O gol de Everton, que contou com a participação de Diego Tardelli, fechou o placar do jogo. (Foto: Thiago Borba/Beta Redação)

Grêmio reencontra sua torcida e volta a vencer

Na tarde do domingo, 27, o tricolor gaúcho venceu o Botafogo por 3 a 0

--

No domingo, 27, o Grêmio recebeu o Botafogo na Arena para jogo da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enfrentando a torcida e a mídia pela primeira vez depois da goleada sofrida pelo Flamengo no jogo que valia vaga na final da Libertadores, o time de Renato Portaluppi não se intimidou e marcou 3 gols no alvinegro carioca.

Ainda ressentido, o pequeno público de 10 mil torcedores encarou o céu fechado e recebeu os jogadores com aplausos. Desconfiada da eficiência da equipe tricolor, a torcida esboçou vaias durante o anúncio de Paulo Victor e Rômulo no telão. Porém, com o desempenho dentro de campo, o público retomou a sintonia com o time.

Renato iniciou a partida com Tardelli na armação do time e Luciano como centroavante. Já aos 11 minutos do primeiro tempo, o bom ritmo de jogo do Grêmio deu resultados. Luciano armou a jogada e deu passe para Maicon, que vinha entrando pelo lado direito da área do Botafogo. O camisa oito gremista chutou forte cruzado e abriu o placar.

Aos 11 minutos, Maicon abriu o placar do jogo (Foto: Thiago Borba/Beta Redação)

“Eu estava em uma posição que me favorecia, fiz o movimento e o Luciano me deu um belo passe”, comentou Maicon após o jogo. O volante também ressaltou a importância da movimentação dos jogadores dentro de campo para abrir espaço para as jogadas. “Só assim a gente vai conseguir apresentar o futebol que estamos acostumados”, finalizou o camisa oito.

A participação dos volantes no ataque do Grêmio foi um dos pontos comentados por Renato na entrevista coletiva. O treinador afirmou que incentiva a participação dos volantes no ataque do time. “Não pode chegar os dois (volantes) ao mesmo tempo. Mas um, quando estiver na jogada, tem que pisar na área”, respondeu o comandante gremista.

Incentivado por Renato, Maicon chega na área entre a defesa botafoguense (Foto: Thiago Borba/Beta Redação)

O primeiro tempo seguiu com os dois times jogando limpo e buscando o resultado. O Botafogo chegou duas vezes com perigo ao gol do Grêmio, mas a equipe da casa continuava com melhor desempenho. Apesar da pressão, o time de Renato também não conseguiu fazer mais gols na primeira metade e o primeiro tempo terminou com o placar de 1 x 0 para os gaúchos.

Sem alterações na vinda do vestiário, o Grêmio iniciou o segundo tempo mantendo o controle jogo. Ao marcar 16 minutos, Renato realizou a primeira alteração, trocando Alisson por Pepe. A substituição renovou o ânimo do time tricolor. Aos 21 minutos, o treinador gremista tirou Luciano e colocou Thaciano.

Foram precisos quatro minutos para as mudanças surtirem efeito no placar. Em uma jogada iniciada por Diego Tardelli pelo lado esquerdo de ataque, o atacante, que atuou como armador, chutou cruzado, o goleiro Gatito Fernandez defendeu, e no rebote, Thaciano empurrou para o gol.

Aos 29 minutos, Maicon saiu de campo aplaudido pela torcida. Rômulo entrou em seu lugar (Foto: Thiago Borba/Beta Redação)

A boa atuação do Grêmio foi coroada aos 35 minutos. Everton fez jogada pela esquerda e chutou, mas Gatito Fernandez conseguiu evitar o gol e, no rebote, Tardelli e Thaciano tentam finalizar, sem sucesso. Everton, de volta na jogada, chutou forte para o chão, a bola quicou e subiu rápido, sem chances para a defesa do Botafogo. Grêmio 3 a 0. O reencontro com a torcida, que começou com aplausos tímidos, terminou com uma bela atuação do tricolor gaúcho.

Thaciano marcou o segundo gol e Everton fechou o placar (Foto: Thiago Borba/Beta Redação)

“A gente sabe que vai demorar um pouco ainda para absorver a derrota do meio de semana, mas era importante a gente fazer um jogo bom hoje e conquistar uma vitória, porque a gente tem o objetivo de classificar o time para a Libertadores”, expôs Maicon, que finalizou: “Jogo a jogo a gente vai retomando o nosso lugar”.

Agora disputando apenas o campeonato nacional, o Grêmio tem como objetivo imediato a classificação para a Libertadores do ano que vem. Com a vitória, o tricolor chega a 44 pontos e fica em sétimo lugar, a um ponto da zona de classificação.

O próximo jogo do Grêmio é contra o Vasco, no Rio de Janeiro. Os cariocas recebem o tricolor gaúcho na quarta-feira, dia 30, no Estádio São Januário, às 21h30. Já o Botafogo recebe o Cruzeiro, quinta-feira, no Engenhão, também às 21h30.

Renato confia que seu grupo levará o Grêmio para a Libertadores de 2020 (Foto: Thiago Borba/Beta Redação)

Repetindo o que já fez em outras oportunidades, durante a coletiva Renato Portaluppi garantiu que seu time estará na próxima edição do campeonato mais importante do futebol sul americano. “O Grêmio vai estar lá, sem dúvida alguma”. E concluiu: “No G4 ou G6, o Grêmio estará lá. Eu garanto por acreditar no meu grupo”.

Com um público de menos de 10 mil torcedores, a Arena do Grêmio recebeu seu time com aplausos e incentivo (Foto: Thiago Borba/Beta Redação)

--

--