Grêmio e Internacional buscam conquista inédita do Campeonato Brasileiro de pontos corridos

Desde que o formato iniciou, em 2003, a dupla Gre-Nal nunca venceu a competição

Gabriel Jaeger
Redação Beta
4 min readApr 25, 2023

--

Grêmio e Inter já conquistaram os principais títulos relevantes no século, menos o Brasileirão. (Foto: Grêmio Oficial/Flickr)

A disputa da 67ª Série A do Campeonato Brasileiro começou no dia 15 de abril de 2023. Essa é a 21º edição do campeonato no modelo de pontos corridos e representa mais uma chance para Grêmio e Internacional tentarem garantir o feito histórico de conquistar o Brasileirão no atual formato.

Ambas as equipes já se sagraram campeãs do Campeonato Brasileiro, quando o torneio era decidido no sistema eliminatório, popularmente conhecido como mata-mata. Foram 46 anos de disputas nesse formato, com cinco títulos conquistados por Grêmio e Internacional juntos. O Colorado conquistou os títulos nos anos de 1975, 1976 e 1979, enquanto o Tricolor foi campeão em 1981 e 1996.

Apesar do protagonismo dos clubes de Porto Alegre no cenário brasileiro e latino-americano, Grêmio e Inter enfrentam dificuldades para conquistar o principal campeonato nacional no formato de pontos corridos. Neste século, os times conquistaram, juntos, um Mundial, três Libertadores da América, três Recopas Sul-Americana, duas Copas do Brasil e uma Copa Sul-Americana.

É no mínimo curioso o fato de os dois maiores times do Rio Grande do Sul terem vencido tantos campeonatos relevantes, menos o Brasileirão. Ainda assim, os dois times gaúchos já alcançaram o vice-campeonato brasileiro em várias oportunidades: em 2008 e 2013, o Grêmio, e em 2005, 2006, 2009, 2020 e 2022, o Inter.

Em 2008, o Grêmio chegou a abrir 11 pontos de vantagem para o 2º colocado São Paulo, que se sagrou campeão com três pontos de vantagem sobre o tricolor gaúcho.

O Internacional, por sua vez, liderou o campeonato de 2020 por 14 rodadas. Porém, foi ultrapassado pelo Flamengo na 37º rodada e não conquistou o título por um ponto.

As edições de 2008 e 2020 do Brasileirão foram as competições em que Grêmio e Inter chegaram mais perto de conquistar o título inédito no novo formato.

Histórico de Grêmio e Inter na era dos pontos corridos. (Imagem: Gabriel Jaeger/Beta Redação)

Por outro lado, chama a atenção que equipes que representam os outros principais estados do futebol brasileiro — São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais — já foram campeãs da competição. Isso leva a indagar por qual motivo o troféu ainda não foi levantado por pelo menos um dos times gaúchos? O que falta para esse jejum acabar?

Para o comentarista e coordenador de esportes da Rádio Guaíba, Carlos Guimarães, há uma questão cultural envolvida, sendo que o Rio Grande do Sul tem uma identificação com o formato de copas. “Em geral, os dois priorizam mais a Libertadores quando disputam. O Brasileiro sempre foi colocado em segundo plano neste período, até mesmo quando quase conquistaram”, ressalta.

O jornalista acrescenta que falta priorizar o Campeonato Brasileiro e ter elenco qualificado. “Precisa de um grupo completo, não apenas 11 titulares para uma maratona de 38 rodadas. Ainda mais com divisão de atenções, como Copa do Brasil e Libertadores”. Na opinião de Carlos Guimarães, o Grêmio não conquistou o campeonato em 2008 porque o elenco do São Paulo era muito melhor e conseguiu reverter uma diferença de 11 pontos na época.

O repórter Nícolas Córdova, da Rádio Gre-Nal, acredita que falta regularidade para Inter e Grêmio. “Essa regularidade em um campeonato tão extenso não acontece por causa da falta de investimentos. Não adianta os jogadores reservas terem qualidade tão abaixo em relação aos titulares, isso prejudica muito”, comenta.

De acordo com o repórter Cristiano Silva, da Rádio Guaíba, Colorado e Tricolor não foram campeões por terem sido prejudicados pela arbitragem, principalmente nos anos de 2005 e 2020. “Os times do Rio de Janeiro e São Paulo são muito favorecidos, especialmente Flamengo e Corinthians. Muitas vezes, a dupla Gre-Nal tem que vencer o adversário e a péssima arbitragem”, critica.

Ele relembra que, em 2005, o próprio presidente do Corinthians na época, Alberto Dualib, admitiu que o time paulista foi “campeão roubado” e que o campeão, de fato, deveria ter sido o Internacional. Por fim, ele lamenta que os árbitros Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio, que apitaram as duas partidas polêmicas na reta final do campeonato de 2020, ainda tenham sido indicados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para representarem o país na Copa do Mundo de 2022, disputada no Catar.

Confira todos os times campeões da era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro:

2003 — Cruzeiro

2004 — Santos

2005 — Corinthians

2006 — São Paulo

2007 — São Paulo

2008 — São Paulo

2009 — Flamengo

2010 — Fluminense

2011 — Corinthians

2012 — Fluminense

2013 — Cruzeiro

2014 — Cruzeiro

2015 — Corinthians

2016 — Palmeiras

2017 — Corinthians

2018 — Palmeiras

2019 — Flamengo

2020 — Flamengo

2021 — Atlético-MG

2022 — Palmeiras

Relembre o jogo decisivo da última conquista de Brasileirão da dupla:

1979 — Inter 2 x 1 Vasco

(Vídeo: Canal fklem/YouTube)

1996 — Grêmio 2 x 0 Portuguesa

(Vídeo: Canal Urutara/YouTube)

Brasileirão 2023

O Campeonato Brasileiro começou no último dia 15 e duas rodadas já foram realizadas. O Grêmio venceu o Santos por 1 a 0 como mandante, no Jaconi, em Caxias do Sul, e perdeu para o Cruzeiro, em Minas Gerais, pelo mesmo placar.

O Inter começou a disputa com um empate em 1 a 1 contra o Fortaleza, no Castelão, e uma vitória de 2 a 1 sobre o Flamengo no Beira-Rio.

No momento, o Fluminense é o líder do Brasileirão, com seis pontos. É muito início de campeonato para analisar a situação dos times. Agora é aguardar para ver se a história muda em 2023.

--

--