Jazz para todos os ouvidos

Mostra reunirá cena da música instrumental no estado

Amanda Büneker
Jun 4, 2018 · 3 min read

Uma melodia diferenciada daquela que muitos estão acostumados a ouvir nas rádios, com instrumentos que podem parecer incomuns aos olhos. A música instrumental, para muitos dos gaúchos, é uma forma de cultura desconhecida ou inacessível. Em busca de mudar esse paradigma, a Mostra Jazz RS será realizada nos dias 5, 6 e 7 de junho, pela primeira vez na cidade de Campo Bom.

O evento compõe a agenda cultural da Festa do Sapato e contará com a presença de diversos músicos que, além do jazz, compõem o cenário da música instrumental contemporânea no Rio Grande do Sul. “Tentamos mapear um pouco de cada coisa que é feita no estado em termos de música instrumental”, informa o curador do evento, o jornalista Paulo Moreira.

Os mais diversos ritmos estarão representados através de nomes como: Barlavento, quarteto de saxofone com repertório de jazz e MPB; Ale Ravanello, banda de blues; Marcio Fullber & Bando, grupo de jazz dixieland; Samuca do Acordeon, acordeonista com repertório de samba e choro; Paulinho Fagundes Trio e Paulinho Cardoso, ambos com o trabalho que une música regional e instrumental; as bandas Kula Jazz e Marmota Jazz; e, fugindo da linha instrumental, a cantora de jazz Camila Toledo.

Banda Márcio Fullber & Bando, que compõe a programação da Festa do Sapato, caracteriza-se por um estilo de jazz comum no início do século XX. (Vídeo: YouTube/Marcio Fullber)

Com três atrações por noite e entrada franca, tudo isso em um ambiente bastante reconhecido pelos campo-bonenses — o Largo Irmãos Vetter —, o evento tem o objetivo de proporcionar, ao vivo e com qualidade, o acesso democrático a esse formato de expressão cultural, principalmente para as pessoas que nunca tiveram o contato com tais estilos musicais. Também é oportunidade de expandir o espaço de alcance dos músicos, que, segundo Moreira, tornou-se muito restrito nos últimos anos, muitas vezes, reduzido a Porto Alegre. Realidade que reflete o fato de a música instrumental não mais ser uma produção atrativa para o grande mercado.

Essa iniciativa é promovida pelo Ministério da Cultura e governo federal, com organização da CIDA Cultural e financiamento da Lei Rouanet. O espaço do evento terá acessibilidade garantida pela presença de voluntários da Fundação Cultural de Campo Bom para auxílio ao público. Ações de coleta e reciclagem de lixo também serão realizadas em parceria com a cooperativa local.

Mesmo com a transferência das datas da Festa do Sapato, devido à greve dos caminhoneiros, mantém-se a programação original da mostra.

Entre no clima do evento com uma das bandas de destaque da programação. (Fonte: YouTube/Marmota)

SERVIÇO

Mostra Jazz RS
Dias: terça, 5 de junho de 2018; quarta, 6 de junho de 2018; quinta, 7 de junho de 2018
Entrada: gratuita
Local: Largo Irmãos Vetter — Av. Adriano Dias, Campo Bom
Horários: todos os dias, das 19h às 22h.

AGENDA DE SHOWS

5/06 (terça-feira)
19h — Paulinho Fagundes
20h — Camila Toledo
21h — Marmota Jazz

6/06 (quarta-feira)
19h — Barlavento Quarteto de Sax
20h — Paulinho Cardoso Quarteto
21h — Marcio Fulber& Bando

7/06 (quinta-feira)
19h — Ale Ravanelo Blues Combo
20h — Samuca do Acordeon

Beta Redação

A Beta Redação integra diferentes atividades acadêmicas do curso de Jornalismo da Unisinos em laboratórios práticos, divididos em cinco editorias. Sob a orientação de professores, os estudantes produzem e publicam aqui conteúdos jornalísticos de diversos gêneros.

Amanda Büneker

Written by

Beta Redação

A Beta Redação integra diferentes atividades acadêmicas do curso de Jornalismo da Unisinos em laboratórios práticos, divididos em cinco editorias. Sob a orientação de professores, os estudantes produzem e publicam aqui conteúdos jornalísticos de diversos gêneros.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade