Florinda’s Doceria e o doce gosto das memórias de infância

Doceria inspirada no seriado Chaves conquista clientes na Unisinos de São Leopoldo

Uma das almofadas que compõem a decoração do local junto às caixas dos doces que são vendidos. (Foto: Florinda’s Doceria no Facebook/Divulgação)

Quem viveu a infância nos anos 80 e 90, com certeza teve sua vida influenciada pelos episódios do Chaves. O pessoal da Florinda’s Doceria, em São Leopoldo, passou por isso também. Por isso, na hora de pensar o negócio, foi unânime a decisão de usar essa série como inspiração.

Assim como a família Furtado, Dona Florinda se aventurava na cozinha e no empreendedorismo, se virando em muitas para dar um futuro melhor ao filho e mostrar seus dotes culinários ao mundo. A equipe da doceria, formada por cinco pessoas, levou isso em conta na hora de botar a mão na massa e vender seus deliciosos doces.

A Beta Redação entrevistou Rafael Furtado, um dos idealizadores da Florinda’s, para saber um pouquinho mais sobre como está sendo a experiência de unir duas paixões: a cozinha e o Chaves! Confira abaixo.

Rafael Furtado vendendo suas criações. (Foto: Florinda’s Doceria no Facebook/Divulgação)

BetaRedação: De quem partiu a ideia de começar o negócio?

Rafael: A ideia partiu de dois dos três sócios: eu e Gabriela Furtado, minha esposa. Iniciamos a produção e comercialização de bandejas de brigadeiros na universidade e em empresas, uma vez por semana, a partir de fevereiro de 2016. Depois, passamos a atender festas de aniversários, já com a entrada da terceira sócia, Caroline Furtado (minha irmã). O negócio foi crescendo, passamos a investir em publicidade online e produzimos o nosso carrinho gourmet, que levamos para festas e com ele participamos de diversos eventos. Já em 2017, negociamos um ponto comercial na Unisinos, onde inauguramos nossa loja em 8 de agosto, com doces à pronta entrega, produzindo sob encomenda para festas e eventos, como casamentos e formaturas. Para eventos empresariais, fornecemos o serviço completo de coffee break, com salgados, doces e bebidas.

“Atualmente a Paula Vieira é nossa colaboradora e irmã da Gabriela. Somos uma empresa totalmente familiar!”, conta Rafael.

B: Quem tem as “mãos de fada” e criou os primeiros doces?

R: O primeiros doces foram criados pela Gabriela, que desenvolveu nossos processos e passou para a equipe. Atualmente todos “metem a mão” e produzem os itens, que já compõem um cardápio de mais de 25 sabores de brigadeiros, doces finos, bolos, brownies, cupcakes e chocolates.

B: Essa especialidade foi aprendida como?

R: No meio familiar existe a inspiração (a avó da Gabriela era confeiteira), mas a técnica toda foi desenvolvida a partir de cursos de qualificação.

B: Quem na equipe faz o que? Vocês administram tudo juntos?

R: Dividimos as funções, a partir dos conhecimentos de cada integrante da equipe e a partir do que definimos no planejamento estratégico da empresa:

Gabriela Furtado — gerenciamento de redes sociais, site e e-mails, produção e inovação, atendimento.

Rafael Furtado — negociação com fornecedores, prospecção de oportunidades comerciais, compras, gestão financeira, atendimento.

Caroline Furtado — gerenciamento do mailing de clientes, compras, atendimento.

Paula Vieira — produção e atendimento.

Os brownies são uma das especialidades da casa. (Foto: Florinda’s Doceria no Facebook/Divulgação)

B: Como surgiu a ideia da temática?

“Toda a equipe é fã da Turma do Chaves, assistimos desde a infância”, explica Rafael.

R: Nossa inspiração principal é na Dona Florinda, que no seriado famoso, tenta empreender em diversas frentes da gastronomia: restaurantes, barraca de churros, etc. Ficou então a nossa homenagem ao mestre Bolaños.

B: Qual fase você diria que foi a mais difícil nesses anos que estão empreendendo?

R: O início é sempre mais complicado, já nos disseram diversos empreendedores e professores com quem conversamos. Investimos forte na marca e na nossa loja, buscando um bom impacto visual para atrair o público da Unisinos. Acreditamos na qualidade do nosso produto e fazemos tudo com muito carinho, mas isso demandou um importante investimento financeiro, que estamos trabalhando e recuperando conforme o planejado.

O carinho e feedbacks positivos dos clientes são um importante combustível para seguirmos em frente com o negócio, sempre inovando e proporcionando novos produtos e sabores ao nosso cardápio.


Gostou da Florinda’s?

Visite a doceria, que fica na Unisinos, e se apaixone de perto pelos doces e o carinho com o qual são feitos.

Endereço: Av. Unisinos 950 — São Leopoldo

Telefone: (51) 99653–2843

Site: www.florindasdoceria.com.br

Horário: 11:00 às 22:30

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.