Exposição em Canoas mostra o diálogo entre a publicidade e a arte de rua

“Referências Pop” está na Casa dos Rosa, com 20 obras do artista Ângelo Cruz

Jaime Zanatta
Redação Beta
3 min readOct 19, 2018

--

Mostra é composta por obras que misturam técnicas tradicionais com as inovações da arte moderna. (Foto: Jaime Zanatta/Beta Redação)

Pinturas que retratam artistas mundialmente conhecidos e animais da fauna brasileira integram a exposição Referências Pop na Casa dos Rosa, em Canoas. O autor das 20 obras é o professor e publicitário Ângelo Cruz. “Tenho paixão por tudo que está retratado ali, desde a música até os animais”, comenta.

Além de ícones da música, Ângelo também ilustra animais presentes na fauna brasileira. “Eu pinto o que me vem na cabeça, por exemplo, agora quero ilustrar uma onça”. (Foto: Jaime Zanatta/Beta Redação)

A exposição é o resultado de nove anos de trabalho. Só que, lá no início, ela não era o objetivo. “Muitos amigos me incentivaram a reunir todas as obras e realizar uma mostra delas, mas aconteceu tudo por acaso. Já passei por Caxias do Sul, Porto Alegre e agora estou pela segunda vez aqui em Canoas”, conta o artista.

Uma das propostas da exposição é mostrar o diálogo da publicidade com a arte de rua. Para isso, Ângelo utiliza técnicas com madeira, mdf e pirografia que envolvem, além da tradicional tela com acrílico, pincel e estêncil. “Isso é um grande diferencial. Não vejo nenhum artista utilizando essas ferramentas hoje”, enfatiza. Com efeitos de sombreamento e iluminação, as obras expostas apresentam alto contraste de cores. “São características das minhas ilustrações”, reforça.

O jogador de futebol americano Tom Brady é um dos artistas ilustrados. (Foto: Jaime Zanatta/Beta Redação)

Recordações

Durante a entrevista, Ângelo recordou histórias envolvendo as suas obras. Duas estão ligadas a artistas mundialmente conhecidos: Paul McCartney e o grupo Foo Fighters.

No caso do ex-beatle, o professor pintou um quadro da banda e um da cidade de Londres. “No último show que ele fez aqui em Porto Alegre, as obras The Fab4 e City of Westminster estavam decorando o camarim dele”, relata.

O mesmo aconteceu com o Foo Fighters. “Quando fizeram show em Porto Alegre, a obra Dave Grohl também estava no camarim de um dos músicos. Como esquecer essas memórias, hein? Por isso que eu tenho paixão por todas as obras que faço”, coloca.

A entrada na exposição é gratuita. (Foto: Jaime Zanatta/Beta Redação)

A exposição com as obras da cultura pop, que retratam os integrantes da música mundial e nacional, além de animais da fauna brasileira, segue até o dia 30 de novembro na Casa dos Rosa (Avenida Victor Barreto, 2186 — Centro), em Canoas. “Vale ir até lá, porque na minha opinião, é um trabalho excelente para ilustrar a arte moderna”, finaliza.

--

--