Instituições de Ensino Superior gaúchas anunciam aulas online até o final do primeiro semestre

Universidades interromperam aulas presenciais na metade do mês de março

Renan Silva Neves
Redação Beta
5 min readMay 19, 2020

--

Aulas no Campus POA da Unisinos estão suspensas desde o dia 16 de março. (Foto: Dani Vilar/Comunicação Unisinos)

Os alunos do Ensino Superior nas Universidades do Rio Grande do Sul enfrentam um semestre atípico. Com o avanço da pandemia de Covid-19, as aulas presenciais foram interrompidas no mês de março. Algumas das principais Instituições de Ensino Superior do Estado definiram o formato on-line para dar continuidade às aulas e o sistema será mantido até o final do primeiro semestre, em meados de junho.

A nova rotina de estudos ainda está sendo assimilada pelos estudantes. Na Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos), as aulas presenciais estão suspensas desde o dia 16 de março, tanto no campus Porto Alegre quanto em São Leopoldo. Com o intuito de evitar aglomerações e o contágio pelo novo coronavírus, as atividades em sala de aula seguirão no ambiente virtual até o final do primeiro semestre. Para Gregory Scorsiel, aluno do curso de Direito, o maior empecilho é a diversidade de plataformas utilizadas pelos professores, ainda que a universidade tenha normativas, que padronizem o uso de softwares institucionais como o Moodle e o Microsoft Teams, e também tenha tenha orientado os professores para a realização de aulas síncronas de pelo menos 1h30min. “Faço três disciplinas. Um professor utiliza o One Drive para colocar as atividades e o aplicativo Jitsi para videoaulas. Já o outro utiliza o Google Drive para arquivos e o aplicativo Zoom para os vídeos. Enquanto isso, o terceiro envia os trabalhos por e-mail e organiza videoaulas pelo Microfost Teams. É um excesso de aplicativos e plataformas que torna difícil a organização”, opina.

Graduanda de Direito pela PUCRS, Lauren Pereira também citou dificuldades com a plataforma online da Instituição — (Foto: Arquivo Pessoal)

Quase a mesma opinião é dada por Lauren Minuto Pereira, aluna do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), ao comentar que a plataforma utilizada pela instituição apresenta instabilidades. “O sistema online às vezes não funciona bem. São diversas reclamações dos alunos por conta disso, mas creio que a PUC está trabalhando para melhorar. O método que está sendo aplicado nas disciplinas ficou a critério de cada professor, ou seja, não são todos que dão as aulas por vídeo, alguns preferem postar mais textos, por exemplo”, conta. A PUC-RS informou no início do mês de maio que manterá as atividades em formato online até o final do primeiro semestre. As aulas presenciais também estão suspensas desde a tarde do último dia 16 de março.

Já na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), as atividades teóricas seguirão em formato online até o final do primeiro semestre, conforme nota oficial da Reitoria divulgada no último dia 30 de abril. As aulas e demais atividades acadêmicas presenciais nas dependências de todos os campi da Instituição no Rio Grande do Sul estão suspensas desde o dia 19 de março. A graduanda de Medicina Veterinária Valesca Inez Schneider está satisfeita com as ações da Instituição até aqui. “Tenho aulas online, pelo Google Meeting. Funcionam muito bem, com a vantagem de os professores estarem gravando às aulas e disponibilizando-as. Assim podemos assistir mais vezes”, destaca.

Franciéle Rodrigues contou que a tentativa de aulas em formato online da UFRGS não funcionou (Foto: Arquivo Pessoal)

Esta não é a realidade observada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os encontros presenciais na instituição estão suspensos até o dia 31 de maio , conforme comunicado divulgado pela Instituição no último dia 29 de abril. Oficialmente, a UFRGS não está realizando aulas em formato online. De acordo com Franciéle Rodrigues da Silva, integrante da atual gestão do Diretório Central dos Estudantes da UFRGS (DCE/UFRGS) e aluna do curso de Direito, houve uma tentativa de execução das aulas em plataforma digital. “No início da suspensão das aulas presencias, tive aulas EAD e a experiencia foi ruim. A falta de habilidade de alguns professores para utilizar a plataforma da UFRGS e a dificuldade de acesso à internet de alguns alunos determinou que as atividades obrigatórias do meu curso fossem suspensas completamente”, conta. Na Instituição, as aulas presenciais estão suspensas desde o dia 16 de março.

Evasão e redução no preço de mensalidades

Com empresas autorizadas a realizar redução de 25% nos salários, estudantes que pagam por conta própria sua graduação enfrentam dificuldades para quitar os valores das mensalidades. É o caso de Thamires Santos, graduanda de jornalismo da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS). “Estou pagando a mensalidade integral e não tenho aula presencial. Neste momento de crise financeira e redução de salários, está bem complicado manter o pagamento. Estou pensando seriamente em trancar a graduação ao final deste semestre”, diz.

No último dia 9 de abril, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPERS) publicou texto solicitando redução nos valores de mensalidades de todas as Instituições de Ensino de todos os níveis educacionais. Porém, até o o momento de publicação desta matéria, nenhuma das Instituições citadas nesta reportagem acenaram com esta possibilidade.

Calendários do Vestibular de inverno são mantidos

Algumas Instituições de Ensino já divulgaram o calendário de exames de admissão no inverno, levando em consideração que o Governo Estadual não mencionou a manutenção de suspensão das aulas presenciais para o segundo semestre.

A PUC-RS está com inscrições abertas para a realização da prova de vestibular até o próximo dia 31 de maio. Os interessados podem utilizar a nota do Enem entre os anos de 2011 e 2019 para ingressar nos cursos da instituição. Ainda há a possibilidade de solicitar a realização de prova em formato online ou presencial. Os resultados serão divulgados em 4 de junho e as matrículas terão início no dia 8 do mesmo mês. O início das aulas do segundo semestre está programado para agosto.

Por telefone, a assessoria de imprensa da Unisinos confirmou que as inscrições para o vestibular de inverno serão abertas na próxima segunda-feira. Estarão disponíveis vagas nas modalidades de ensino presencial, híbrido e EAD. Informações sobre a data e o formato de realização das provas serão divulgadas no site oficial da Instituição até o final desta semana.

Na Ulbra, as inscrições para a realização do vestibular de inverno estão abertas. A prova é uma redação feita em formato online. A única exceção é para o curso de Medicina, em que a prova possui 50 questões objetivas e uma redação. A aplicação do exame está previsto para às 9h do próximo dia 28 de junho. Os interessados também podem se inscrever utilizando a nota do Enem do período entre 2015 e 2019. Os que optarem por utilizar a nota, ganham um desconto sobre o valor da inscrição.

A UFRGS realiza seu vestibular somente no mês de janeiro, visando o ingresso do aluno em 2021/1.

--

--