Fundação de Artes de Montenegro completa 46 anos

Fundarte é referência estadual nos cursos de música, teatro, dança e artes visuais

Julio Hanauer
Redação Beta
4 min readJun 21, 2019

--

Quem passa em frente ao prédio do número 2.141 da Rua Capitão Porfírio, em Montenegro, percebe que aquele local é um ponto cultural na cidade. Ali fica a Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte) desde 1981 e, por isso, muita gente se encanta ao passar pela calçada, admirando os sons das aulas de música, coral, dança e teatro.

Fundação oferece cursos e eventos nas quatro áreas da arte (Foto: Fundarte)

Em 2019 a Fundarte completa 46 anos ininterruptos de promoção da cultura, oferecendo oficinas e cursos nas quatro áreas artísticas, além de proporcionar aos cidadãos dezenas de eventos. Para o diretor executivo da fundação, André Luis Wagner, a Fundarte é um diferencial para Montenegro. “Aqui realizamos trabalho social com atendimento gratuito, melhorando a qualidade de vida das pessoas e ampliando a visão de mundo delas”, destaca Wagner.

Poucas pessoas sabem, mas a Fundação Municipal de Artes existe desde 1910, quando era chamada de Conservatório de Música de Montenegro. Após vários anos com interrupções em suas atividades, o Conservatório foi reativado, em junho de 1973, durante as comemorações dos 100 anos da cidade. A iniciativa de reabertura, segundo dados da própria fundação, foi da professora Therezinha Petry Cardona, que ocupou a direção da instituição entre 1973 e 2000.

O empenho da professora rendeu uma significante homenagem em 2002, quando o Teatro da Fundarte passou a se chamar Therezinha Petry Cardona. “Muitas pessoas que foram importantes aqui dentro são homenageadas com espaços importantes, como é o caso da Galeria de Arte Loide Schwambach, Sala Maestro Osvaldo Lopes e Biblioteca Maria José Talaveira Campos, a nossa primeira bibliotecária”, afirma André Wagner.

Ao longo desse tempo em que atua como promotora da arte na região do Vale do Caí e na região metropolitana de Porto Alegre, a Fundarte recebeu importantes reconhecimentos. Conforme o diretor executivo da Fundação, em 2012 a instituição recebeu a Ordem do Mérito Cultural, condecoração concedida pelo Ministério da Cultura naquele período. Já no ano passado (2018), a Fundação Municipal de Artes de Montenegro foi vencedora do 21º Prêmio Educação RS, na categoria Instituições.

Atividades levam cultura e arte para jovens e adultos (Foto: Fundarte)

Escola de artes e promotora de eventos

Mais que comemorar 46 anos de atividades culturais sem interrupção, a Fundarte festeja sua participação na formação cultural da comunidade montenegrina. Conforme André Wagner, a Fundação atua no segmento escola, com a finalidade principal de oferecer 1.171 vagas em editais que contemplam os cursos de dança, teatro, música e artes visuais. Dessas, 60% são gratuitas e as demais são concedidas via pagamento de mensalidades.

Outra finalidade da Fundarte é promover espetáculos e exposições. “No ano passado organizamos 82 eventos, e 80% deles foram gratuitos. Também propomos ações nacionais, como o Seminário Nacional de Arte e Educação, nos anos pares, e nos ímpares promovemos o Salão de Arte 10x10 (no qual são exibidas somente obras de 10cm x 10cm)”, diz André.

Todos os eventos surgem a partir de projetos criados pela Fundação e pela Associação Amigos da Fundarte (AAF), aprovados pelas leis de incentivo à cultura. “A maioria dos recursos das nossas atividades é repassada pela prefeitura (60%) e o restante (40%) é de leis de incentivo, serviços prestados, parceria com a Uergs e mensalidades dos alunos”, revela Wagner.

André Wagner, diretor executivo da Fundarte (Foto: Fundarte)

O diretor executivo da Fundarte destaca ainda que os 30 professores e 34 funcionários, todos concursados, juntamente com a AAF, têm buscado avanços e aumento da atuação na comunidade. “O nosso trabalho não é entretenimento, é educação para transformar a vida das pessoas”, reforça.

Descentralização das atividades e inclusão

Incentivar e promover a cultura vai além das atividades que ocorrem na sede da Fundarte, na Rua Capitão Porfírio. A Fundação amplia seu alcance com o desenvolvimento de projetos específicos para atender a comunidade.

--

--

Julio Hanauer
Redação Beta

Estudante de Jornalismo na Unisinos. Assessor de Imprensa da Prefeitura de Maratá-RS.