Feira Vegana de Porto Alegre é a maior do Sul do Brasil e acontece a cada 15 dias

Evento itinerante já reuniu um grupo de 55 expositores em uma única edição

Vitória Drehmer
Redação Beta
5 min readJun 20, 2023

--

Última feira Vegana de Porto Alegre foi realizada no Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), no bairro Moinhos de Vento. (Foto: Lucas Alves/Beta Redação)

De acordo com o Google Trends, ferramenta que analisa o interesse do público na internet, as buscas pelo termo “vegano” aumentaram 300% entre 2016 e 2021. Na vida real, o veganismo também está em crescimento e atrai cada vez mais pessoas. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) estima que 7 milhões de brasileiros são veganos.

Consequentemente, o número de estabelecimentos que vendem apenas produtos que não contêm ingredientes de origem animal cresce na mesma proporção. Um deles é justamente a feira vegana de rua de Porto Alegre (RS), realizada a cada 15 dias, de forma itinerante. O evento, organizado por Taís Pereira, foi criado em novembro de 2014.

“Eu tinha um mercado vegano e uma vez surgiu a ideia de participar de feiras para ganhar visibilidade. Nós fomos atrás desses eventos em Porto Alegre, mas descobrimos que todos eram patrocinados por empresas que testam em animais. Só que isso não faz parte da nossa filosofia e a gente teve a ideia de fazer a nossa própria feira, do nosso jeito”, detalha Taís.

Taís Pereira resolveu fundar a Feira Vegana de Porto Alegre por discordar de empresas que realizam testes em animais. (Foto: Giovanni Scherer/Arquivo Pessoal)

A ideia inicial era realizar a feira anualmente na capital gaúcha. No entanto, durante o primeiro evento, todos os produtos dos nove expositores foram vendidos em menos de uma hora. A partir de então, a feira passou a acontecer uma vez ao mês e, hoje, acontece de forma quinzenal.

Além disso, a Feira Vegana de Porto Alegre era fixa e realizada na Sociedade Hebraica, no bairro Bom Fim, antes da pandemia. Depois, o público passou a preferir locais abertos e o evento passou a ser promovido na sede do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), no bairro Moinhos de Vento. Em 2021, durante a primeira exposição no local, cerca de 2.5 mil pessoas circularam pelo espaço.

Como iniciativa itinerante, a Feira Vegana de Porto Alegre se desloca e acontece também em outros lugares da capital. “A gente queria um espaço na Cidade Baixa, porque acreditamos que o nosso público é mais jovem. Foi aí que encontramos o Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul (Sindipetro)”, explica Taís Pereira.

Em momentos específicos, o evento ainda é realizado em espaços como o 4º Distrito, no bairro Navegantes, ou no Teatro Renascença, no bairro Menino Deus. Entretanto, como a feira é sempre acomodada em locais abertos, vale lembrar que a realização depende da previsão do tempo.

O que as pessoas encontram na Feira Vegana de Porto Alegre?

De acordo com a organizadora, o grupo do evento reúne cerca de 130 expositores participantes, mas nem todos comparecem em todas as feiras. Por isso, a maior edição do evento, por exemplo, contou com 55 expositores, quando foi realizada na Casa de Cultura.

“Em função da movimentação do público e do número de expositores, a Feira Vegana de Porto Alegre é a maior do Sul do Brasil. Ou seja, a maior entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná”, destaca Taís Pereira.

Por não ter um número fixo de expositores, a quantidade de produtos comercializados durante as feiras também não é sempre a mesma. Ainda assim, quem passa pelos locais encontra salgados, queijos, doces, refrigerantes, cervejas artesanais, sushis, hambúrgueres, cosméticos e até artesanatos.

Maior feira vegana do Sul do Brasil contou com ótimo público visitante em sua última edição, realizada no Damae. Visitantes foram chegando ao longo da manhã, e próximo ao horário do almoço, bancas contavam com bom movimento de vendas. (Fotos: Lucas Alves/Beta Redação).

Os valores dos produtos variam, em média, de 8 reais a 70 reais. “Os produtos mais baratos da feira custam entre 8 reais e 10 reais, que são salgados e bebidas, por exemplo. Depois varia muito o preço, mas nós chegamos a valores entre 50 reais e 70 reais de cosméticos ou tortas de confeitaria grandes. Ou seja, essas são coisas mais específicas”, afirma a organizadora.

Uma das marcas expositoras mais antigas da Feira Vegana de Porto Alegre é a Kaya Cozinha Consciente. A empresa, criada por Ellen Arruda e sua mãe, Maria Arruda, vende marmitas, salgados e doces veganos desde 2018.

Alimentos da Kaya custam, em média, 9 reais e fazem sucesso na Feira Vegana de Porto Alegre. (Foto: Kaya Cozinha Consciente/Arquivo Pessoal)

“Conheci a feira em 2014, quando comecei no veganismo. Já participamos do evento pouco depois da criação da Kaya, assim como já participamos de outras feiras, mas não vendemos tão bem quanto nessa de POA. Acredito que isso aconteça pelo fato da feira ser exclusivamente vegana e atrair clientes já familiarizados com os ingredientes”, avalia Ellen.

Como expor na Feira Vegana de Porto Alegre?

Para expor os produtos, os candidatos a feirantes passam por uma entrevista. “Se é comida ou cosmético, preciso que digam e comprovem todos os ingredientes. Existe uma série de marcas que não permitimos a utilização. É aí que percebemos se o expositor está apto para participar da feira ou não”, conta a organizadora.

Além disso, cada expositor paga um valor de inscrição, que varia entre 100 reais e 200 reais, para participar da Feira Vegana. “Nós usamos esse dinheiro para pagar a estrutura e os serviços. O que sobra nós doamos para os animais resgatados da ONG Movimento de Defesa Animal do RS”, cita Taís.

Apesar de ser uma feira totalmente vegana, o evento também atrai pessoas flexitarianas; ou seja, aquelas que buscam apenas reduzir o consumo de produtos à base de derivados animais. Andressa Morch é uma dessas pessoas.

“Já fui a outras feiras veganas, mas é a primeira vez que venho na Feira Vegana de Porto Alegre. Não sou vegana. Vim mesmo para conferir o que tem aqui. Gosto de usar produtos naturais, seja na alimentação ou na área de cosméticos. Então, na verdade, gosto desse equilíbrio. Foi bem legal vir aqui”, reflete Andressa.

Para conferir mais informações e acessar o calendário da Feira de Vegana de Porto Alegre acesse @feiraveganapoa no Instagram.

--

--