, mas que ela irá propor soluções em parceria com as pessoas.

O único vereador a ultrapassar a marca de 2 mil votos

Sandro Severo (PSB) participou de quatro eleições; venceu duas. (Foto: Arquivo Pessoal/Facebook)

Sandro Severo (PSB), 46 anos, natural de São Leopoldo, é o único vereador em Esteio que ultrapassou a barreira dos 2 mil votos nas duas últimas eleições: 2.034 (2016) e 2.004 (2020). “Em 2016 eu tive 4,29% dos votos válidos e nesta eu aumentei [proporcionalmente] a minha votação, mesmo com a abstenção de 30%, ficando com 4,66%. Diminuí 30 votos, mas continuei sendo o mais votado, o que é um fato histórico na cidade”, ressalta.

Este ótimo resultado nas urnas é reflexo dos projetos apresentados ao longo dos mandatos, segundo Severo. “Projetos que atinge a maioria da comunidade. O repasse histórico que fizemos ao Hospital São Camilo, através da economia do duodécimo como presidente [da Câmara], considerando a saúde como uma prioridade no mandato.”

Para os próximos quatro anos, Severo ressalta que irá continuar lutando pela garantia de direitos do cidadão, monitorando de perto as situações dos bairros de Esteio. “A presença do vereador, dando continuidade no trabalho, próximo da comunidade para entender, realmente, quais são as prioridades.”

Severo revela preocupação com a falta de mais representatividade feminina no Legislativo municipal. “Em um estado em que a gente tem indicadores de violência contra as mulheres altos, com machismo prevalecendo em várias situações, no fundo falta essa representatividade para as mulheres garantirem o seu direito. Torço pela vereadora Fernanda, que ela consiga representar e tenha em mim um aliado das políticas públicas voltada às mulheres.”

Eleição 2020 em Esteio

A cidade tinha 67.793 eleitores aptos para votar nestas eleições. Compareceram às urnas 47.458 (70%), sendo 2.785 votos em branco (5,86%), 1.673 nulos (3,53%) e 20.335 abstenções (30%).

A população esteiense deu a Leonardo Pascoal (PP) mais quatro anos à frente do Executivo municipal. Na votação realizada no último domingo, 15, o progressista teve uma ampla vantagem sobre a opositora Magela Lindner (PDT).

Em 2016, Pascoal elegeu-se prefeito da cidade com um total de 21.612 votos (46,78%). Na eleição de domingo, teve um expressivo aumento de 15.124 votos, conquistando a vitória com 36.736 votos totais (85,50%).

Assim ficou a composição da Câmara Municipal de Esteio para 2021/2024:

1º Sandro Severo (PSB): 2.004 (4,66%)

2º Fernando Luz (PTB): 1.530 (3,56%)

3º Marcelo Kohlrausch (PSB): 1.492 (3,47%)

4º Leo Dahmer (PT): 1.185 (2,76%)

5º Derli Scienza (PP): 1.089 (2,53%)

6º Cristiano Coutinho (MDB): 1.017 (2,37%)

7º Fernanda Fernandes (PP): 895 (2,08%)

8º Luciano Battistello (MDB): 782 (1,82%)

9º Jorge Elias (PP): 745 (1,73%)

10º Francisco Alves (PL): 565 (1,31%)

--

--