Ryan de Almeida no pódio, em Lima, no Peru. (Arquivo Pessoal de Ryan de Alemeida)

Judoca de Canoas é campeão pan-americano e sul-americano no Peru

Aos 12 anos, atleta gaúcho conquista título mundial de judô

Ariane Laureano
Published in
3 min readNov 13, 2017

--

Por Ariane Laureano e Dankiele Tibolla

Nos dias 3 e 5 de novembro, o judoca gaúcho Ryan Oliveira de Almeida, 12 anos, tornou-se campeão pan-americano e sul-americano de judô na categoria sub-13. A competição ocorreu em Lima, capital do Peru. Com medalha de ouro ainda jovem, Ryan é um exemplo de perseverança, foco e disciplina, mostrando que o esporte é um grande aliado na formação do indivíduo.

Ryan disputando o campeonato. (Foto: Arquivo pessoal de Ryan de Almeida)

Ryan é judoca da Canoas Rio Branco de Judô/Associação Canoense de Judô KIAI e luta desde os seis anos de idade. De acordo com a mãe, Valeria Oliveira, o filho mudou totalmente sua postura depois de entrar para o Judô. Além de ter notas boas na escola, hoje ele é um menino calmo, tranquilo e disciplinado. “Eu acho que o judô é o esporte mais completo, tanto na parte física quanto psíquica da criança. Ela aprende a respeitar, não é um esporte de confusão. Tu luta com alguém, mas a briga é só dentro do tatame”, afirma a mãe.

Ryan em seu primeiro treino como campeão (Foto: Ariane Laureano)

No entanto, Ryan teve que correr atrás de patrocínio para que pudesse viajar. Com a ajuda de amigos, familiares e do Sensei (professor) Sandro Nery, o judoca realizou um de seus grandes sonhos. “Eu me preocupo muito com a educação. Além de treinar, procuro passar ensinamentos de vida para essas crianças. Isso porque, quem está no esporte, é bem direcionado e fica longe da rua. O perigo está na esquina”, explica o professor.

A Beta Redação Esporte acompanhou o primeiro treino do menino após a conquista do campeonato no Peru.

O esporte como transformador de vidas

O cenário social de hoje apresenta precariedade, em que há pessoas sem acesso à educação, alimentação e moradia. Quem vive em situações de vulnerabilidade encontra no esporte uma forma de suprir as necessidades.

Não é novidade que o esporte ajuda muitas pessoas, principalmente as crianças. Os principais benefícios que ele traz, além de condições melhores para a saúde, são o convívio social e a disciplina. Para manter-se na prática esportiva, é fundamental ter foco aliado ao estudo e à educação.

Para que mais crianças tenham acesso ao esporte, assim como Ryan, o radialista e comentarista esportivo da Rádio Bandeirantes César Cidade Dias criou o projeto Guerreiros da Paz. A iniciativa surgiu em parceria com a Associação de Moradores da Comunidade, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre.

O radialista, que ministra aulas de jiu-jitsu para crianças carentes, conta que o trabalho voluntário surgiu de uma motivação pessoal. “Um sério problema de saúde me alertou para a necessidade de voltar a ser saudável e, aí, entrou o jiu-jitsu, que modificou completamente aquela tendência que eu vivia. Em razão disso, resolvi devolver para o esporte o que ele me deu. Por isso, hoje ajudo crianças carentes”, explica.

César Cidade Dias ministra aulas de jiu-jitsu, na Lomba do Pinheiro. (Foto: Reprodução Facebook)

Para César Dias, o nome do projeto Guerreiros da Paz traz um significado especial. “Eu sofri com a perda de uma sobrinha com apenas dois meses de vida, e ela foi uma grande guerreira no período em que esteve entre nós. Achei, naquele momento, que estava na hora de fazer a minha parte”, completa.

O projeto pode ser utilizado por todos os moradores. As aulas ocorrem segunda e quarta-feira à noite na Associação Comunitária Amigos da Comunidade, na rua Comunidade, 1272, Lomba Do Pinheiro, em Porto Alegre. Atualmente, mais de 30 crianças e adolescentes participam das aulas.

--

--