Inscrições abertas para Campeonato Municipal de Vôlei de Areia em Campo Bom

Mesmo na 2ª etapa ainda serão aceitas inscrições de novas duplas

Eduarda Moraes
Redação Beta
4 min readNov 5, 2018

--

Disputa da 1ª etapa do Campeonato (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Bom)

A cidade de Campo Bom está com inscrições abertas para a 2ª etapa do Campeonato Municipal de Vôlei de Areia até quarta-feira, 7. Para se inscrever basta montar uma dupla feminina ou masculina, morar ou trabalhar há mais de um ano no município, e comunicar interesse de vagas para a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, via e-mail. O torneio deste ano foi divido em três etapas, duas de classificação e uma final. As quatro duplas, duas femininas e duas masculinas, com maior soma de pontos passam para a disputa do título.

O campeonato acontece nas quadras de areia do Parque Municipal da Integração Arno Kunz, conhecido na cidade como Parcão. A 2ª etapa será no domingo, 11 de novembro, a partir das 9 horas da manhã. De acordo com Rodrigo Silva, da Secretaria de Esportes e Lazer, as inscrições para o segundo momento do campeonato já ultrapassaram o número de duplas da 1ª etapa. “Na primeira etapa consideramos a participação muito boa, com 8 duplas masculinas e 6 femininas. O que acabou acontecendo é que muita gente ainda estava curiosa para ver como funcionaria a etapa. A pedido do Secretário de Esportes, João Carlos Silva, foi qualificada a estrutura do Parque Municipal, onde foram instalados chuveirinhos e pontos de água. Toda uma estrutura foi montada para a etapa que agradou bastante”, comenta Rodrigo.

Duplas masculinas disputaram 1ª etapa (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Bom)

A 1ª etapa ocorreu na manhã do dia 21 de outubro. As duplas campeãs foram Rafael Foerster e Cleber Fassbinder (Pepe), no masculino, e Ana Carolina Sebold e Isadora Garcia, no feminino. Tanto para reverter a situação, quanto para manter a posição, as duplas se preparam agora para os jogos de domingo.

Foco nas gurias

A dupla Suélen de Azambuja e Rafaela Zorzi ficaram em segundo lugar na 1ª etapa do campeonato. O foco agora é o lugar mais alto do pódio no domingo, 11. Suélen, 22, começou a jogar vôlei de areia em 2014 e, desde então, não abandou o esporte. Para ela, o primeiro lugar do torneio escapou por pouco, mas não escapará novamente. “Na primeira etapa jogamos muito bem todos os jogos. Até a final tínhamos a sensação de sermos as favoritas ao título, que já foi nosso no ano passado. Porém, na final, erramos e muita coisa não deu certo para nós. Deixamos escapar por muito pouco, ficando com o segundo lugar”, enfatiza Suélen.

Para Rafaela, 32, os erros da dupla aconteceram nas viradas de bola e, para a próxima etapa, não poderá faltar concentração na finalização. “A primeira etapa foi bem legal, bem organizada, com uma premiação para todos atletas do pódio, arbitragem impecável. Estou ansiosa para a 2ª etapa na próxima semana”, revela.

Suélen e Rafaela comemorando a conquista do campeonato municipal de 2017 com a dupla masculina campeã, Letier e Guilherme. (Foto: Acervo pessoal/Suélen de Azambuja).

A dupla está focada na primeira colocação e trabalhando a concentração. “Vamos entrar em quadra mais atentas, concentradas e com mais vontade de ganhar, visto que será a última etapa antes da final”, diz Suélen.

Embora o objetivo principal seja o jogo, Rafaela destaca o momento de integração entre os atleta. “O Municipal de Vôlei de Praia deste ano está sendo uma ótima oportunidade para os atletas da cidade praticarem seu esporte preferido e fazer novas amizades, afinal é pra isso que serve essa prática, se divertir. Além dos benefícios à saúde”, conta.

A vencedora da 1ª etapa, Isadora Garcia, 16, revelou que a colocação foi inesperada, pois não formavam a dupla favorita e treinaram pouco. Para a 2ª etapa a dupla Ana e Isadora vão com gosto de vitória e uma autoconfiança maior. “Espero que nessa próxima etapa tenham mais atletas e até mesmo mais público, pois por mais que o espaço seja frequentado no final de semana, percebo que esse esporte não tem muita visibilidade”, lamenta Isadora.

Isadora e Ana disputando a final da 1ª etapa contra Suélen e Rafaela. (Foto: Acervo pessoal/Isadora Garcia)

Assim como a atleta, a Secretaria de Esportes espera o crescimento da competição, não apenas para as próximas etapas, mas para os próximos anos. “Umas das dificuldades que nós estamos tendo com esse circuito é que temos diversos atletas que por não participarem e competições em Campo Bom, eles estavam participando de competições fora da cidade. Nossa expectativa é que o público aumente aos poucos, esse é um projeto piloto para montar um circuito um pouco mais longo em 2019. Para ano que vem, a ideia é melhorar não só a competição, mas também a infraestrutura do Parcão, que estava bem deteriorada”, acrescenta Rodrigo.

Para aqueles que estiverem dentro dos pré-requisitos para o torneio e desejarem se inscrever podem enviar e-mail para smel@campobom.rs.gov.br ou comparecer na Secretaria de Esportes e Lazer no Centro Administrativo Municipal das 12h30 às 18h30, até a próxima quarta-feira, 7.

--

--