Inserção da juventude com as novas tecnologias em debate na Unisinos Porto Alegre

A comunicadora Debora Albu compõe um dos painéis no Encontro Regional de Comunicação em Rede na próxima quarta (13)

Thais Ramirez
Redação Beta
3 min readSep 7, 2017

--

Arquivo pessoal

Com 26 anos, Debora Albu é engajada em temas como políticas públicas, direitos das juventudes e direitos das mulheres. No próximo dia 13, na Unisinos Porto Alegre, a analista de comunicação participará do Seminário “Conexão através da Comunicação — Como construir espaços de diálogos com os jovens?”, promovido pelo Canal Futura, no painel Comunicação criativa, debatendo sobre a participação social na era digital.

A carioca se formou em 2013, em Relações Internacionais, pela PUC Rio. Fez sua monografia sobre políticas públicas para mulheres e gênero no Brasil e a inserção do país no regime internacional de gênero e desenvolvimento. Durante a graduação, em 2012, participou de um intercâmbio no Institut des Sciences Politiques Paris, onde realizou um curso sobre Gênero e Política e outro sobre Conflitos Urbanos e Desenvolvimento Social.

Três anos mais tarde, a jovem realizou um curso de extensão em igualdade de gênero nos países nórdicos, na Universidade de Oslo, na Noruega. No mesmo ano, em Londres, Débora ingressou no mestrado em Gênero e Desenvolvimento, na London School of Economics and Political Science (LSE).

“Lá tive um contato acadêmico mais profundo com teorias de gênero, direitos das mulheres, direitos sexuais e reprodutivos, sociedade civil e políticas públicas. Escrevi minha dissertação sobre os movimentos feministas no Brasil e sua atuação na sociedade digital, buscando compreender os motivos de engajamento nesse espaço e continuidades e rupturas com práticas feministas nos espaços offline”, conta.

Atualmente, Debora trabalha no Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), é co-gestora da rede Agora Juntas e colaboradora da revista Capitolina. O ITS Rio funciona como um centro de pesquisa, cujo maior objetivo é entender as inserções e consequências dos avanços da tecnologia em nossas sociedades. Segundo Debora, a história do ITS Rio está profundamente ligada ao avanço dos direitos digitais no Brasil, em especial à construção do Marco Civil da Internet.

Debora conta que na palestra debaterá temas sobre a juventude, como identidade; inserção da juventude nas chamadas TICs (tecnologia da informação e comunicações); e como essas TICs podem promover a participação cívica, trazendo diversos exemplos práticos dessa interseção juventude, tecnologia e comunicação. O painel de Debora acontecerá às 15h40, na Unisinos Porto Alegre.

No ITS Rio, a comunicadora trabalha nas áreas de Democracia, Tecnologia e Comunicação, apoiando o projeto “Mudamos”, uma plataforma para a construção de soluções cívicas para problemas públicos. Todo o plano de comunicação do projeto é desenvolvido por Debora, que atrai usuários por diversos canais de comunicação.

Um dos produtos desenvolvidos em parceria nessas duas áreas foi a série audiovisual #fatosMudamos, que desenvolveu detalhadamente a história do aplicativo Mudamos. Veja abaixo um dos vídeos do projeto.

Colaborações importantes

A revista Capitolina foi criada em 2014, por jovens que sentiram falta de ter suas experiências representadas na mídia, com a intenção de estabelecer um diálogo honesto com as leitoras. A proposta é tornar a revista acessível e interessante, de forma inclusiva, sem restrições de classe social, raça, orientação sexual, aparência física, ou qualquer outra forma de interesse.

Na revista, ela contribui junto com mais de 80 colaboradores na produção de artigos. Já a rede Agora Juntas, da qual Débora participa, funciona como uma rede de coletivos feministas e de mulheres no Rio de Janeiro. “Nosso objetivo principal é conectar feministas, mulheres, coletivos, territórios, criando solidariedade entre esses grupos e pessoas e avançando as pautas feministas. Sou co-gestora da rede, junto com outras cinco mulheres incríveis”, relata Débora.

--

--