Sangue, suor e nocautes no maior evento de MMA do Sul do Brasil

Circuito Team Nogueira Viamão, realizado em Gramado, contou com a participação do lutador do UFC Markus “Maluko” Perez

Gustavo Bauer
Redação Beta
4 min readSep 16, 2019

--

Desafio de submissão terminou empatado entre o lutador do UFC Markus “Maluko” Perez e Alexandre Hoffmann. (Foto: Gustavo Bauer/Beta Redação)

Conhecida como um dos destinos turísticos mais visitados do país, Gramado também investe forte na captação de grandes eventos esportivos. No domingo, 15 de setembro, a cidade recebeu a sétima edição do Circuito Team Nogueira Viamão (CTNV) — considerado o maior evento de MMA da Região Sul e um dos principais do Brasil. Cerca de 4 mil pessoas foram até o Ginásio Perinão, no Centro da cidade, acompanhar as lutas, também transmitidas pelo Canal Combate para todo o território nacional.

O MMA — sigla utilizada para Artes Marciais Mistas — é um esporte em ascensão. Uma mostra disso pôde ser vista na fixação do público ao octógono durante os combates no CTNV. Semelhante à torcida de muitos pelo futebol, os amantes das lutas mantêm olhares fixos em cada trocação. A música empolgante, mesclando estilos como o rock e a eletrônica, cria uma atmosfera positiva nos atletas. Eles se preparam por semanas, e até meses, para chegar a uma competição profissional, conquistando assim visibilidade e a oportunidade de alavancar a carreira.

O primeiro duelo da noite teve a vitória por nocaute técnico de Alexandre Hoffmann contra Patrick Quadros. Hoffmann se classificou para o Desafio de Submissão contra Markus “Maluko” Perez, lutador do Ultimate Fighting Championship (UFC). Após três rounds de um confronto equilibrado, a luta acabou empatada. O resultado foi considerado positivo para Hoffmann diante do currículo de Maluko.

Ao término do combate, Markus Maluko elogiou a cidade de Gramado, a organização do evento e a hospitalidade do público. Em relação ao resultado da luta, afirmou estar recuperando sua melhor forma física. “Fiquei três meses parado e voltei há duas semanas. Mas isso não tira o mérito do meu adversário, que soube usar muito bem o chão”, disse. O atleta destacou que pretende lutar pelo menos outras duas vezes neste ano e deixou um recado pedindo para que esteja entre os selecionados para o UFC São Paulo, que ocorre no dia 16 de novembro.

Embaixador do UFC no Brasil e idealizador do CTNV, Rodrigo Minotauro acompanhou todos os duelos da noite. (Foto: Gustavo Bauer/Beta Redação)

Nas lutas do card preliminar, os atletas buscam experiência e resultados para crescer na modalidade. No card principal, com um nível competitivo maior, os confrontos servem como uma porta de entrada para outras disputas nacionais e internacionais.

O CTNV é um projeto dos irmãos e ex-lutadores do UFC, Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro. Embaixador do UFC no Brasil, Minotauro acompanhou atentamente as lutas e avaliou a importância da competição. “O CTNV é um evento de grande importância para a descoberta de novos talentos no Sul do país. Eventos como esse estão elevando o nível de lutadores brasileiros em disputas internacionais. Com certeza os garotos que vocês viram nesta noite estarão representando a bandeira do Brasil lá fora”, destacou.

Nos outros confrontos, os resultados foram marcados por nocautes. Jefferson Aldin derrotou Claudir Dutkevis por decisão dos jurados. O duelo entre Giliarde Wolverine e Leandro Foguinho terminou empatado. Matheus Martins derrotou Pedro Finger por finalização. Cris Macfer derrotou Rayla Nascimento por decisão unânime dos jurados.

Outas quatro lutas tiveram como resultado nocaute técnico: Fabrício Pitbull derrotou Mário Shaolin; Silas Robson derrotou Diogo Cabeça; Gian Sarturi derrotou Adrison Cardoso; e Thaiane Souza derrotou Amanda Braga.

Disputas no card principal foram marcadas por equilíbrio e muito sangue no octógono. (Foto: Gustavo Bauer/Beta Redação)

Investimento no esporte contribui para descoberta de talentos

De acordo com o secretário de Esportes de Gramado, Jacó Schaumloeffel, o município investe forte em eventos esportivos desde o início da atual gestão. Pela primeira vez, a cidade recebeu um evento de MMA e a intenção não está apenas em atrair turistas, mas também em destacar atletas locais. “Entendemos que promover o turismo esportivo é importante para uma cidade turística como a nossa. Além disso, sempre tentamos unir o útil ao agradável. Hoje temos dois atletas de Gramado e um de Canela disputando o circuito”, ressaltou.

Secretário de Esportes do RS, João Derly e o secretário de Esportes de Gramado, Jacó Schaumloeffel. (Foto: Gustavo Bauer/Beta Redação)

Jacó confirma a possibilidade de o CTNV retornar no ano que vem a Gramado e afirma que outros eventos esportivos estão nos radares, entre eles o Festival Nacional de Taekwondo (FENATAE), que será realizado em outubro, e o Abu Dhabi Jiu Jitsu Pro, confirmado para 2020.

Ex-judoca e medalhista olímpico, João Derly também acompanhou os confrontos do CTNV. Atual secretário estadual de Esportes, Derly analisa os benefícios da prática esportiva. Sempre é proveitoso trabalhar o esporte pela questão da prevenção, da saúde e do combate à evasão escolar. Enfim, beneficia todas as áreas da sociedade”, destacou.

Além disso, Derly também avalia positivamente a descoberta de novos atletas no Rio Grande do Sul. “Nosso Estado tem bons eventos e novos talentos aparecendo no MMA, modalidade que só cresce no mundo. O CTNV é uma oportunidade para os atletas conquistarem mais visibilidade. Um evento como esse só ajuda no fortalecimento do esporte gaúcho”, avaliou.

--

--