Inflação impacta hábitos de leitura

Amanda Wolff
Redação Beta
Published in
2 min readMay 5, 2023

De 2022 a 2023, a variação acumulada de livros não didáticos foi de 11,04% na capital gaúcha

Escolhendo livros para comprar (Fonte: Freepik)

De acordo com dados do Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados em 11 de abril pelo IBGE, de março de 2022 a março de 2023, a variação acumulada de livros não didáticos foi de 11,04% em Porto Alegre. Enquanto o acumulado no ano, desde janeiro até março de 2023, foi de 3,15%. Já a variação mensal de livros não didáticos até março de 2023 foi de 1,04%.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros, o primeiro trimestre do ano teve um leve aumento, com uma variação positiva de 5,32% em comparação com o valor arrecadado no mesmo período do ano anterior. É possível perceber que mesmo com o aumento dos valores dos livros subindo para 4,89%, desde 2021, aponta-se uma retomada do crescimento nas vendas de livros.

Livrarias e Leitores

No mercado desde 2009, a livraria Noble Book de São Leopoldo, sentiu a diferença dos valores dos livros nas vendas. De acordo com os proprietários, Volmir Dias, 47 anos, e Omar Fiorini, 48 anos, foi perceptível que, desde a pandemia, muitas coisas mudaram para as livrarias físicas. “Muitos locais optaram por vender online, mas quem já era nosso cliente há anos, não abandonou a compra conosco. As vezes eles vem à loja sabendo o valor do site para tenta negociar um desconto para a compra do livro físico na hora''.

Como é o caso da leitora assídua Vanessa Driemeier Gonçalves, de 23 anos. “Eu sou completamente apaixonada por leitura, principalmente as de ficção com um mundo de fadas e uma pitada de romance picante”, comenta.

Leitora Vanessa Driemeier Gonçalves, de 23 anos (Fonte: Acervo Pessoal/Vanessa)

Após ganhar um Kindle do namorado, Vanessa percebeu a praticidade de não precisar carregar um livro físico. Em questão de valores, a leitora acha que as empresas podiam criar um combo para quem gosta de ter a mídia física e a mídia digital. Ainda sobre o preço, Vanessa destaca “Têm alguns que o desconto é mínimo, tipo, quanto mais famosos o livro ou com grande procura o desconto do físico para o digital é quase nulo”.

--

--